Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Chocolates bean to bar brasileiros em 2017

Fazer uma lista dos chocolates bean to bar brasileiros não é simples. O problema não é a quantidade de marcas (que aumenta a cada dia), mas é definir o que é bean to bar e o que não é.

O que é bean to bar?

A tradução de bean to bar é “do grão à barra”, mas o conceito que procuro não é bem esse. A Nestlé, a Callebaut e as outras gigantes do mercado fazem chocolates a partir do cacau, então teoricamente seriam bean to bar. Procuro algo mais artesanal, com caprichos e cuidados de produção que uma grande indústria não tem, principalmente na escolha das matérias-primas.

Bean to bar artesanais

Já há algum tempo comecei a falar aqui no blog sobre os chocolates bean to bar artesanais. O conceito envolve fazer o chocolate a partir dos grãos de cacau com:

  • a seleção de cacau especial, o chamado cacau fino, geralmente de origens únicas (single origin), que são reconhecidos por serem mais aromáticos;
  • uso de pouquíssimos ingredientes, todos naturais, sem substitutos da manteiga de cacau e sem aromatizantes (o que eu chamo de chocolate autêntico);
  • pequenos lotes de produção para melhor controle de qualidade;
  • preocupação com remuneração justa para quem produz um cacau melhor (ou seja, pagando mais por ele);
  • transparência nas operações (isso não passa pela cabeça dos gigantes!).

Mesmo entre os bean to bar artesanais existem algumas diferenças que podem ou não comprometer a qualidade e o sabor. É bean to bar artesanal quem:

  • terceiriza a produção (mesmo para cultive o cacau) ?
  • faz chocolate a partir dos nibs (grãos torrados e descascados) ao invés dos grãos inteiros e portanto faz torra ?
  • usa lecitina, manteiga de cacau adicional e/ou baunilha ?
  • tem apenas uma linha da produção feita com cacau e outra com chocolate de transformação (cobertura) ?

Depende do caso, às vezes não afeta nada, outras vezes o resultado pode ser afetado sim.

Bean to bar artesanal de origem

Tem ainda o ponto mais delicado e polêmico: o uso do tal “cacau fino”, que dizem que é raro no Brasil, ou quando encontrado, qual é e de onde ele é ? Pode até ser origem única e não ter aromas e notas de sabores interessante…. Aí a coisa pega, porque não há consenso, então vou deixar isso para um futuro post.

Enfim, dá para separar todas as marcas por estes critérios, e eu até comecei, mas é uma coisa meio demorada. Então enquanto isso, aí vai uma lista que junta todos, desde quem faz o chocolate com grão de cacau selecionado de origem única com apenas 2 ingredientes (cacau e açúcar) até quem terceiriza a produção ou quem faz o chocolate com 5 ingredientes e cacau comum.

Vale ressaltar, que fazer um chocolate bean to bar artesanal de origem é o primeiro passo para um chocolate diferenciado, mas não é garantia de sabor! Já provei vários que não eram bons e vários espetaculares, para o meu paladar.

No final das contas, o que vale mesmo é se você, com seu paladar particular, gosta do chocolate ou não… Só tem um jeito de saber: provando. Pode até ser que você chegue à conclusão que, para o seu gosto, bom mesmo é chocolate comum. E tudo bem!!!

O Brasil tem um potencial imenso para crescer nesta área e muitas marcas vão surgir, portanto a lista será atualizada com certa frequência. Existem algumas marcas de quem ouvi falar, mas não listei aqui por que não consegui informações suficientes para entender seu produto. Outras não entraram porque achei mesmo que não se encaixam no conceito. Não sei se a lista está correta ou completa. Fique à vontade para me avisar de marcas que não citei, e, se elas se encaixarem, eu as coloco num Guia só de Bean to Bar que estou montando (calma, espera um pouco, tá?).

Para quem pensou em perguntar quais são os melhores (e essa é a pergunta que eu mais ouço!) ou o que eu acho de cada um, não dá para responder simplesmente porque vários eu ainda não provei e por que vejo que alguns estão se aperfeiçoando rapidamente. O que penso deles hoje pode mudar em pouquíssimo tempo. E, mais importante, acredito que o que importa é o que o seu paladar gosta, não o meu. Prove ! Conheça as marcas, seus idealizadores, leia as embalagens ! Você vai se encantar. 

Marcas de chocolates bean to bar artesanais brasileiros

Nem tudo tem link no momento, porque se eu fosse esperar colocar tudo para publicar o post, não publicava nunca,! Não para de aparecer novas marcas. Mas aos poucos vou fazendo a página de cada uma e vou atualizando esta lista. Agradeço a paciência!

😀

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.