É Carnaval. Tem gente que adora esse feriadão e curte cada momento dos desfiles da escolas de samba e blocos carnavalescos. E tem gente que prefere fugir do samba e dessa folia toda. Confesso que faço parte desse último grupo e geralmente viajo nessa época do ano para locais mais tranquilos (e nem pensar em assistir desfiles pela tv!). Desta vez, fiquei em casa. Faço parte do “bloco” da Netflix, do sofá, etc, kkk. E nada melhor, que  chocolate ou pipoca para acompanhar a maratona de filmes e seriados, certo?… Errado!

Assim como a companhia preferida dos foliões é a cerveja e ela deve ser consumida com moderação (ah, tá!), a companhia perfeita para a turma do sofá é o chocolate e ele deve ser consumido com ainda mais moderação! É isso mesmo. Os efeitos da cerveja somem em algumas horas, os do chocolate não. Eles ficam com você por vários dias. Ainda mais se você for mesmo ficar no sofá!

Açúcar e gordura fazem parte do pacote, mas não há chocolate sem eles. O açúcar deixa o cacau menos intenso e mais agradável (é seu par perfeito!), e a gordura (a manteiga de cacau) é responsável pela textura e pelo derretimento do chocolate. Sem ela, o chocolate não desmancha na boca e é aí não tem graça nenhuma. Chocolate bom tem açúcar e tem gordura e, portanto, calorias.

Lembre-se: cada grama de chocolate tem em média 5,5 calorias.

Não se anime muito com aquelas reportagens que falam dos benefícios dos chocolates. Não importa se o assunto é coração, memória ou prevenção de doenças, as matérias sempre terminam dizendo que o consumo deve ser moderado, “só um pedacinho por dia“. Essa é a frase mais importante.

Então como consumir com moderação? (ou pelo menos tentar!)

  • Escolher chocolates que não tem o açúcar como primeiro ingrediente. A gente gosta de açúcar, mas quanto mais se come dele, mais dá vontade de comer. Chocolate bom, feito com cacau fino (de melhor sabor), não precisa de tanto açúcar, pois o sabor tem que vir mesmo é do cacau.
  • Escolher chocolate de boa qualidade, pois são os que deixam o sabor na boca por mais tempo e aí você não precisa comer outro pedaço logo em seguida. Sabia que alguns chocolates são feitos de forma que o sabor some logo da boca, assim você quer outro pedaço logo em seguida, antes do seu cérebro te avisar que já está saciado? Pois é, é um jeito de aumentar o consumo e, consequentemente, as vendas.
  • Comprar embalagens menores. Se você é daqueles que come o pacote todo (ou tablete, caixa, etc), melhor que ele seja o menor possível.
  • E claro, não deixar o chocolate ao alcance das mãos enquanto você assiste o filme. Você vai comer sem nem perceber, sem curtir realmente o chocolate. Que graça isso tem?

Enfim, aproveite seu carnaval… o próximo feriado já é a Páscoa!