Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Os melhores chocolates Bean to Bar do Brasil em 2018

Vencedores do Prêmio Bean to Bar Brasil

O Prêmio Bean to Bar Brasil tem objetivo de divulgar o movimento bean to bar, ajudar os fabricantes a aprimorarem seus produtos através dos feedbacks e, claro, escolher os melhores chocolates do ano (para nós, chocólatras!).

 

 

O evento é organizado por mim através do site ChocoWeb. Esta é a segunda edição e o júri aconteceu no final de semana de 25 e 26/8/18. O júri nacional é formado por chocolate makers e donos das marcas dos chocolates participantes, e para que a degustação seja às cegas todos os chocolates são produzidos em fôrmas idênticas que eu enviei a eles. O júri internacional é formado por especialistas em chocolates, que neste ano foram Hazel Lee (instagram @hazel_choc) e Mireille Discher (instagram @midis_choc), ambas chocolate makers, consultoras e juradas dos campeonatos internacionais. Os jurados brasileiros se encontraram em São Paulo e as juradas britânicas receberam e avaliaram os chocolates em Londres.

 

 

Posts das juradas em Londres com os chocolates para as avaliações

 

Este ano tivemos 26 marcas participantes, de vários estados brasileiros, que enviaram 41 chocolates entre amargos e ao leite.

Conforme o Regulamento, são os premiados os 20% melhores em cada categoria e, dentre eles, a escolha de ouro, prata e bronze acontece por faixa de notas . Desta forma, dependendo das notas dos chocolates, é possível ter mais de um chocolate com a mesma medalha e também pode não haver chocolate com nota em alguma faixa. E isso aconteceu.

  • Categoria Chocolate Amargo: 26 participantes, 20% = 5 vencedores (1 ouro, 1 prata e 3 bronzes)
  • Categoria Chocolate Ao Leite: 15 participantes, 20% = 3 vencedores (1 ouro e 2 bronzes)

Estes são os vencedores!

Categoria
CHOCOLATE AMARGO
(70 a 80% cacau)

OURO
Mission Chocolate (São Paulo, SP)

PRATA
Cuore di Cacau Chocolateria (Curitiba, PR)

BRONZE
Saramento’s Chocolates (Itapema, SC)
Cacau do Céu (Ilhéus, BA)
Negro Doce (Caxias do Sul, RS)

Categoria
CHOCOLATE AO LEITE

OURO
Gallette (São Paulo, SP)

PRATA
(não houve chocolates com nota final nesta faixa)

BRONZE
LaBarr (Brasília, DF)
Casa Lasevicius (São Paulo, SP)

 

Premiados - 2018 - chocolate ao leite

 

Para ser uma competição justa, todos os chocolates devem ser avaliados aproximadamente o mesmo número de vezes, os jurados não devem saber as marcas das amostras, não podem escolher o que vão provar e devem avaliar apenas a quantidade que seu paladar consegue. Para cada pessoa esse limite é diferente. Tem jurados que avaliam sem problemas 8 chocolates, outros avaliam 12 ou 15. Então o evento é organizado em etapas de forma a respeitar os limites do jurados e ao mesmo tempo fazer com que todos os chocolates sejam provados às cegas, aleatoriamente e mais ou menos o mesmo número de vezes.

Para garantir isso:

  • O júri foi separado em 2 dias, amargos no sábado em conjunto e ao leite no domingo, cada um na sua casa.
  • Os chocolates foram feitos nas mesmas fôrmas e, como foram servidos aos jurados embalados em papel chumbo (aquele papel brilhante fininho), muitos deles tiveram suas embalagens originais trocadas por mim (porque papel chumbo tem variedade de tonalidade de cor e também porque os fabricantes tem formas diferentes de dobrar o papel, então eu desfiz isso).
  • As amostras foram separadas em kits aleatórios de 8 chocolates e cada jurado escolheu um kit para começar, o que garantia que todos os concorrentes fossem avaliados inicialmente 7 vezes. Na segunda e terceira rodadas mais chocolates foram disponibilizados para os jurados que tinham condições de continuar.
  • Todo o processo de votação é online.
  • O júri internacional recebeu todos os chocolates que chegaram para mim dentro do prazo e avaliaram em Londres no mesmo formulário online. O peso das avaliações de todos os jurados é o mesmo.

Prêmio Bean to Bar Brasil - primeira rodada de amostras

Prêmio Bean to Bar Brasil - amostras para o terceira rodada de amostras

Primeira rodada com 8 amostras obrigatórias que garantiam o mesmo número de avaliações para todas as amostras. Na segunda etapa, mais 2 de cada chocolate disponíveis para os jurados avaliarem. Idem na terceira etapa.

 

Processo de trocar o papel chumbo de parte das amostras de cada marca para evitar a identificação pelos jurados e os potes com todos os papéis trocados.

 

Kits para os jurados levarem os as amostras de chocolates ao leite para avaliação em casa. Cada envelope claro contém 8 amostras aleatórias, mas na bandeja eles podiam escolher mais amostras para levar além das 8 obrigatórias.

Degustação e avaliação do júri

 

O interessante é que os jurados podem escrever comentários de feedback que depois serão enviados por mim aos respectivos chocolate makers.

A Escolha do Público

selo escolha do público

A novidade deste ano foi o lançamento do prêmio “Escolha do Público”. Eu preparei vários kits com 6 chocolates cada para que os jurados distribuam por aí. O público pode votar em um formulário online indicado no kit. Assim, poderemos saber também a opinião do público!

Os kits em fase de montagem e depois prontos para distribuição.

O prazo para as avaliações do público se encerra dia 31/08/18 e após essa data, se houver um número razoável de avaliações enviadas, o resultado será publicado aqui no blog.

Foi um prazer organizar esse evento mais uma vez. Eu agradeço aos participantes e aos jurados brasileiros e britânicos. E parabéns os vencedores!

Prêmio Bean to Bar Brasil 2018 & eu

Leia também a reportagem de Ana Paula Boni para o caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo em Conheça os chocolates vencedores do prêmio Bean to Bar Brasil. A repórter acompanhou o evento do júri em São Paulo em 25/8.

Atualização 1/9/2018

O público avaliou 68% das mais de 400 amostras distribuídas em várias cidades do Brasil. A distribuição foi feita pelos jurados a consumidores, parentes e amigos. A numeração dos chocolates era diferente da que foi usada pelo júri.

Os premiados na “Escolha do Público” foram Andrei Martinez Chocolatier na categoria Ao Leite e Mission Chocolate na categoria Amargos.

Premiados - 2018 - Escolha do Público

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.