A maioria das pessoas compra chocolates olhando apenas as informações da parte da frente da embalagem, pois é ali que estão as informações mais importantes: Tipo (branco, amargo ou ao leite), sabor (com ou sem recheio), peso e, no caso dos amargos, porcentagem de cacau. Entretanto, a parte de trás, já bem menos “visitada”, contém informações que podem ajudar muito na escolha do seu próximo chocolate.
Você já reparou no “lado B” da embalagem do seu chocolate favorito?
Nos chocolates comprados no Brasil você vai encontrar as seguintes informações no verso:
- dados nutricionais (calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e etc);
- informações para alérgicos e intolerantes (presença de glúten, leite ou frutas secas);
- lista de ingredientes e eventuais indicações de uso de produtos orgânicos;
- contato com o fabricante e/ou do importador;
- país de fabricação;
- sobre quem realmente o produziu (às vezes é terceirizado!)
- data de fabricação, validade e número de lote;
- peso do produto.
Outras informações que podem também aparecer na embalagem, seja na frente ou no verso, e vale a pena ler são:
- porcentagem de cacau;
- origem do cacau (país ou região);
- variedade do cacau (essa informação é bem rara)
- eventuais selos de certificação (de produtos orgânicos, ou fair trade, etc);
- os princípios da empresa fabricante.
A mais interessante é a lista de ingredientes. Ela diz muito sobre o chocolate, como por exemplo se ele vai ser super doce (caso o açúcar seja o primeiro da lista), se ele vai demorar para derreter e grudar no céu da boca (caso ele tenha gordura higrogenada) ou se ele pode ter um sabor artificial (se ele tiver aromas artificiais e compostos não naturais de nomes indecifráveis).
Chocolate bom tem poucos ingredientes
A lista de ingredientes vem em ordem decrescente de quantidade, então espera-se que o cacau seja um dos primeiros da lista, do contrário não é chocolate, é um doce com sabor de chocolate. Chocolate bom precisa no máximo de 5 ingredientes (sem considerar os recheios): pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, leite em pó (exceto no amargo), emulsificante (lecitina de soja) e baunilha natural. Se tiver só os 2 ou 3 primeiros, melhor ainda (sim, existe chocolates só com cacau e açúcar!).
A porcentagem de cacau indicada é a soma de pasta de cacau (também chamada de massa ou liquor de cacau) e manteiga de cacau.
A manteiga de cacau é uma gordura nobre e cara, por isso muitas vezes parte dela é substituída por outras gorduras que afetam o sabor, a textura e o derretimento do chocolate na boca (vai demorar mais para derreter). O ideal é que o chocolate só tenha a gordura proveniente da manteiga de cacau, portanto repare se a lista de ingredientes indica gordura hidrogenada, manteiga de leite e coisas semelhantes.
Repare na presença de aromas artificiais. Eles são usados para disfarçar sabor ruim. Cacau bom e bem processado tem sabor bom naturalmente, não precisa de aroma artificial.
Chocolate de Origem
Se o fabricante fez questão de indicar a origem do cacau (e geralmente o imprime na frente da embalagem) é por que ele se preocupou em escolher uma matéria-prima especial, não usou qualquer cacau. São os chamados chocolates de origem (pela origem do cacau e não do chocolate) e como cada região tem diferentes características de solo e clima e diferentes variedades de cacau, o sabor dele acaba sendo diferenciado, e consequentemente o do chocolate também.
Confira a data de validade
A data de validade também é importante, mas, na prática, já comi chocolates fora do prazo que estavam perfeitos e também já aconteceu de eu abrir uma embalagem antes de vencer e ele estava estragado devido à má conservação do produto na prateleira ou no transporte até ela. Prazo de validade não garante qualidade.
Chocolates no Brasil
Veja algumas embalagens de chocolates encontrados no Brasil:
Na próxima vez que for comprar um chocolate, veja o que diz a parte de trás da embalagem. E não tenha medo de experimentar novas marcas. No mundo do chocolate, muitas empresas pequenas (ou até bem pequenas) fazem chocolates maravilhosos.
Deixar um comentário