Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Onde armazenar chocolates ? Na adega!

Chocolate é sensível!

Todo mundo sabe que chocolate derrete facilmente por ser sensível a temperatura, principalmente se ele for de boa qualidade e não tiver gorduras substitutas da manteiga de cacau (é ela que faz o chocolate derreter deliciosamente na boca e desastrosamente no calor do ambiente).

Se o chocolate sofrer diferenças bruscas de temperatura, ele perde a “temperagem”. Na temperagem bem feita, as moléculas se estruturam de forma correta e estável, deixando o chocolate brilhante, sem manchas, com textura deliciosa e bom snap (quebra firme com som alto e seco). Se perde a temperagem, ele fica opaco, esbranquiçado, manchado, não quebra com firmeza, pode esfarelar e fica com textura esquisita.

Fora isso, o chocolate também não se dá bem em ambiente úmido. A umidade do ar em contato com o chocolate, absorve o açúcar dele e, quando a umidade evapora, deixa uma camada esbranquiçada na superfície. Ele também absorve cheiros, então deve ser armazenado longe de alimentos e produtos que tenham cheiro forte como temperos, flores, material de limpeza, café, etc.

Onde armazenar chocolates: em local fresco, seco e sem cheiro!

O objetivo é deixar o chocolate longe do calor, da umidade e de cheiros, portanto é importante mantê-lo bem embalado, em local fresco, sem umidade e longe de outros produtos. Pense em uma temperatura mais ou menos entre 15ºC e 22ºC. Ah, e eu estou falando de chocolates autênticos, que não tem gorduras que substituem a manteiga de cacau, ou seja, chocolates de qualidade superior. Chocolates comuns com gordura vegetal aguentam temperaturas mais altas sem derreter e não precisam de tantos cuidados (mas assim como não derretem na prateleira, também não derretem gostoso na boca!).

Geladeira não!

Geladeira não é fresca nem seca! É gelada e úmida, portanto não é o lugar ideal. Se a temperatura ambiente estiver perto dos 30ºC e você não tiver outra opção melhor, coloque na geladeira, mas antes embale muito bem o chocolate em filme plástico sem deixar ar dentro. Para consumir e evitar que fique esbranquiçado, tire da geladeira 2 horas antes mantendo o filme plástico, que só deve ser retirado na hora do consumo.

Armários e gavetas

Se decidir por armários ou gavetas, escolha um espaço longe do sol e do calor, de preferência local arejado. Se tiver ar condicionado, melhor. Verifique se há produtos com cheiro por perto. Mantenha a embalagem original e, se ela estiver rasgada, acrescente outra (pode ser papel alumínio, saco zip, etc). Pode usar caixas plásticas tipo Tupperware, de papelão, ou madeira, desde que não tenham cheiros como de alimentos, plástico, cola, tinta, etc. . No caso de isopor, use por tempo reduzido porque pode passar cheiro.


como guardar chocolates: em caixas plásticas - Chocólatras Online

Ar condicionado

Bom, se você mora em regiões muito quentes e tem condições de ter ar condicionado, ótimo. Isso ajuda bastante e é uma boa opção para as épocas mais quentes do ano.

Adega de vinhos

Adegas de vinhos são ideais porque mantém uma temperatura baixa mais ou menos constante, mas não tão baixa quanto a geladeira. Adegas não costumam passar dos 20ºC e podem ter umidade controlada, dependendo do modelo. Se você tem uma adega em casa, use o espaço para armazenar também seus chocolates.

Como eu tenho uma quantidade razoável de chocolates estrangeiros (geralmente só barras), e não tenho ar condicionado onde os guardo, resolvi comprar uma adega de vinhos para armazená-los. Moro em São Paulo, onde a temperatura geralmente não é super alta, mas é quente no verão. Antes da adega, eu guardava tudo em caixas plásticas (tipo Tupperware, veja foto acima), dentro de um armário longe do calor. Funcionou, mas as temperaturas estavam chegando a 30ºC e, em dezembro de 2016, escoolhi uma com capacidade para 40 garrafas. Eu pensei em dividir o espaço dela entre meus chocolates e alguns vinhos do meu marido… “Ops, amor, não sobrou espaço para as garrafas”.

adega de chocolates - Chocólatras Online

 

A temperatura ideal de uma adega para chocolates deve ser entre 17 e 19ºC e deve haver um certo controle de umidade. Bom, a adega que eu comprei tem umidade reduzida, mas não tem um controle que indique quanto está. Por isso, eu embalo todos as barras em saquinhos zip sem ar (eu já fazia isso na época das caixas plásticas também). Não deixar o ar dentro do saquinho é bom porque o ar tem umidade, além de ocupar espaço, duas coisas a serem evitadas. Dica: para tirar o ar de dentro do saquinho, feche-o quase até o final, aspire o ar (com ou sem a ajuda de um canudinho) e feche-o rapidamente. Eu dobro a parte que sobra e colo com durex para não atrapalhar na hora de guardar. (Sim, eu choco-nerd.)

 

Saquinho zip para embalar chocolate

Saquinho zip para embalar os chocolates e protegê-los da umidade do ambiente

Como eu sou meio distraída, os saquinhos me salvaram quando eu esqueci a porta da adega aberta uma noite toda. No dia seguinte, o fundo estava congelado e havia água em algumas áreas das caixas, mas os saquinhos protegeram totalmente os chocolates que estavam naqueles cantos. Ainda bem!

Uma dica se alguém pensar em comprar uma adega: veja o formato das prateleiras. Algumas adegas vem com “berços” para encaixar as garrafas e estas estruturas curvas não acomodam bem os chocolates. A minha tinha 4 prateleiras vazadas, então não dava para colocar os chocolates diretamente nelas, pois eles atravessavam os vãos. Tirei 2 gavetas e coloquei os chocolates em caixas de acrílico nas gavetas restantes. Funciona super bem.

Não tem outra opção para regiões quentes!

Eu já recebi muitas mensagens de chocólatras e chocolatiers me perguntando como proteger o chocolate em cidades muito quentes sem gastar dinheiro. Me desculpe, eu queria muito ter uma resposta animadora, mas ainda não descobri. É como você querer guardar sorvete sem ter congelador… Complicado, né? Não tem jeito, chocolate bom precisa mesmo de um espaço fresquinho.

Na falta de um espaço adequado, tem uma opção que é uma delícia: Não guarde! Coma!

Se você souber de outra forma interessante de armazenar chocolates, por favor nos conte nos comentários!

 

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.