Já pensou em ficar sem chocolate ou ele se tornar caro demais ?

Conforme publicado no jornal Washington Post, vai faltar chocolate no mundo dentro de alguns anos . A informação veio dos dois maiores fabricantes de chocolates do mundo, a Mars Inc e a Barry Callebaut.

O motivo é simples: aumento de consumo e diminuição da produção de cacau.

Com relação ao consumo, o aumento se deve a dois fatores: a popularidade do chocolate amargo que contém muito mais cacau que o chocolate ao leite (70% ou mais no amargo contra menos de 25% nos demais) e o crescente interesse da população chinesa pelo produto, que a cada ano consome mais.

Já o problema do cultivo do cacau se deve a alterações climáticas na África Ocidental, principalmente Gana e Costa do Marfim, que são responsáveis por 70% da produção mundial. Além disso, o surgimento de um fungo na região afetou mais de 30% de todo cacau produzido nos últimos anos, o que fez com que agricultores procurassem culturas mais rentáveis como o milho.

Outro fator a ser considerado é a atual epidemia de ebola, que atinge principalmente Guiné, Libéria e Serra Leoa, países próximos a Gana e Costa do Marfim. O fato ainda não atrapalhou a produção no local, mas se isso acontecer, o transporte do cacau ficará comprometido, o que já acarretou um aumento nos preços da fruta em 1,6% na Bolsa de Nova York, conforme publicado na revista Veja.

Esforços tem sido feitos para desenvolver novas tecnologias que aumentem a produção de grãos de cacau, o que pode alterar o sabor, como aconteceu com o cultivo de morango.

O Brasil já foi um grande produtor de cacau no passado, com plantações principalmente na Bahia, mas uma praga chamada vassoura-de-bruxa dizimou as plantações no final dos anos 80 e o país nunca recuperou sua posição no mercado mundial.

Não consigo imaginar um mundo sem chocolate… Vou aproveitar para comer um já!

Foto: iStockPhoto