Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Saiba mais sobre chocolate bean to bar

Conheça os novos termos que estão aparecendo no mercado do chocolate e entenda a diferença entre o chocolate feito a partir de outro chocolate e o chocolate feito a partir do cacau, o chamado chocolate bean to bar. Veja também o que é o chocolate bean to bar artesanal.

Um resumo:

Não existe um consenso no mundo sobre a definição de chocolate bean to bar, mas pode se dizer que:

  • Chocolate bean to bar: feito a partir dos grãos de cacau até a barra de chocolate, podendo misturar variedades de cacau, origens e qualidades diferentes no mesmo chocolate. Pode ou não haver preocupação com a qualidade dos ingredientes. Pode ser feitos por fábricas de qualquer tamanho. O foco é fazer um chocolate sempre igual, não importando de onde vem o cacau.
  • Chocolate de cobertura ou de transformação:  feito a partir de do derretimento e temperagem de outro chocolate. É o método usado pela maioria das confeitarias e chocolaterias.
  • Chocolate bean to bar artesanal: feito a partir dos grãos de cacau até a barra de chocolate, de forma artesanal, com poucos ingredientes, sempre de qualidade superior, sem aromatizantes ou gorduras substitutas da manteiga de cacau, geralmente com cacau fino e de uma única origem. São feitos por micro ou pequenas fábricas, sem terceirização de qualquer parte do processo. O foco é mostrar que chocolate pode ter sabores diferentes dependendo do cacau que é usado e de como ele é processado. É o mesma coisa que os vinhos e os cafés especiais, que tem sabores diferentes dependendo da variedade da fruta, de onde foi plantada e da safra. O resultado pode ser diferente a cada lote.

 

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.