Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Como saber se um chocolate é comum ou gourmet

Muito se fala sobre chocolate gourmet, fino ou premium e várias marcas se auto definem dentro destas categorias. Nós, consumidores, acabamos acreditando e às vezes pagamos mais caro por chocolates que não são tão especiais quanto pensamos.

Mas qual é a definição de gourmet?

A culinária gourmet é  aquela que é feita de forma criteriosa, com ingredientes de qualidade, perfeitamente preparada e artisticamente apresentada.

No caso específico do chocolate, para saber se é mesmo um chocolate fino, cheque estes itens:

  • o chocolate só possui a manteiga de cacau como fonte de gordura, isto é, não a substitui total ou parcialmente por outras gorduras como a vegetal, hidrogenada, de leite ou outras;
  • o conteúdo de açúcar deve ser menor que o de pasta de cacau (ou massa de cacau), isto é açúcar nunca deve ser o primeiro na lista de ingredientes;
  • não contém conservantes;
  • não contém aromas artificiais;
  • no caso de trufas e bombons, os ingredientes dos recheios devem ser frescos e especiais;
  • indica prazo de validade na embalagem;
  • deve ser feito por um chocolatier ou chocolate maker experiente (nem sempre isso vem na embalagem, mas pode aparecer no site do fabricante);
  • apresenta embalagem caprichada e impecável, demonstrando que a apresentação teve o mesmo cuidado que a fabricação.

É claro que tudo isso tem um custo, então chocolate gourmet costuma ser mais caro que chocolate “normal”.

O importante é não se deixar seduzir por embalagens maravilhosas. O fato de ter uma embalagem bonita certamente indica capricho do fabricante, mas não garante que o chocolate é bom, apenas indica que o designer da embalagem é um ótimo professional. Leia  atentamente as informações da embalagem dos chocolates que você for consumir, principalmente a lista de ingredientes. Você pode ver mais detalhes no vídeo sobre como escolher os melhores chocolates.

Existem muitos chocolates bons no Brasil e lá fora. Como os chocolates vem sempre acompanhados das malditas calorias e, por isso, não é saudável consumir grandes quantidades, prefiro sempre comer os de melhor qualidade. E você ?

Foto em destaque: Bombons Flors (coleção Barbelona) de Enric Rovira

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

4 Comentários sobre
“Como saber se um chocolate é comum ou gourmet”
    • Oi, Ana Lia,
      Eu tenho esse tablete e a embalagem indica que a Harald é a distribuidora do produto, não é quem o produz. Existe na embalagem, em letras bem pequenas, a indicação de 2 CNPJs relacionados com a fabricação, sem o nome dessas empresas. Chocolate gourmet é feito por profissional experiente e neste caso não dá para saber quem é. Escrevi para a Harald, mas não me responderam. Procurei no Google, achei só a razão social da empresa que produziu o meu tablete, nenhuma outra informação sobre ela. Esquisito, você não acha?

  • Olá Zélia!
    Você já experimentou o chocolate Unique da Harald? Se sim, o que achou? Diz que é feito com cacau da Amazônia e Bahia. Encontrei na chocolândia mas nunca tinha visto antes.
    Abraços
    Karina

    • Oi, Karina, obrigada pelo contato.
      A linha Unique da Harald é interessante por ter poucos ingredientes, não conter gordura hidrogenada e indicar a origem do cacau, o que teoricamente faz dele um chocolate gourmet. Por outro lado, estes fatores não são suficientes para garantir um chocolate de sabor excelente (a variedade do cacau e parâmetros de produção afetam muito o sabor). Eu provei o tablete 70% Amazônia e não me encantou, mas sugiro que você prove este ou os de menor concentração de cacau, pois podemos ter gostos e paladares diferentes. O legal é que ele é vendido tanto em tabletes de 80gr quanto em pacotes (1kg) de gotas para ser usado em receitas. Depois me conta o que achou! Abraços.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.