Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Chá de chocolate: sabor e aroma sem as malditas calorias

O sonho de qualquer chocólatra é um chocolate que não tenha calorias. Sinto informar, isso não é possível em chocolates sólidos por causa do conteúdo de açúcar e da gordura natural do cacau, a manteiga de cacau. A boa notícia é que no formato de “chá” (ou melhor, infusão!) as calorias são bem reduzidas (cerca de 14 em 100ml).

Teoricamente, o “chá de chocolate” não pode ser chamado assim. Chá é a infusão feita apenas com a planta camellia sinenses, ou seja, o chá preto, verde, branco ou oolong. No caso de qualquer outra planta, o nome correto é infusão. Mas o nome “infusão de cacau” não tem a menor graça, né? Você prefere tomar chá de chocolate ou infusão de cacau ? Chá de chocolate, claro, mesmo que não seja nem chá e nem chocolate.

Bom, a infusão de cacau é feita com grãos (ou amêndoas) de cacau fermentados, secos e torrados, e são mantidas as propriedades antioxidantes e os minerais que fazem bem à saúde. Além disso, a bebida não contém glúten, nem lactose e nem açúcar (para adoçar como quiser!).

 

Chocolat du Jour - Choco Chá

 

Ontem eu participei de uma degustação do Choco Chá, da Chocolat du Jour, apresentada pela especialista em chás Carla Saueressig da A Loja do Chá Tee Gschwendner, que também ajudou a desenvolver o produto. O Choco Chá é feito com cacau fino brasileiro, cultivado na Bahia. Eu já o conhecia desde o lançamento no inverno passado, achei interessante, mas eu sempre gostei mais de chocolate de morder. O aroma de chocolate neste chá é forte e maravilhoso, contrasta com o sabor suave da bebida.

 

Chocolat du Jour - Choco Chá com chocolate 80% cacau

Fiz o chá algumas vezes e o tomei puro, sem nada para acompanhar. Lá no evento foi diferente: a degustação foi acompanhada de chocolates, o que leva a experiência um outro nível. Também sugeriram experimentá-lo quente com bolos como o de laranja ou gelado com frutas como melão.

De cara, eu percebi que algo estava diferente. O chá ali tinha aparência mais bonita, era mais límpido e homogêneo do que aquele que eu fiz em casa. Acontece que o Choco Chá tem um pouco de pó de cacau em partículas bem fininhas que atravessam o meu filtro metálico e se depositam na xícara. Lá, eles usaram filtro de tecido que impede a passagem destas partículas e deixa o chá totalmente livre de sólidos. O sabor é o mesmo, mas claro que a aparência do chá bem filtrado é mais agradável.

Além disso, entendi que, para qualquer chá, é bom seguir as instruções da embalagem tanto em relação à proporção do produto e da água quanto no tempo de infusão, coisa que eu raramente faço. Foi uma ótima lição! O engraçado é descobrir que nem chá eu sei fazer na cozinha…

 

Chocolat du Jour - Choco Chá com bombom de caramelo e flor de salchá quente com bombom meio amargo com caramelo e flor de sal

A degustação foi assim: Primeiro experimentamos o chá quente em lindas xícaras com o chocolate amargo 80%, depois com o 70% (ambos feitos com cacau Pratigi) e depois com o bombom de chocolate meio amargo com caramelo e flor de sal. Então veio o chá gelado, em taças, para harmonizar com o delicado pão de mel. Nas 4 combinações, o chá intensificou o sabor do chocolate. A maioria das pessoas presentes gostou bastante da opção com caramelo, mas a minha combinação preferida foi com o 80%. Aliás, tanto o bombom de caramelo e flor de sal quanto o chocolate 70% e o Choco Chá já foram premiados na Academy of Chocolate Awards de Londres.

 

Chocolat du Jour - Choco Chá com pão de melchá gelado com pão de mel

Depois de tomar infusão de cacau algumas vezes, de conversar com pessoas que também o provaram, e ciente de que eu não entendo nada de chás, cheguei à seguinte conclusão: acho que quem ama chás vai gostar muito deste. Quem ama chocolate e está acostumado com bebidas espessas e doces como chocolate quente, precisa ter em mente que isto é uma infusão mesmo, ou seja, uma bebida leve, suave, deliciosa e não encorpada, por não conter a gordura e o açúcar do chocolate, nem as malditas calorias.

A Carla também explicou que já fez ótimas harmonizações do Choco Chá com sakês e cervejas artesanais.

Pense nisso, experimente e conta para a gente o que achou.

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.