Zelia no choco-office, coleção de chocolates 2020

Meu Choco-Office e parte da minha coleção de chocolates (eles sempre ficam nas adegas, não na mesa!). 2020. Foto: Nico Ceva

 

Eu & os chocolates

Eu sou a Zélia Frangioni e adoro chocolate! Sempre procurei novidades nas lojas especializadas e na internet. Há anos eu pesquiso bastante sobre chocolate e cacau.

Eu já tinha achado tantos chocolates deliciosos, embalagens maravilhosas e até outras coisas relacionadas ao assunto, que em 2014 resolvi juntar tudo num só lugar, este blog, que depois também foi para o Instagram e o YouTube.

Percebi em 2015 que tinha uma revolução acontecendo no mundo do chocolate com o desenvolvimento dos pequenos produtores de chocolates artesanais feitos do grão do cacau à barra (os “craft bean to bar“). Isso começou há uns 15 anos nos Estados Unidos e estava começando no Brasil quando comecei o blog. Comecei a acompanhar e compartilhar, querendo que todo mundo soubesse o que estava (e ainda está!) acontecendo.

eu na 2 BeansFeliz da vida escolhendo chocolates na loja americana 2 Beans em 2016

Chocólatras Online é um blog para contar sobre essa revolução e compartilhar informações de produtos, lojas (reais e virtuais), links, novidades dos mercados brasileiro e mundial, e tudo de bom sobre o mundo do chocolate do ponto de vista de uma consumidora experiente.  Claro que os vários anos procurando, lendo e experimentando o que tem por aí me deram bastante experiência prática no assunto e conhecimento do mercado. Virei a verdadeira choco-nerd !!!!

 

Um pouco do que eu fiz/faço

  • Fiz o curso sobre degustação Mastering Chocolate Flavor da Ecole Chocolate (online);
  • Fiz o curso de degustação do International Institute of Chocolate and Cacao Tasting (IICCT) em Londres, onde tirei o certificado de nível 2 (por isso faço parte do grupo Certified Tasters da IICCT);
  • Desde 2017 sou convidada para participar de competições tanto no exterior ( International Chocolate Awards  de Londres e Concurso Nacional de Chocolate da República Dominicana, ao lado de importantes especialistas do cenário mundial de chocolates) quanto no Brasil (Brazilian Cocoa Awards).
  • Fiz cursos de como fazer chocolates bean to bar na Casa do Sabor Amma, no Senac-SP e na Mestiço Chocolates, para entender bem o processo de produção;
  • Tenho visitado várias fábricas de chocolates e fazendas de cacau (leia aqui e aqui);
  • Criei em 2016 outro site sobre chocolates, o ChocoWeb, específico para quem faz ou quer fazer chocolates bean to bar. Mas com o tempo percebi que era melhor ter tudo em um só lugar e escolhi aqui. Lá os chocolate makers podiam trocar informações e dicas num fórum de discussões em português, mas os brasileiros preferem a rapidez do Whatsapp, por isso fechei o site ChocoWeb em 2019, mas o perfil no Instagram continua valendo (@chocowebbrasil). Através do ChocoWeb, patrocinei as 2 primeiras Bean to Bar Chocolate Week, em 2018 e em 2019, em São Paulo;
  • A partir de uma ideia da Arcelia Gallardo, em 2017 criei e desde então organizo o Prêmio Bean to Bar Brasil. Leia mais sobre as edições 2017, 2018 e 2019. Em setembro de 2019 fui convidada pelo FCCI para fazer uma apresentação sobre o Prêmio na Universidade de Harvard. O conceito que criei nesse prêmio é diferente de outras competições e chamou a atenção de especialistas. Por causa disso, fui convidada para prestar consultoria para outras competições. Um deles é o Concurso Nacional de Chocolate da República Dominicana, que faz parte do Programa Exporta Calidad, um programa financiado pelo governo norte-americano em favor das exportações de frutas e vegetais da República Dominicana.
  • Tenho guiado várias degustações de chocolates bean to bar em grupos privados (eu prefiro grupos pequenos).
  • Criei a Chocolate Box, uma caixa com chocolates escolhidos a dedo (uma curadoria mesmo!), com guia para como degustar com amigos. Ela é preparada artesanalmente e vendida em datas esporádicas.

Chocolate Box II

Chocolate Box – versão dezembro/19

Olha onde eu fui parar!

Profissão: Chocólatra ! Veja aqui a reportagem da jornalista Ana Paula Boni que saiu no Caderno Paladar do jornal Estadão em 26/07/18.

Matéria sobre Chocólatra no Paladar / Estadão

 

E veja meu artigo na ReVista Harvard Review of Latin America, da Harvard University, na edição especial sobre chocolates, aqui em português, em inglês e em espanhol, publicada em agosto de 2020.

ReVista Harvard Review of Latin America

 

 

Então, quando você topar por aí com estes logos, lembre-se que sou eu ali também.

Chocoweb logo

www.chocoweb.com.br

O site está desativado mas ainda tem gente que tem meu cartão de visitas com esse logo 😀

Alguns momentos dessa jornada fantástica

 

Zelia Frangioni e Luciana Lobo degustam ovos de Pascoa 2016

Na degustação de 21 ovos de Páscoa em 2016 com a chef Luciana Lobo

Zelia no tour da Taza Chocolate
Visitando a fábrica da Taza Chocolate nos Estados Unidos

 

Prêmio Bean to Bar Brasil 2017
Na entrega do Prêmio Bean To Bar Brasil 2017

Prêmio Bean to Bar Brasil 2017
Com os melhores chocolate makers do Brasil em SP (2017)

Na degustação que apresentei na Harvard University, a convite do FCCI.

Grupo Mulheres do Chocolate - encontro em SP março/2020
No encontro das Mulheres do Chocolate em março/2020

 

juri de convidados e de chocolate makers

Com os membros do Júri Oficial do Prêmio Bean to Bar Brasil – 2019, brasileiros e estrangeiros  – A lista é top! veja aqui

 

Páscoa 2019 - Paladar - jurados

No júri dos ovos de Páscoa do Caderno Paladar do jornal Estadão em 2019

 

Por tudo isso, acabei conhecendo vários profissionais e especialistas do mercado nacional e também internacional, com quem tenho tido ótimas conversas. Alguns exemplos (e ótimas lembranças!):

Zelia e Arcelia - curso bean to bar AmmaAprendendo a fazer meu bean to bar com Arcelia Gallardo

Zelia Frangioni e Hazel Lee

Com Hazel Lee  em Londres

Zelia Frangioni e Clay Gordon

Com Clay Gordon em NY

Martin Christy e Zelia FrangioniCom Martin Christy em Londres

Zelia Frangioni, Dra. Carla Martin e Anthony Rue

Com Anthony Rue e Dra. Carla Martin em SP

Com John Nanci em SP


Sunita e Zelia

Com Sunita de Tourreil em SP

Zelia, Arcelia, Chloe Doutre-Roussel e Maria Fernanda di Giacobbe
Com Arcelia Gallardo (e a Ju), Chloé Doutre-Roussel e Maria Fernanda di Giacobbe em SP

Zelia e Megan Giller
Com Megan Giller em NY

 

Mesmo tendo contato com tantos profissionais, eu não sou e não pretendo ser chocolatier nem chocolate maker. Eu prefiro mesmo é comprar, degustar, estudar e compartilhar minhas descobertas aqui com vocês.

 

No júri do International Chocolate Awards 2017 em Londres

 

Zelia e alguns dos chocolates dela
Colocando os chocolates em ordem em 2017 😀

Enfim…

Seja para entender o que é o bean to bar, ou descobrir um nova loja aí ao lado, ou ainda para fazer uma listinha de lojas a visitar na sua próxima viagem ou até para comprar online um presente para alguém que mora longe, aqui pode ser seu ponto de partida. Experimente, por exemplo, o Localizador de Lojas de Chocolates, onde eu inclui lojas de várias cidades do Brasil e de outros países como Estados Unidos, Espanha e Inglaterra. Ou consulte os meus novos Guias de Marcas e Lojas !

E se você tem uma dica bacana que outros “chocólatras” gostariam de saber, pode enviar para mim pelo formulário de contato. Obrigada !

Fique a vontade para conhecer o meu mundo de chocolate !

Uma parte dele passa por essa adega  aí.

adega de chocolates - Chocólatras Online

adega de chocolates - Chocólatras Online

E quando acaba ou vence, as embalagens vão parar nas minhas “torres”.

torre de chocolates

 

Quer saber sobre meus serviços de consultoria? Clique aqui!

 

Muito obrigada pela sua visita!

Mesa de chocolates da ZeliaMinha mesa de chocolates lá em 2017.