Sim, bean to bar é meu tipo de chocolate favorito. Várias pessoas já me pediram dicas dos ovos bean to bar de 2024. Eu não provei nenhum ainda (sou daquelas que deixa tudo para a última hora kkk), mas já trago aqui a pesquisa virtual que fiz.

Ingredientes mais puros

  • Poucos ingredientes, todos naturais.
  • Levam mais cacau (o ingrediente mais caro) e menos açúcar (o ingrediente mais barato).
  • Feitos com cacau especial/fino (tem mais sabor e, geralmente, menos amargor e adstringência).
  • Não contém aromatizantes, gorduras vegetais, e aditivos artificiais.
  • No caso do cacau brasileiro que é cultivado em meio à mata atlântica, ainda preserva o meio ambiente.

Transparência

  • A gente sabe quanto de cacau tem no chocolate. Em geral as grandes marcas só indicam a porcentagem de cacau nos chocolates “amargos”, mas os bean to bar indicam também nos ao leite e, algumas vezes também no branco.
  • A gente sabe por quem, como e onde o chocolate foi feito. (Dá até para conhecer e conversar com o chocolate maker!)
  • A gente sabe de onde veio o cacau, a região de produção, muitas vezes até a própria fazenda.

Sustentabilidade

  • Cadeia produtiva mais curta, com muito menos intermediários, o que faz com que seja possível a valorização do trabalho de todos.
  • Comércio justo: valor justo pago para o produtor de cacau, o que gera menos exploração e menos chance de trabalho infantil e trabalho análogo ao escravo.
  • Chocolates mais artesanais, produzidos por empresas locais, o que me dá a chance de ajudar a região onde ele é produzido (e não as multinacionais que já são ricas).

O chocolate industrializado é o oposto de tudo isso

O foco das grandes indústrias é quantidade, padronização (chocolates sempre iguais) e valor baixo.

O objetivo é levar o chocolate ao maior número de pessoas, o que parece bom, mas tem muitas consequências ruins para quem consome e para quem produz.

Na hora de escolher eu levo em consideração 4 fatores:

Para quem é o ovo de Páscoa e o que a pessoa gosta. Se for para um grupo de pessoas, penso em algo que possa agradar a todos e a quantidade precisa ser maior. Para uma pessoa só, penso no que sei que ela gosta e escolho um ovo menor. Quando é presente, a embalagem importa e também levo isso em consideração.

Como é a compra e a entrega. Sempre que possível prefiro comprar pessoalmente na loja, mas, quando não dá, compro online. Me preocupo com a distância. Quanto mais longe a loja estiver, mais tempo o ovo vai ficar no transporte e pode sofrer com o calor e batidas (lembre-se que ovos são mais frágeis que barras!). Quero presentear ovos inteiros, então sempre compro na cidade onde está o presenteado (que no meu caso, é quase sempre só São Paulo).

Valor em relação à qualidade. Eu compro vários ovos de Páscoa todo ano, então tenho que considerar o preço, claro, no sentido do quanto vou gastar no total, mas sempre priorizo qualidade sobre quantidade. Prefiro dar um ovo menor do que gastar o mesmo num ovo grande de qualidade inferior.

Qualidade + criatividade + novidade. Acredito que essa é a fórmula do sucesso para presentear Ovos de Páscoa. Na hora de escolher, vejo as opções que cada marca tem e procuro dar preferência para as novidades criativas. Opções não faltam, veja aí embaixo.

48 ovos de Páscoa bean to bar

Essa lista foi baseada em pesquisa no Instagram e somente com marcas que tinham fotos dos ovos no feed (não dava para fazer com vídeos). Tem muitas opções em vídeos e tem marcas que não publicaram seus ovos no Instagram. Então minha sugestão é que antes de qualquer coisa você pesquise as marcas próximas a você, nos sites oficiais e redes sociais delas, para ver as opções que eles tem. Ovos de Páscoa são ainda mais sensíveis que barras, então ao comprar de muito longe ele pode não chegar em perfeito estado, além do frete ser caro.

A lista está separada por região e em ordem alfabética.

 

Norte & Nordeste


 

Sudeste & Sul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Oeste