Eu já experimentei vários ovos de Páscoa, tanto de chocolatiers quanto de marcas industriais. Na minha opinião, qualidade é melhor que quantidade e também melhor que tamanho. O ovo não precisa ser grande, precisa ser delicioso. Seguem algumas dicas para você escolher o seu Ovo de Páscoa ou o que você vai dar de presente.
Ah! a foto acima é do meu perfil no Pinterest, onde tenho uma página só de ovos de Páscoa do mundo todo que eu seleciono anualmente. Clique aqui para vê-la.
Ovos de Páscoa para consumo próprio
- Em termos de qualidade, é sempre melhor um Ovo de Páscoa artesanal que um industrial, pois eles contém ingredientes mais puros e frescos. Escolha um ovo feito à mão em uma chocolateria, confeitaria ou até algumas padarias.
- Mesmo nos ovos artesanais, verifique a lista ingredientes e prefira aqueles que não contém gordura hidrogenada, conservantes e aromatizantes;
- Se você gosta mais de doces do que de chocolates, escolha um meio-ovo recheado. Existem várias opções de recheios que vão te deixar com água na boca;
- Se você adora chocolate puro, procure aqueles com a casca mais fina e de espessura uniforme. São mais bem feitos;
- Verifique o prazo de validade. No caso de chocolates artesanais feitos com oleaginosas (nozes, pistaches, amêndoas…) ou recheios folhados, quanto mais fresco o Ovo de Páscoa, melhor, pois em contato com o chocolate estes ingredientes tendem a amolecer e perder a crocância.
- E quem disse que você precisa ficar só no ovo??? Particularmente, eu prefiro os tabletes! Ainda novidade no Brasil, os chocolates feitos do grão à barra (os chamados bean to bar) tem o foco no sabor do cacau e não no açúcar. Eles podem ser uma ótima opção, mas nem sempre estes fabricantes mudam seu formato para o de Ovo de Páscoa.
Ovos de Páscoa para crianças
Crianças adoram brincadeiras tanto quanto chocolates, e quanto mais, melhor. Mas elas também precisam aprender que o consumo de chocolate deve ser moderado (dica para a vida toda!), por isso a sugestão é reduzir os Ovos de Páscoa e aumentar a diversão.
- Comprar vários ovos menorzinhos e fazer a brincadeira de caça aos ovos (é só escondê-los e dar dicas para encontrá-los). É mais divertido que ganhar um único ovo maior.
- Para treinar o consumo moderado, escolha uma cestinha ou potinho de ovinhos e combine com a criança de comer apenas um por dia num determinado horário (como lanchinho da tarde, por exemplo).
- Combinar livro e chocolate. O presente fica grande, mesmo que o chocolate seja pequeno, e é um incentivo à leitura. Se você puder ler junto com a criança, melhor ainda.
Ovos de Páscoa para dar de presente
- Nesse caso valem todas as dicas dos ovos para consumo próprio (acima);
- Lembre que a embalagem faz toda a diferença para encantar o presenteado, então procure algo caprichado por dentro e por fora.
- Procure descobrir com antecedência o tipo de chocolate que o presenteado prefere (branco, ao leite, amargo) e eventuais recheios favoritos.
- Arrisque-se em sabores inusitados ! Alguns chocolatiers tem uma criatividade incrível.
- Surpreenda com formatos, acabamentos ou embalagens diferenciadas. Os melhores chocolatiers sempre lançam novidades nestes quesitos.
- Invista em harmonizações, ou seja, kits de presentes que combinem chocolates com vinhos ou outras bebidas.
- Quanto ao prazo de validade, tente comprar o mais perto possível da data de entrega. Chocolate fresquinho é sempre mais gostoso.
Em caso de compra online
Vender online é fácil. Difícil é entregar à domicílio Ovos de Páscoa em boas condições. Eles podem derreter ou quebrar no caminho. Então:
- Confirme com a loja se quem vai entregar é um transporte próprio, os correios ou terceirizado. Se for correio, pense duas vezes. Como o transporte não é específico de chocolates, existe a chance da caixa ser jogada de um lado para o outro e o ovo chegar todo quebrado, ou da caixa ficar no carro do carteiro por horas no sol até ser entregue.
Se você tiver mais alguma dica para ajudar a todos nós na hora de escolher o melhor Ovo de Páscoa, por favor compartilhe com a gente aí nos comentários.
Obrigada e Feliz Páscoa!!
Zelia, boa noite!pax
Meu nome é ir.Maria Teresa, sou monja beneditina da Abadia de Santa Maria. Trabalhamos com produtos artesanais em nosso mosteiro e procuramos sempre o que é mais saudável. Fazemos biscoitos, geleias, licores e chocolates. Gostaria que um dia voce pudesse experimwntar nossos bombons e os outros produtos.
Oi, irmã Maria Teresa, boa tarde!
Um dia vou sim experimentar os bombons da Abadia de Santa Maria. Obrigada pela dica!