Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Como reconhecer o chocolate de boa qualidade

Chocolates são produtos que encontramos em toda parte: supermercados, padarias, lojas de importados, casas especializadas e etc. Eles existem nas mais variadas qualidades, para todo tipo de gosto e bolso.

Os chocolates de boa qualidade são produzidos com excelentes matérias primas (principalmente o cacau).

Você precisa usar seus 5 sentidos para reconhecer o bom chocolate :

O que verificar antes de abrir a embalagem do chocolate

1. Leia o rótulo

Lista de ingredientes: eles sempre aparecem em ordem decrescente de quantidade, então o primeiro ingrediente da lista é o que está presente em maior quantidade no produto. Cacau e manteiga de cacau são as principais matérias primas de um excelente chocolate, então devem aparecer logo no início da lista. O chocolate de boa qualidade tem basicamente:

  • pasta de cacau ou massa de cacau
  • manteiga de cacau
  • açúcar
  • leite em pó (no caso de chocolate ao leite)
  • lecitina de soja (por último, em pequena quantidade, é um emulsificante natural).

Outros tipos de gordura que apareçam na lista (como por exemplo gordura vegetal hidrogenada) não são bem vistos já que podem alterar o sabor do chocolate.

Claro que no caso de bombons e outros chocolates com recheios, a lista incluirá  ingredientes adicionais relacionados a estes complementos.

Algumas marcas indicam na embalagem a porcentagem de cacau utilizada, principalmente nos chocolates amargos.

Apenas como curiosidade, segundo definição da Anvisa, a quantidade mínima de sólidos de cacau em um chocolate é de  25 % (g/100 g) e para o chocolate branco, o mínimo é de 20% de manteiga de cacau. Na Europa, estas quatidades mínimas são mais altas.

2. Verifique o preço : Ao utilizar somente ingredientes de qualidade, naturalmente um chocolate de boa qualidade não será o mais barato. No entanto, o preço alto não garante a qualidade de um chocolate.

3. Veja a data de validade: quanto mais recente a fabricação, melhor a qualidade.

O que verificar depois de abrir a embalagem do chocolate

1. Cheire: Coloque o chocolate sob o nariz e inspire profundamente, sentindo seus aromas. Chocolate tem um cheiro característico e intenso. Quanto mais forte e persistente, melhor.

2. Olhe: Repare na cor e textura do chocolate. Ele deve ser brilhante e não deve ter manchas. Se estiver esbranquiçado, teve problemas na conservação.

3. Toque: Pegue o chocolate na ponta dos dedos. Ele deve ser suave e sedoso ao toque, não pegajoso. Deve começar a derreter ao toque após um tempo.

4. Ouça: Quebre o chocolate e preste atenção no som que ele faz. Deve ser o som de um estalo claro e o chocolate não pode dobrar ou desmanchar.

5. Prove: Coloque o chocolate na boca e sinta a suavidade e a cremosidade. O chocolate deve começar a derreter na lingua e o sabor deve se espalhar por toda a boca. O sabor do chocolate de boa qualidade persiste na boca por um bom tempo.

Conclusão

Estas são algumas características de um chocolate de boa qualidade, mas o que vale mesmo no final das contas é seu gosto pessoal.

Siga estas dicas para procurar novos chocolates, experimentar e encontrar os seus preferidos.

 

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Foto: Godiva
4 Comentários sobre
“Como reconhecer o chocolate de boa qualidade”
  • Oi Zélia. Estou amando todas as experiencias que você tem divulgado no Chocólatras online. Temos uns pés de cacau no sitio e de forma alguma deixo esperdiçar. Compramos uma maquina melanger Spectra 11 mas preciso de um curso para aprimorar a tecnica para fazer as barrinhas do chocolate usando as sementes de cacau. Por favor me de alguma informacao. obrigada

    • Você pode consultar a Arcelia Gallardo. Ela monta alguns grupos para dar aulas de como fazer chocolates bean to bar. Veja também meu outro site, o ChocoWeb, que tem dicas e forum de discussão para você trocar ideias com outras pessoas que também querem fazer ou já fazem chocolates.

  • Olá,comprei chocolate pra fazer ovos de páscoa da marca DOCEIRO fracionado branco e dá marca PADEIRO cobertura ao leite fracionada Premium!Como ainda não abri eles gostaria de saber se são bons ou ruins alguém pode me ajudar?

    • Oi, Elizandra, bons chocolates contém apenas manteiga de cacau como gordura. Chocolate fracionado tem gordura hidrogenada, então não é considerado um chocolate de alta qualidade.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.