Eu experimento chocolates do mundo todo há anos e sempre chamei de “chocolate amargo” aqueles que tem teor de cacau acima de 70%. Hoje acho isso um erro. Essa é a maneira como nós, brasileiros, nos acostumamos a classificar este tipo de chocolate, pois é como sentimos o sabor deles. Amargo mesmo.

Dark Chocolate = Chocolat Noir = Chocolate Escuro

Nos países de língua inglesa, o termo usado é “dark chocolate” e os franceses usam “chocolat noir”, ou seja, chocolate escuro, pois , comparado com o chocolate ao leite, sua cor é mesmo mais escura.

Desde que comecei a escrever nesse blog, em 2014, tenho provado vários chocolates com alto teor de cacau que simplesmente não tem nada de sabor amargo, ou ele é tão sutil, que não precisaria ter esse nome. As características do cacau utilizado (o terroir dele) e as técnicas de produção (principalmente fermentação, secagem e torra) influenciam completamente o sabor. Algumas vezes, essa combinação pode fazer um chocolate com 75% de cacau parecer um 50%, em termos de amargor.

Alguns chocolates que provei e, para o meu paladar, não deveriam ser chamados de amargos:

Original Beans Piura Porcelana 75%

Idilio Origins Criollo Porcelana

Domori Chuao

 

Foram muitos os posts que publiquei aqui e nas redes sociais com a nomenclatura “chocolate amargo”. Não dá para voltar atrás, mas a partir de agora vou tentar usar o termo “chocolate escuro”, pois acho mais apropriado, mesmo que o som destas palavras juntas ainda me pareça bem estranho.

E você, já provou chocolate escuro que não fosse realmente amargo?