Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Bean to Bar Chocolate Week em São Paulo

Está chegando ! Serão 4 dias dedicados ao chocolate feito a partir do cacau, os bean to bar (do grão à barra).

Caso você ainda não saiba, a maioria dos chocolates não é feita diretamente a partir do cacau, mas é feita a partir do derretimento de outros chocolates. Bom, a Associação Bean to Bar Brasil está promovendo este evento que terá 2 dias para profissionais e 2 dias para consumidores.

Será de 3 a 6 de maio/2018 em São Paulo

Locais:
Feira de chocolates & Palestras no Restaurante Nambu na Rua Alagoas, 651, Higienópolis
Palestras na Casa Bonometti na Rua Bahia, 480.

Para consumidores

Se você adora chocolate e quer conhecer melhor esse tal de chocolate bean to bar, essa é uma excelente oportunidade!

Entrada gratuita! Feira de Chocolates (no Nambu) e palestras (na Casa Bonometti), dias 5 e 6 de maio, sábado e domingo.

Para nós, chocólatras, essa é a chance de encontrar várias marcas de chocolates bean to bar e de origem em um só lugar. O que eles tem de especial?  São chocolates diferentes dos chocolates comuns, de supermercado, ou do tal “chocolate belga” que tem em toda chocolateria. Te conto mais:

  • Na sua produção, são usados apenas ingredientes naturais e de qualidade, ou seja, nada de aromatizantes e gorduras hidrogenadas (aromatizantes são usados nos chocolates comuns para corrigir sabor de cacau ruim e gordura hidrogenada é usada para baratear o produto);
  • São feitos artesanalmente;
  • Vários deles não são apenas bean to bar,  são também  tree-to-bar, ou seja, são feitos pelos próprios produtores do cacau.
  • São feitos com cacau nacional de origem, ou seja, o cacau vem de uma região específica (cidade ou estado). Muitos deles vem de fazendas específicas! Isso ressalta o sabor daquele cacau, que é derivado daquela combinação de solo, clima e vegetação ao redor. (mais sobre chocolate de origem aqui e aqui);
  • Você vai poder comparar chocolates feitos com cacau de diversas origens e também aqueles feitos com mesmo cacau, mas produzidos por empresas diferentes, o que geralmente não dá o mesmo resultado. Uns você vai gostar e outros você vai amar.

Vai ter chocolates puros “amargos” e ao leite com vários teores de cacau. Você sabia que quando o cacau é bom e o chocolate é bem feito, as versões com alto teor de cacau (70% por exemplo) podem não ser muito amargas e são deliciosas? Verdade.

Também serão várias as opções de chocolates com inclusões:

  • nibs de cacau
  • flor de jambu
  • flor de sal
  • puxuri
  • embiriba
  • cupuaçú
  • baru
  • laranja
  • pimenta rosa
  • …muito mais …
  • … e até com formiga amazônica (içá-limão)!

As marcas confirmadas até agora são:

 

Bean to bar brasileiros 2018

 

Pena que eu não tenho foto das novas barras que eles lançaram e faltam algumas marcas, mas assim você já vê algumas das embalagens que estarão por lá.

E super legal: você vai poder conhecer quem de fato fez os chocolates! Converse com os chocolate makers, conheça suas histórias, entenda o que diferencia um do outro, o que os inspira, como eles escolhem seu cacau, onde fazem sua produção, etc…

 

 

Esses são alguns dos profissionais brasileiros que você poderá conhecer nas palestras e na feira: Rogério e Claudia da Mestiço (e doc cacau Fazenda Bonança), Tuta e Juliana do Baianí (e do cacau Vale Potumuju), Gislaine da Gallette, Luisa e Andrea da Luisa Abram e Arcelia da Mission Chocolate.

Enfim, divirta-se!

Para profissionais

Se você faz ou quer fazer chocolates bean to bar artesanais, os 2 primeiros dias da Bean to Bar Chocolate Week são para você!

Entrada Paga nos dias 3 e 4 de maio, quinta e sexta: Ingressos no Foodpass  Clique aqui
(Atenção: O valor de R$500 que aparece na tela inicial está errado, portanto clique em Comprar e depois escolha a opção desejada para ver o valor correto)

Muitas atividades com profissionais dos mercados brasileiro (os da foto acima, por exemplo) e americano, com a presença de John Nanci do Chocolate Alchemy, Greg D’Alessandre da Dandelion, Sunita de Tourreil do The Chocolate Garage e Pearl Wong da Parré Chocolat. Serão 17 palestras, 4 degustações, 2 workshops e 4 mesas redondas para discussão de assuntos sobre cacau e chocolate (se não mudar!).

Veja a lista completa de palestrantes com biografias e a programação das palestras no site oficial da Associação Bean to Bar Brasil.

Você vai poder aprender muito nas palestras, discutir nas mesas redondas, conhecer os profissionais, conversar sobre técnicas, equipamentos e insumos, provar os chocolates que eles fazem, mostrar os seus também, etc.  O mercado bean to bar está apenas começando no Brasil!

Aliás, para quem quer dicas sobre produção de chocolate bean to bar, conheça o site ChocoWeb. Lá é um espaço criado para chocolate makers trocarem informações, com fórum de discussões. tutoriais, links, etc…  É o site irmão deste Chocólatras Online, mas aqui é mais para quem come chocolate (consumidores), lá é para quem faz ou quer fazê-los.

Eu vou!

Eu não faço chocolate, mas não vou perder essa oportunidade de conhecer (ou reencontrar!) alguns dos melhores profissionais do mercado bean to bar mundial.

Espero te ver lá!

 

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.