Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Chocolat du Jour lança barras bean to bar

Feitos do grão à barra no Brasil com cacau nacional

Estou amando a perspectiva de novos chocolates bean to bar brasileiros! Vejo pessoas empolgadas em produzir seu chocolate do grão à barra e isso é muito legal. É um movimento que já aconteceu nos Estados Unidos e Europa, está a todo vapor lá e começando a deslanchar aqui.

Para nós, chocólatras, é ótimo, pois a tendência é aparecerem mais produtos artesanais, feitos com mais capricho, com melhores ingredientes e maior preocupação com sustentabilidade e a responsabilidade social.

Chocolat du Jour, uma das pioneiras

Já há algum tempo a Chocolat du Jour tem sua linha de chocolates feitos a partir de grãos de cacau do Vale do Juliana, no sul da Bahia, a chamada linha Pratigi. Mas este chocolate era apresentado em formas diferenciadas como palitos, disquinhos e tablete quebra-cabeça, além dos ovos de Páscoa (eu adorei o 80%!). Agora eles lançaram as barras com 70%, 53% e 45% de cacau.

 

Chocolat du Jour Bean to Bar 70% e 45% de cacau

 

Eu provei até agora, a 70% e a 45% que é ao leite. Dá para perceber pelas cores delas, né?

Eu prefiro a de 70% que dá para sentir melhor o sabor do cacau, mas não tem amargor forte, é levemente doce e derrete bem. Ainda estou treinando o paladar para identificar as notas de sabor, e nessa barra senti notas de castanhas e leite, mesmo que estes não sejam os ingredientes nela. Já percebi que nem sempre o que eu sinto bate com o que outros paladares percebem, mas sei que não é só comigo que isso acontece.

Esta barra 70% tem 4 ingredientes: massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau e lecitina de soja (um emulsificante). A manteiga de cacau é que dá essa textura gostosa, mesmo o chocolate sendo amargo. É uma barra com 70% de cacau de sabor confortável, daquelas que não gritam amargor nem acidez, sabe? Ideal para quem ainda não está preparado para encarar um bean to bar com apenas 2 ingredientes.

A barra de 45% vai agradar em cheio quem não curte o amargo. O foco aqui é o açúcar, o leite e a textura deliciosa que desmancha na boca. Eles acertaram em não exagerar demais no açúcar, com já aconteceu em outros produtos.

A barra de 53% ainda não provei, mas imagino que que seja uma delícia também. Ela tem apenas os 4 ingredientes como a 70%, mas em proporções diferentes, dando mais espaço para o açúcar. É o chamado chocolate meio amargo.

Um dos diferenciais da Chocolat du Jour sempre foi as embalagens, e desta vez não foi diferente. Eles sempre capricham.

Ah, eles abriram uma nova loja Chocolat du Jour dentro do hotel Grand Hyatt São Paulo! Já está no nosso Localizador de Lojas de Chocolates, que tem cadastradas mais de 600 lojas, de várias cidades. Encontre a mais perto de você.

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.