Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Chocolate é saudável? Depende…

Não sou nutricionista, sou estudiosa dos chocolates há vários anos, chocólatra e engenheira (ou seja, minha cabeça funciona com lógica e números). Minha opinião é baseada nisso e a minha resposta é depende de 3 coisas: Da sua definição de saudável, do chocolate e da quantidade

Na sua definição de saudável, o alimento pode ter açúcar? Muitos chocolates o tem. Gordura? Todos os chocolates a tem (seja manteiga de cacau ou gordura hidrogenada). Glúten? Alguns chocolates o tem. Lactose? Muitos chocolates a tem. Precisa ser orgânico ou vegano ? Alguns chocolates o são. Precisa ser crú? Nenhum chocolate é. E você pode ainda pensar em outras características para determinar se um alimento é saudável para você (calorias, índice glicêmico, % de gordura saturada e insaturada, vitaminas e minerais, calorias derivadas de gordura, fibras, etc …).

De qual chocolate você está falando? Twix, Prestígio, Chokito, Kit Kat, Bis, Sonho de Valsa e coisas do gênero não são chocolates, são guloseimas, doces. Bombons recheados (finos/gourmets ou não) também não são chocolates. Quando você lê uma manchete do tipo “chocolate faz bem para a saúde” o assunto é ligado ao cacau que é um alimento rico em nutrientes. Um bombom ou qualquer produto que tenha apenas uma cobertura de chocolate não é de fato chocolate por que vai ter muito pouco cacau (geralmente esses doces tem mais recheio do que cobertura de chocolate). Além disso, mesmo quando falamos de chocolates puros, existe muita variação nos ingredientes. Então, que tipo de ingredientes ele tem? Existes chocolates que só tem manteiga de cacau como fonte de gordura. Existem outros que a substituem por gordura hidrogenada. Existe açúcar e existem também os substitutos. Existe chocolate com alto teor de cacau e baixo teor. Etc. Isso tudo influencia em quanto um chocolate é saudável.

De qual quantidade de chocolate você está falando? Se você vai comer um pedacinho, qualquer chocolate pode ser considerado saudável por que não seria prejudicial à saúde. Mas se você vai comer um monte e com frequência, aí chocolate pode ser muito prejudicial e não é nem um pouco saudável.

Eu sei que não respondi a pergunta se chocolate é saudável. Acho mais válido te dar informações. Vou te dar os fatos e você junta com a sua definição de saudável para decidir se e quais chocolates são saudáveis para você.

13 fatos sobre chocolates

  1. Grão (ou amêndoa) de cacau contém muitos nutrientes importantes: Potássio, fósforo, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco, cobre, flavonóides (anti-oxidantes) e triptofano (ajuda na sensação de bem-estar). Atenção ! não é o chocolate que tem os nutrientes, é o cacau. O chocolate só tem esses nutrientes se tiver bastante cacau e se não forem perdidos no processo de produção!
  2. Grão de cacau contém uma gordura natural que é a manteiga de cacau. Em média 50% do peso dos grão é composta dessa gordura (parte saturada, parte insaturada). Quando separada do cacau por prensagem, a manteiga tem cor amarelo claro. O que resta é a chamada torta de cacau, que, quando tratada e pulverizada, se transforma em cacau em pó. Essa torta é marrom e é a parte do cacau que tem os nutrientes.
  3. Chocolate é feito da mistura de grãos de cacau moídos, chamado de massa de cacau (e que contém os 50% de gordura!), com outros ingredientes em proporções que variam muito de produto para produto.
  4. A manteiga de cacau quando aparece descrita na lista de ingredientes de um chocolate é porque foi adicionada ao chocolate no processo, à parte daquela que já existe na massa de cacau. Por isso tem chocolate que tem manteiga de cacau na lista de ingredientes e outros que não tem. Se não tem, não quer dizer que o chocolate não tem gordura, pois a gordura está contida na massa de cacau.
  5. Chocolate amargo ou intenso tem maior % de cacau e menor quantidade de açúcar. A princípio só precisa de massa de cacau e açúcar. mas pode ter outros ingredientes (por exemplo manteiga de cacau, lecitina como emulsificante, baunilha ou outros aromas).
  6. Chocolate ao leite tem menos cacau que o amargo. A princípio só precisa de massa de cacau, açúcar (ou substituto) e leite. Pode ter ainda outros ingredientes (por exemplo manteiga de cacau, lecitina como emulsificante, baunilha ou outros aromas).
  7. Chocolate branco não contém massa de cacau (por isso não é marrom e não tem os nutrientes). É feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. Pode ainda ter outros ingredientes (por exemplo lecitina como emulsificante, baunilha ou outros aromas).
  8. Muitas marcas substituem a manteiga de cacau por outras gorduras para reduzir custo ou para o chocolate derreter menos (estraga menos no transporte, mas também derrete menos na boca). Gordura hidrogenada (trans) é um exemplo, derivada de óleos vegetais como óleo de palma, e considerada por muitos como uma gordura menos saudável.
  9. Os grãos de cacau, na maioria das vezes, são torrados antes de serem descascados e moídos para virar chocolate. Não se sabe ao certo o quanto dos nutrientes são perdidos durante a torra (depende do tipo do cacau, da temperatura e tempo de torra).
  10. A torra é uma das etapas que desenvolve o sabor do cacau .É o mesmo processo químico que acontece quando fritamos um bife, ele muda de cor e adquire outro sabor.
  11. Algumas marcas preferem não torrar o cacau (eventualmente chamando o chocolate de crú). Não há como garantir que os grãos não torrados não tenham contaminação por bactérias. A torra é uma proteção.
  12. Se quiser, veja aqui a composição genérica* do cacau em pó (que é o cacau sem a gordura) e aqui da manteiga de cacau. (*genérica porque cacau é uma fruta, é natural e sofre variações de acordo com o solo e o clima de onde foi cultivado).
  13. O cacau em pó (ou a massa de cacau que o contém) é responsável pelo sabor do chocolate. A manteiga de cacau é responsável pelo derretimento do chocolate e por espalhar o delicioso sabor do cacau na boca. Chocolate é a mistura dos dois. Cacau em pó, apesar de ser a parte mais nutritiva, tem sabor de chocolate, mas não derrete na boca e não espalha (o que para mim, sozinho, não tem muita graça!).

Enfim, tire suas conclusões!

Minha opinião pessoal: Chocolate me faz feliz. Eu como chocolate por prazer, não porque é saudável. Ele não se enquadra na minha definição de alimento saudável (pouco açúcar e pouca gordura), mas alguns chocolates se encaixam bem no estilo de vida saudável e equilibrado que procuro. Como chocolates com frequência, mas escolho a dedo quais e quanto vou consumir e reduzo gorduras e açúcares de outros alimentos para compensar.

Espero que com essas informações você encontre os chocolates mais saudáveis para você!

Atualização em 20/02/19:

Atendendo a pedidos, explico como escolho meus chocolates: Leio a lista de ingredientes! Cacau tem que ser o primeiro item, gordura somente da manteiga de cacau (nada de gordura vegetal ou óleos), nada de conservantes e ingredientes não naturais. Os ingredientes tem que ser poucos (de preferência somente cacau e açúcar). Por uma questão de sabor, prefiro o açúcar de cana do que seus substitutos e evito chocolates com aromas (mesmo que naturais). Sempre prefiro chocolates puros ou com poucos recheios ou inclusões, pois os bombons recheados tem menos chocolate e mais açúcar.

Prefiro não indicar marcas específicas pois elas podem fazer chocolates com fórmulas que atendem o que eu procuro e outros que não atendem. Geralmente escolho pelo produto, não pela marca. E o Brasil é imenso, as marcas que estão disponíveis aqui podem não estar aí perto de você. Acho mais importante você saber ler uma embalagem e decidir se aquele produto é adequado ou não para você. Como diz o ditado, “Vale mais ensinar a pescar do que dar o peixe.”! 😀

Foto: iStockphoto
 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

5 Comentários sobre
“Chocolate é saudável? Depende…”
    • Robson, não importa a marca, o que mais importa são os ingredientes. Procure por chocolates que não tenham gordura vegetal hidrogenada, que o açúcar não seja o primeiro ingrediente da lista. que não tenha conservantes nem outros ingredientes com nomes esquisitos. O ideal: cacau, açúcar e manteiga de cacau, podendo ter também leite em pó e lecitina. Os mais saudáveis seriam os que tem cacau (=massa de caca = liquor de cacau = pasta de cacau) como primeiro ingrediente.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.