Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Chocolates premiados no país: Prêmio Bean to Bar Brasil

Chocolate makers reunidos para degustar às cegas e avaliar seus chocolates

Andei meio sumida aqui do blog por um bom motivo. No último mês estive organizando o primeiro Prêmio Bean to Bar Brasil. É uma competição de chocolates que não tem como primeiro objetivo o de ser uma competição. O objetivo principal é reunir os fabricantes de chocolates bean to bar (a quem chamamos de chocolate makers) para que eles possam  degustar seus chocolates às cegas, avaliá-los, compará-los e trocar feedback entre eles.

A inspiração veio do Makers Cup americano, evento com o mesmo objetivo e que aconteceu no início deste mes em Nova York, do qual a Arcelia Gallardo da Mission Chocolate participou. Foi ela que teve a iniciativa de fazer um evento semelhante e me procurou para organizarmos uma versão brasileira logo em seguida da americana. A nossa teve o evento da degustação na noite do dia 14/7/17 e foi uma experiência incrível!

 

As regras

Eu tenho dois sites sobre chocolates. Este aqui, o Chocólatras Online, que tem conteúdo para quem curte comer chocolate, e o ChocoWeb que é um espaço de troca de informações para quem faz chocolates. Como o evento é para chocolate makers, foi no ChocoWeb que eu divulguei todas as informações e a ficha de inscrição. As regras principais foram as seguintes:

  • Só poderiam participar chocolates bean to bar (aqueles feitos dos grãos de cacau às barras de chocolate)
  • Somente chocolates feitos de 70% a 80% de cacau e até 4 ingredientes (cacau, açúcar, manteiga de cacau e lecitina)
  • Era necessário indicar origem, variedade e safra do cacau.
  • Todos os chocolates seriam feitos em fôrmas idênticas para que não pudessem ser reconhecidos por seus fabricantes.
  • Cada participante poderia indicar até dois pessoas para participar da degustação e avaliação, desde que fossem donos ou chocolate makers da marca.

Para cada inscrito, enviei as fôrmas e alguns dias depois deles recebi seus chocolates. Troquei seus nomes por números e os coloquei em caixas de isopor iguais.

 

Dia 14: A degustação & a avaliação dos chocolates

 

Prêmio Bean to Bar Brasil 2017

 

Estamos falando de chocolates bean to bar, um tipo de chocolate que ainda está se desenvolvendo por aqui, pouco conhecido e poucas marcas disponíveis no mercado (veja aqui uma lista deles).

  • 23 marcas foram inscritas (de SP, RJ, BA, MG, DF, PR e RS)
  • 25 jurados (donos ou chocolate makers das marcas) foram cadastrados

Para nossa surpresa, às vésperas do evento soubemos que o jurado de honra, que seria um jurado independente, Clay Gordon, só chegaria no dia seguinte ao evento marcado. Tudo bem, organizamos 2 eventos, um na sexta e outro no sábado, o que acabou sendo ainda mais interessante. Por isso, Clay não estava na degustação junto com os outros jurados, mas ele a fez no dia seguinte e participou da entrega dos certificados.

A avaliação foi feita através de um formulário eletrônico acessado via celulares. Cada chocolate foi avaliado pela aparência (brilho e acabamento), aroma, textura e derretimento (juntos), sabor e opinião pessoal sobre ele como um todo.

O esquema foi montado de forma que:

  • todas as amostras fossem avaliadas aproximadamente o mesmo número de vezes;
  • os jurados não pudessem escolher as amostras que queriam votar na primeira rodada, onde a maior parte das amostras foi degustada;
  • fosse respeitado o limite que cada pessoa tem de avaliar as amostras de chocolate sem que o paladar perca a sensibilidade.

Foi pedido silêncio na hora da degustação, para que nenhum comentário de um jurado influenciasse a avaliação de outro.

 

conversa informal entre chocolate makers no Premio Bean to Bar Brasil

degustação e avaliação do Prêmio Bean to Bar Brasil 2017

degustação e avaliação do Prêmio Bean to Bar Brasil 2017

 

Depois das avaliações, chegou o momento de conversar, compartilhar ideias e cada um contar a sua história. Foi um bate-papo informal sobre cacau, chocolate, produção e mercado.

 

conversa informal entre chocolate makers no Premio Bean to Bar Brasil

 

O evento foi a oportunidade perfeita para a apresentação da Associação Bean to Bar Brasil, fundada por e para chocolate makers. Veja mais sobre a entidade no site www.beantobarbrasil.com.br.

 

Associação Bean to Bar Brasil

Associação Bean to Bar Brasil

 

No final, mostrei a cada um qual era sua amostra. Ali alguns deles se surpreenderam. Tinha gente tentando descobrir qual era o seu e errando, teve quem percebeu que tinha encontrado defeito no seu próprio produto (coisa que não tinha percebido antes!) e houve também quem nem tinha provado a própria amostra. O interessante desse exercício é que os feedbacks proporcionam uma oportunidade de descobrir e corrigir eventuais defeitos e melhorar ainda mais as qualidades destacadas.

Dia 15: Aula e degustação guiada com Clay Gordon e divulgação dos resultados

Clay Gordon é consultor e especialista em chocolates, autor do livro Discover Chocolate (de 2007) e do site The Chocolate Life, a maior comunidade online de interessados no mundo do chocolate.

Foi sensacional ! Como ele não chegou a tempo para participar do evento do dia 14, degustou e avaliou os 23 chocolates na manhã do dia 15. No fim da tarde, fizemos o segundo evento do Prêmio, onde Clay fez uma apresentação sobre degustação de chocolates e um dos métodos que ele usa, que testamos com chocolates que ele trouxe do Peru. Aprendemos muito!!!

 

Palestra e degustação com Clay Gordon

Palestra e degustação com Clay Gordon

 

No final, chegou a hora de anunciar os ganhadores do Prêmio Bean to Bar Brasil 2017, com direito a certificado e selos para serem colocados nos chocolates:

 

Prêmio Bean to Bar Brasil 2017 - selos

  • Ouro: Alquimia Chocolates (de Paula Fernandes, São Paulo)
  • Prata: Choc Chocolates Finos (de Rodrigo Bastos e Julia Strand, Salvador)
  • Bronze: Casa Lasevicius (de Claudia e Bruno Lasevicius, São Paulo)

 

Rodrigo (Choc), Claudia (Casa Lasevicius), Julia (Choc), eu, Clay, Arcelia, Bruno (Casa Lasevicius) e Paula (Alquimia)

No dia seguinte, todos os participantes receberam relatórios com todos os feedbacks sobre seus chocolates, que era o principal objetivo. Missão cumprida com um imenso prazer.

 

Prêmio Bean to Bar Brasil 2017

Tirando eu, essa turma toda faz chocolates !

 

Nem todos os chocolate makers inscritos no Prêmio puderam participar do evento em São Paulo. Sentimos a falta deles.

Agradeço aos chocolate makers pela participação e espero que vocês encham o Brasil de chocolates maravilhosos! Agradeço também a Arcelia pelo convite e confiança no meu trabalho e ao Clay Gordon pela presença, participação e ensinamentos que nos passou! Ano que vem tem mais.

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.