Está chegando ! Serão 4 dias dedicados ao chocolate feito a partir do cacau, os bean to bar (do grão à barra).

Caso você ainda não saiba, a maioria dos chocolates não é feita diretamente a partir do cacau, mas é feita a partir do derretimento de outros chocolates. Bom, a Associação Bean to Bar Brasil está promovendo este evento que terá 2 dias para profissionais e 2 dias para consumidores.

Será de 3 a 6 de maio/2018 em São Paulo

Locais:
Feira de chocolates & Palestras no Restaurante Nambu na Rua Alagoas, 651, Higienópolis
Palestras na Casa Bonometti na Rua Bahia, 480.

Para consumidores

Se você adora chocolate e quer conhecer melhor esse tal de chocolate bean to bar, essa é uma excelente oportunidade!

Entrada gratuita! Feira de Chocolates (no Nambu) e palestras (na Casa Bonometti), dias 5 e 6 de maio, sábado e domingo.

Para nós, chocólatras, essa é a chance de encontrar várias marcas de chocolates bean to bar e de origem em um só lugar. O que eles tem de especial?  São chocolates diferentes dos chocolates comuns, de supermercado, ou do tal “chocolate belga” que tem em toda chocolateria. Te conto mais:

  • Na sua produção, são usados apenas ingredientes naturais e de qualidade, ou seja, nada de aromatizantes e gorduras hidrogenadas (aromatizantes são usados nos chocolates comuns para corrigir sabor de cacau ruim e gordura hidrogenada é usada para baratear o produto);
  • São feitos artesanalmente;
  • Vários deles não são apenas bean to bar,  são também  tree-to-bar, ou seja, são feitos pelos próprios produtores do cacau.
  • São feitos com cacau nacional de origem, ou seja, o cacau vem de uma região específica (cidade ou estado). Muitos deles vem de fazendas específicas! Isso ressalta o sabor daquele cacau, que é derivado daquela combinação de solo, clima e vegetação ao redor. (mais sobre chocolate de origem aqui e aqui);
  • Você vai poder comparar chocolates feitos com cacau de diversas origens e também aqueles feitos com mesmo cacau, mas produzidos por empresas diferentes, o que geralmente não dá o mesmo resultado. Uns você vai gostar e outros você vai amar.

Vai ter chocolates puros “amargos” e ao leite com vários teores de cacau. Você sabia que quando o cacau é bom e o chocolate é bem feito, as versões com alto teor de cacau (70% por exemplo) podem não ser muito amargas e são deliciosas? Verdade.

Também serão várias as opções de chocolates com inclusões:

  • nibs de cacau
  • flor de jambu
  • flor de sal
  • puxuri
  • embiriba
  • cupuaçú
  • baru
  • laranja
  • pimenta rosa
  • …muito mais …
  • … e até com formiga amazônica (içá-limão)!

As marcas confirmadas até agora são:

 

Bean to bar brasileiros 2018

 

Pena que eu não tenho foto das novas barras que eles lançaram e faltam algumas marcas, mas assim você já vê algumas das embalagens que estarão por lá.

E super legal: você vai poder conhecer quem de fato fez os chocolates! Converse com os chocolate makers, conheça suas histórias, entenda o que diferencia um do outro, o que os inspira, como eles escolhem seu cacau, onde fazem sua produção, etc…

 

 

Esses são alguns dos profissionais brasileiros que você poderá conhecer nas palestras e na feira: Rogério e Claudia da Mestiço (e doc cacau Fazenda Bonança), Tuta e Juliana do Baianí (e do cacau Vale Potumuju), Gislaine da Gallette, Luisa e Andrea da Luisa Abram e Arcelia da Mission Chocolate.

Enfim, divirta-se!

Para profissionais

Se você faz ou quer fazer chocolates bean to bar artesanais, os 2 primeiros dias da Bean to Bar Chocolate Week são para você!

Entrada Paga nos dias 3 e 4 de maio, quinta e sexta: Ingressos no Foodpass  Clique aqui
(Atenção: O valor de R$500 que aparece na tela inicial está errado, portanto clique em Comprar e depois escolha a opção desejada para ver o valor correto)

Muitas atividades com profissionais dos mercados brasileiro (os da foto acima, por exemplo) e americano, com a presença de John Nanci do Chocolate Alchemy, Greg D’Alessandre da Dandelion, Sunita de Tourreil do The Chocolate Garage e Pearl Wong da Parré Chocolat. Serão 17 palestras, 4 degustações, 2 workshops e 4 mesas redondas para discussão de assuntos sobre cacau e chocolate (se não mudar!).

Veja a lista completa de palestrantes com biografias e a programação das palestras no site oficial da Associação Bean to Bar Brasil.

Você vai poder aprender muito nas palestras, discutir nas mesas redondas, conhecer os profissionais, conversar sobre técnicas, equipamentos e insumos, provar os chocolates que eles fazem, mostrar os seus também, etc.  O mercado bean to bar está apenas começando no Brasil!

Aliás, para quem quer dicas sobre produção de chocolate bean to bar, conheça o site ChocoWeb. Lá é um espaço criado para chocolate makers trocarem informações, com fórum de discussões. tutoriais, links, etc…  É o site irmão deste Chocólatras Online, mas aqui é mais para quem come chocolate (consumidores), lá é para quem faz ou quer fazê-los.

Eu vou!

Eu não faço chocolate, mas não vou perder essa oportunidade de conhecer (ou reencontrar!) alguns dos melhores profissionais do mercado bean to bar mundial.

Espero te ver lá!