Vem comigo entender o que esses selos significam! Nada está mudando nos chocolates em si, apenas nas embalagens!

Entrou em vigor uma nova regra de rotulagem que obriga a padronização das informações nutricionais e o uso dos avisos de alto teor de gordura saturada, açúcar adicionado e sódio (só esse último não se aplica aos chocolates). Acima de 6 gramas de gordura saturada e/ou 15 gramas de açúcar adicionado em 100 gramas de produto é necessário colocar os respectivos avisos na frente da embalagem.

O selo é obrigatório acima de 6% de gordura saturada e 15% de açúcar adicionado.

Verdade nua e crua: Não existe chocolate sem gordura. E parte dela é saturada, independente da qualidade ou do tipo do chocolate.

Chocolate é um produto que sempre tem gordura e quase sempre tem açúcar. Existe chocolate bom e chocolate ruim, a diferença está nos ingredientes, claro. Existem chocolates com manteiga de cacau e sem gorduras substitutas (que são os melhores) e existem chocolates com gorduras vegetais e até gorduras hidrogenadas (as “chocarias”, chocolates porcaria). Em termos de qualidade são diferentes. Em termos numéricos para efeito de rotulagem, os teores sempre superam o limite: Todo chocolate, independente da qualidade, tem mais de 6% de gordura saturada, que é o limite da nova regra. Em geral, eles tem cerca de 20% ou mais de gordura saturada.

Um detalhe: mesmo os chocolates com apenas 1 ou 2 ingredientes (ou seja o 100% cacau e os com apenas cacau e açúcar) contém manteiga de cacau, pois ela está presente naturalmente no cacau (ou na massa de cacau). Assista a este vídeo para entender melhor.

Existe chocolate com pouco açúcar ou até zero açúcar. Não vão ter o selo de alto teor de açúcar adicionado os chocolates intensos acima de 85% de cacau e os que são feitos com adoçante. Vale lembrar que os com adoçante são feitos para diabéticos, não para quem faz dieta de emagrecimento. Em geral, esses chocolates tem até mais calorias porque tem mais gordura, necessária para preencher o lugar do açúcar não adicionado.

Eu gosto da nova regra porque deixa tudo mais transparente para nós, consumidores. Eu vejo consumidores não querendo enxergar isso e fabricantes tentando esconder esse fato. É uma pena, porque nada disso é necessário.

Chocolate deve ser consumido com moderação, você já ouviu isso de profissionais da saúde. Isso não significa que você deva exclui-lo da sua vida, de jeito nenhum. Dá perfeitamente para comer chocolate numa dieta saudável, é só não exagerar na quantidade e fazer escolhas que tenham ingredientes mais naturais. Aliás, quando você experimenta um chocolate prestando atenção nele, você aproveita mais, conecta seus sentidos e se satisfaz tranquilamente, sem necessidade de devorar tudo. Isso é degustação.

Os chocolates de pior qualidade têm pouco cacau, muito açúcar, gorduras vegetais e ingredientes artificiais. São feitos com cacau comum, cheio de defeitos, precisam de torra forte (que destrói nutrientes) e de aromatizantes para corrigir sabor.

Os chocolates de melhor qualidade são feitos com mais cacau, menos açúcar, sem gorduras vegetais ou substitutas da manteiga de cacau, sem ingredientes artificiais. São feitos com cacau especial (fino) e torra mais baixa, por isso tem mais sabor , menos amargor e não precisam de aromatizantes. Mas tem manteiga de cacau, todo chocolate precisa ter essa gordura. É a manteiga de cacau que deixa o chocolate sólido na temperatura ambiente e que derrete na boca (porque ela derrete a cerca de 34oC), é ela que faz o chocolate ser cremoso. Então chocolate tem mais de 6% de gordura saturada, que é o limite a partir do qual é obrigatório colocar aquele selo de alto teor na embalagem.

Chocolate é uma delícia de consumir, um prazer de compartilhar. Como presente, ele é uma forma de mostrar carinho e atenção. Ele é um alimento que dá energia e uma experiência sensorial bem legal (principalmente quando é chocolate de origem ou bean to bar). É bobagem abrir mão disso porque ele tem um selo de alto teor de gordura saturada. Exceto em casos bem específicos, me parece um extremismo desnecessário. Claro que precisa ser consumido com moderação, exatamente pelo teor de gordura.

Se você pensa como eu, escolha chocolates de qualidade, aceite os avisos nas embalagens, deguste, não devore e seja feliz!