Nada como um chocolate fresquinho, feito com matérias-primas de qualidade e que acabou de sair da produção. No entanto, na maioria das vezes, os compramos após um certo tempo que estão na prateleira. Eventualmente o chocolate pode estragar mesmo dentro da validade, caso não seja armazenado corretamente.
Chocolate é um alimento sensível a mudanças de temperatura, à umidade e a cheiros, e também, em menor grau, à luz e ao ar, e deve ser armazenado longe dessas condições.
A gordura do chocolate tem a capacidade de absorver odores, agradáveis ou não. Grande parte do sabor de um alimento é sentido através do seu aroma. Por isso não sentimos o gosto das comidas quando estamos com o nariz entupido. Então, se um chocolate “pegar” cheiro de qualquer coisa ao seu redor, certamente você vai sentir seu sabor alterado.
Umidade e calor alteram a estrutura interna do chocolate, provocando respectivamente a separação do açúcar (o sugar bloom) e da gordura (o fat bloom), e ambas as condições afetam a aparência, textura e sabor do chocolate, deixando-o esbranquiçado, mas geralmente pode ser comido.
Quando o chocolate fica desembalado, em contato com ar e luz, lentamente a sua gordura começa a se deteriorar, deixando-o com cheiro e sabor desagradáveis.
O chocolate em si costuma ter validade vários de meses, se bem armazenados. Já os bombons e barras recheadas tem suas validades baseadas nos recheios, que muitas vezes levam matérias-primas perecíveis como creme de leite, portanto estamos falando de apenas alguns dias. Caso o recheio seja de sólidos como nozes, a durabilidade é maior.
Validade dos chocolates
Considerando que sejam feitos com matérias-primas de qualidade e sem conservantes, e sejam mantidos embalados e em local seco e fresco:
- Chocolates puros: validade de meses
- Chocolates recheados: validade de dias
Consulte a embalagem para cada caso.
Dicas para identificar chocolate estragado
Veja a validade
Quanto mais fora do prazo, mais chances de ter estragado;
Olhe todos os lados do chocolate:
Ele não deve ter sinais de mofo;
Ele não deve estar esfarelando;
Se for bombom, não deve estar deformado (recheios velhos encolhem e podem deformar a cobertura);
Se tiver recheios, sejam barras ou bombons, não deve ter rachaduras (pois o ar pode contaminar certos recheios) e nem ter vazamento de recheio;
Manchas esbranquiçadas não significam que está estragado, apenas que o açúcar ou a gordura se separaram da composição. Dá para comer, mas a aparência é desagradável e o sabor e a textura são afetados.
Cheire o chocolate:
Ele não deve ter odor desagradável ou diferente do esperado.
Experimente um pedacinho:
Ele não deve ter sabor desagradável ou diferente do esperado (na dúvida, não coma, chocolate é para ser bom)
Se tiver nozes ou afins, elas não devem estar murchas ou moles
Ele não deve ter sabor rançoso (que pode acontecer devido a presença das gorduras que todo chocolate tem)
Bombons estragados (o recheio encolheu e o chocolate afunda)
Como evitar que o chocolate estrague
A melhor forma é comê-lo, claro! Mas se você quer guardá-lo e evitar que deteriore antes do tempo, mantenha-o embalado e longe de fontes de calor ou frio, de umidade e de odores.
Se você tiver mais alguma dica, compartilhe com a gente aí nos comentários! Chocólatras agradecem.
Olá, comprei um 1k de chocolate em pó Alcalino e quando abri tive a sensação de que estava comendo areia verdade muito estranho..O aconteceu será que o chocolate está mesmo com areia?? Glória
Oi, Maria, é pouco provável que seja areia. O chocolate em pó é feito a partir de grãos de cacau moídos e desengordurados. O que pode ter acontecido é do cacau não ter sido moído o suficiente até que as partículas ficassem com tamanhos imperceptíveis. O melhor é você entrar em contato com o fabricante para saber se esse produto é assim mesmo, mais rústico, ou se teve eventualmente alguma contaminação ou mistura com outro ingrediente.
Meu chocolate é uma caixa da Nestlé e ele está no prazo de validade pra o ano q vem ainda! Mais a aparência dele é cheios de bolinhas pequenas brancas! E o gosto está um pouco alterado. Não tem odor e nem encontrei nenhum bichinho neles. Será q tem algum problema em comer?
Oi, Igor,
Não tenho como saber sem ver, mas se aparência e gosto estão alterados, eu não comeria, porque não dá para saber o que causou essa alteração. Chocolates industrializados (como é o da Nestle) são feitos de forma que sempre tem o mesmo resultado de sabor (porque tem aromatizantes). Se não está com o mesmo gosto de sempre, pode sim ter algo errado. Eu prefiro não comer algo que não está com o sabor que deveria ter.
Olá. Por quê o chocolate mais velho perde o sabor de doce?
Chocolate, arroz, massa e lentilhas
“Esses alimentos são todos comestíveis, mesmo anos depois da data de validade. Como são alimentos secos, não há risco de mofo. Chocolate ainda se mantém bom até dois anos após a data de validade. ”
Vi isso em um outro site,o que você tem a dizer sobre? Li alguns comentarios aqui no site mas gostaria da sua opnião sobre o que está escrito acima. att.
Concordo e Descordo. Para saber se pode ser seguro comer um chocolate vencido depende de 3 coisas: o tipo de chocolate, as condições de armazenamento e o que você espera dele (eu espero sabor, e você?). Primeiro: Repare que arroz, massa e lentilhas você não tira do pacote e come em seguida como o chocolate. Eles são preparados em água fervente, então não são da mesma categoria de alimento que o chocolate. Segundo: chocolate é um termo genérico usado para muitos produtos. Muita gente considera bombons como chocolates, mas dependendo do recheio, a validade não passa de 7 dias e eles estragam mesmo, principalmente se o recheio tiver derivados de leite. Somente para os chocolates puros essa validade poderia ser questionada. Sim, eles podem continuar bons por mais tempo que a validade, mas depende de como foram armazenados e o quanto a embalagem original os protege dos agentes externos (calor, umidade, cheiros, luz, etc). Claro que os ingredientes também influenciam na validade, já que possuem características e durabilidades diferentes. Gorduras vegetais são diferentes de manteiga de cacau, um chocolate com muito açúcar se comporta diferente de um que tem muito cacau e menos açúcar… E dependendo das condições em que foram guardados, podem estragar facilmente. Essas condições podem ser tanto na fábrica, quanto na loja, quanto na sua casa, durante todo esse tempo que você está falando. Então não é qualquer chocolate que continua bom para ser ingerido após meses ou anos do vencimento da validade. Na prática, eu já comi chocolates puros vencidos e não me fizeram mal, MAS eu os comprei muito antes de vencer a validade, eles ficaram super bem embalados (além da embalagem original) e em local bem protegido (uma adega), a quantidade que consumi foi bem pequena e eu sabia quem tinha feito os chocolates e quais eram os ingredientes (eram bean to bar artesanais, com apenas cacau, açúcar e manteiga de cacau). O resultado é que em alguns houve alteração de sabor. Vamos dizer que foi um risco calculado que tomei por vários motivos, um deles foi para responder a esse tipo de pergunta. EU NÃO RECOMENDO ISSO A NINGUÉM. Ah, Não sei dizer se chocolate pode mofar, mas já abri embalagem invadida por uns bichinhos (as embalagens estavam fechadas e fora da validade, não sei dizer que bichos eram). Chocolates já costumam ter prazos longos, 6, 12 ou 24 meses (isso é determinado pelo fabricante, de acordo com a durabilidade dos ingredientes). Por que então comer ainda fora dessa validade? NÃO ARRISQUE!
Olá, comprei 2,5 kg de chocolate nobre bco porém ele venceu 1 mês depois, ou seja mês passado. Estava na geladeira pq moro no interior e é bem quente. Ele nem foi aberto, devo descartá-lo? Está bem embalado na parte de baixo da geladeira pra não ter contado com outros alimentos.
Oi, Ivany, eu não aconselho consumir alimentos fora da validade.
Meu chocolate branco nobre ficou meio amarelado por fora, o sabor está normal e dentro do prazo de validade, é normal essa alteração de cor ?
Oi, Natalia, chocolate branco bom não é branco, é amarelo mesmo. Isso porque ele é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite, e a manteiga de cacau é amarela, então não tem como o chocolate ser realmente branco. Quando ele é branco mesmo, não é feito só com manteiga de cacau, tem outras gorduras que a substituem. Se o sabor está normal e está na validade, não deve haver nenhum problema.
Comprei e comi um bombom chocolate branco, depois vi que estava vencido desde agosto de 2019.Será que corro algum risco.Quanto tempo depois que consome pode passar mal?
Oi, Helena, não sei te responder isso. Acho que depende de pessoa para pessoa e também de como o chocolate ficou armazenado esse tempo todo. Espero que não te aconteça nada!
Olá! Costumo comprar chocolate em pó 100% e percebo que muitos tem um sabor esquisito, como se tivesse um sabor de velho, ou como se tivesse ficado próximo a certas ervas de chá (como numa casa de grãos por exemplo), sei lá. Difícil de explicar. Notei nos chocolates a granel e em algumas marcas no mercado. Eles estão dentro da validade mas tem esse sabor ruim. Será de fato estragado ou contaminado com outros produtos, ou deve ser alguma questão de torra ou algo parecido?
Já outros não tem um sabor ruim tão acentuado, mas fica como se fosse uma textura arenosa no alimento.
E ainda outros em pó 100% dá pra sentir o chocolate como se fosse bem fresquinho, com textura cremosa.
A sazonalidade influencia no sabor ou todo chocolate devia ser como o último que descrevi?
Oi, Aline, Chocolate 100% pode absorver cheiros e o pó nem tanto. O que absorve os cheiros é a manteiga de cacau. Cacau em pó tem muito pouca manteiga de cacau. Então se o cheiro está esquisito, muito provavelmente é dele mesmo, não de alimentos ao redor. Algumas marcas fazem cacau em pó com cacau comum, pouco ou mal fermentado, o que influi negativamente no sabor.E sim, a torra do cacau também influencia o sabor como você comentou. Sazonalidade, não sei. Origem e variedade de cacau podem influenciar no sabor do chocolate mas não sei se influencia no pó de cacau, pois até virar pó ele passa por tantos processos que não sei se o sabor chega intacto no final. Ainda bem que você já achou um que considera fresquinho! Continue com ele! 😀
Olá , boa tarde! Comprei chocolate em barra de 1 kg, e faz uns 2 meses que abri a embalagem. Quando fui provar estava com um sabor estranho. O que faço?
Obrigada
Oi, Natalia,
Chocolate absorve cheiros facilmente. Se está com sabor estranho é provável que tenha ficado próximo a algo que tinha um cheiro forte. Isso não tem conserto. Desta forma, você não vai conseguir consumir essa barra pura e provavelmente não dá para usar em receitas. É uma pena, mas se eu fosse você, a jogaria fora.
Eu comprei bis e esqueci eles quardados no armário e eles ficaram murchos ,mas está com cheiro bom ,eles estão estragados ou não??
Oi, Andressa, aí não dá para saber porque Bis tem um monte de ingredientes, chocolate mesmo é bem pouco, só a cobertura. Se ele está murcho, talvez o waffer (que é o biscoitinho dele) esteja velho. Não sei dizer se está estragado. Se eu fosse você, não comeria.
Boa noite, a um mês eu comprei 4 barras de chocolates e enviei para minha avó em SP, eu sou de Pernambuco e acabou dando um erro noa correios. Bom, os chocolates voltaram para pernambuco e estavam meio moles por causa da temperatura, hoje acordei e eles estavam firmes mas com formatos diferentes por ter meio que “derretido”. Eu vou enviar para ela novamente e quero saber se é melhor comprar outros ou ainda posso enviar esses sem que ela coma e acabe passando mal ou algo do tipo.
Oi, Letícia, é bem provável que os chocolates além de deformados estejam esbranquiçados por que a gordura pode ter se separado da massa e deixa um aspecto feio. Como esse trajeto é longo, os Correios levam dias para entregar o produto e você nunca sabe quantas vezes esse chocolate vai derreter e endurecer no caminho, são grandes as chances de ele perder ainda mais a textura e o sabor. Eu não aconselho mandar o mesmo chocolate. Quando for mandar de novo, sugiro que mande em caixa de isopor que protege um pouco melhor.
Como evitar que o chocolate estrague?
A melhor forma é comê-lo hahahhahahaahaahhhhhahaahhahahahahahahahhaahh ahhhhhhhh vaaahhhh!!!
Oi tudo bem
Comprei um chocolate no mercado e tem nele como se fosse teia de aranha grudado nele, será que está estragado ?
Oi, Helena,
Nenhum chocolate deve ter coisas parecidas com teia de aranha. Não tem como saber se está estragado, mas pode sim estar contaminado e, se eu fosse você, não o comeria de jeito nenhum. Só uma vez vi algo parecido assim e me explicaram que era devido a contaminação de insetos que entraram no estoque da fábrica.
se o chocolate está esfarelando, não há mesmo como aproveitá-lo?
Oi, Ana Maria,
Se você reparar em todos os aspectos do chocolate e sua embalagem conforme eu citei no post (validade, aparência, cheiro, mofo, recheios…) e a única coisa que você encontrou de defeito foi o esfarelado, pode ser que ele somente tenha perdido a “temperagem”. Neste caso, ele pode ser derretido e reutilizado. Mas sinceramente, todas as vezes que achei um chocolate esfarelado, o cheiro era bem esquisito e eu não arrisquei consumi-lo.
Deixei meus chocolates na geladeira com a embalagem mal fechada e não tive cuidado suficiente, quando fui usar ele estava muito engordurado. Graças ao seu site eu entendi como devo armazenar. Mas, quando o chocolate chega nesse ponto, ele se torna inutilizável? E irreversível? Outra perguntinha… rsrs… quando passa o prazo da validade, porém o chocolate nao apresenta esses sinais de estragado, ele não pode mais ser consumido de nenhuma forma?
Desde já agradeço!!!
Oi, Grazielle,
Quanto ao prazo de validade, o mais seguro é segui-lo à risca. Na prática, o que eu faço é o seguinte: quando tem recheio, eu não arrisco comer fora da validade e jogo fora. Quando é chocolate puro, sem inclusões ou recheios, se a aparência está normal, não tem sinais de mofo, nem cheiro estranho, provo um pedacinho para sentir o gosto. Se estiver normal em termos de sabor e textura, eu como. Do contrário, jogo fora.
Com relação ao chocolate que você colocou na geladeira e ele sofreu por ter ficado exposto a temperatura, umidade e cheiros de outros alimentos ao redor, se você percebe que ele está muito diferente do normal, é mais seguro não consumi-lo. Se for apenas um esbranquiçado na superfície, ainda dá para comer porque afetou somente a aparência, mas você diz que ele está muito engordurado, então não parece normal.
Oi, comprei chocolate em barra e esqueci guardado no armário da cozinha, achei seis meses depois do prazo de validade,o chocolate está ainda com a embalagem lacrada e é ao leite, ainda posso consumir o chocolate ou não!!!
Oi, Maria Cristina, eu não consumiria. 6 meses fora da validade é bastante tempo.
oi, comprei uma caixa de bombom, é os bombons estavam cheios de bolinhas pequeninas, eu gostaria de saber se eles estão estragados?
Oi, Jennifer, difícil responder sem ver. Se forem bolhas, como de a forma tivesse ficado cheia de bolhinhas de ar, não tem problema nenhum você consumir. Mas se forem bolinhas esbranquiçadas, podem ser de gordura, de açúcar ou mofo. Nos dois primeiros casos, tudo bem, mas mofo não dá. Na dúvida, não coma.