Quando se fala em “Chocolates de origem”, não está se falando da origem do chocolate, mas da origem do cacau.
Como as uvas dos vinhos e os cafés, para o cacau também existem regiões do planeta onde a influência do tipo de solo, clima e ambiente produzem frutos de características superiores e até inigualáveis. Estas regiões, em geral pequenos países do Caribe e da África são reconhecidas pela excelência de suas plantações e a produção é limitada. Chocolates feitos com grãos de cacau selecionados de uma única destas regiões, sem misturas, são chamados “chocolates de origem” e encantam os gourmets.
O cacau floresce nas regiões mais quentes da terra, entre 20º ao sul e ao norte do equador, fazendo da África, América do Sul, América Central e Ásia os principais produtores mundiais, que abastecem o mercado para a produção de chocolates em larga escala.
Chocolates de origem à venda no Brasil:
Kaebisch Chocolate (Brasil)
Cacau de várias origens
à venda na Kaebisch (Brasília)
Chocolat du Jour (Brasil)
Pratigi – Cacau do Brasil
à venda na Chocolat du Jour
Chocolate Stella (Suiça)
Cacau de Madagascar
à venda na Santa Luzia (SP)
Cacao Sampaka (Espanha)
Cacau da Venezuela
à venda na Cacao Sampaka
boa noite, já experimentei muitos deste, mais o melhor não está nesta relação; e vale muito apenas experimentar… é o chocolate da Maria Brigadeiro, um sabor espetacular em suas 3 versões; tanto no branco como no ao leite é intenso; parabéns pelo blog.
Oi, Ricardo,
Obrigada. Você tem razão, hoje existem muitos outros chocolates com cacau de origem, mas se você reparar, esse post foi escrito em 2014. Naquela época eram poucas opções mesmo, mas fiz outra versão em agosto de 2016, veja aqui. Também já postei muitos outros no meu perfil no Instagram, inclusive o da Maria Brigadeiro que você citou. Passa lá e dá uma olhada. Em breve, todos eles estarão aqui no blog.