O inverno está chegando e o friozinho chama os paulistanos para Campos do Jordão, a cidade nas montanhas do Vale do Paraíba que fica lotada de turistas nos finais de semana a partir do feriado de Corpus Christi até o fim das férias escolares em julho. Como toda cidade de clima mais fresquinho, Campos do Jordão tem muitas lojas que vendem chocolates. Tem chocolates de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos.

Andei pela cidade, entrei em várias lojas que vendem chocolates, prestando atenção nos diversos bombons e barrinhas, aquelas retangulares embaladas apenas em filme plástico que tem em todo canto (como as da foto acima), e percebi que muitas vezes elas pareciam iguais nos diversos endereços visitados. Quando perguntei a uma vendedora de uma lojinha se aqueles chocolates eram fabricados por eles, ela me respondeu que não e que a maioria dos chocolates da cidade era de um mesmo fabricante. Não sei se é verdade, mas, sinceramente, não me empolguei com a aparência deles, sem brilho e machucados pelo empilhamento. Além disso, os chocolates são vendidos a granel, sem indicação de ingredientes, que eu gosto de checar, pois já que vou consumir muitas calorias, quero escolher as de melhor sabor e qualidade, isto é, prefiro as calorias da manteiga de cacau do que o equivalente em gordura vegetal. (Saiba mais em “Como reconhecer um chocolate de qualidade“). Pode ser que muitas lojas revendam os mesmos chocolates, mas com certeza existem outros fabricantes na cidade, então procurei lojas que fossem maiores e exclusivamente de chocolates (as pequenas vendem também geléias e doces caseiros).

 

Bruno Alves trufa

Eu já tinha ouvido falar do Bruno Alves Chocolatier, que foi eleito o melhor chocolate da montanha pela revista Vejinha na edição Vale & Montanha mais de uma vez. A loja que visitei é super agradável e conta com espaço com mesas e cadeiras, a variedade de chocolates é grande e também tem sorvetes artesanais. Além das tradicionais barrinhas enroladas no plástico feitas com chocolate nacional, ele tem uma linha de trufas e bombons feitos com chocolate belga Callebaut em diversos sabores, inclusive os coloridos (morango, laranja e limão) e os bombons de chocolate de origem (São Tomé, Tanzânia e Kumabo). O Bruno Alves fez cursos de chocolateria na Bélgica e na França, e hoje tem lojas em 3 endereços. Apesar dos produtos não terem a desejada lista de ingredientes, a maioria dos chocolates tem ótimo acabamento e dá água na boca. A trufa de avelã é maravilhosa!

Bruno Alves bombons

Bruno Alves - trufas

Bruno Alves bombons

 

Bruno Alves bombons

Bruno Alves sorvete

Bruno Alves barrinhas

 

Outra famosa é a Chocolate Montanhês, que está na cidade desde 1979. São duas lojas bem grandes, uma quase ao lado da outra, na praça central da cidade, com muitas opções de barras e bombons, além de chocolate quente. Só tive tempo de visitar uma delas. Pedi para ver duas barrinhas de chocolate que vinham embaladas e a lista de ingredientes de verso estava dentro do que eu esperava (nada de gordura vegetal na lista).

Chocolate Montanhes - barras compradas

Chocolate Montanhes - barras compradas verso

 

Chocolate-Montanhes---bombons

Chocolate-Montanhes---loja

Ao chegar em casa tive 2 surpresas, uma boa e outra nem tanto. A boa é que na sacola veio um impresso com as informações nutricionais e de ingredientes de todos bombons e barrinhas da loja. Isso é muito legal e bem diferente das demais lojas, adoro essa transparência. Só me frustrou um pouco que quase tudo continha gordura vegetal, que normalmente é usada para reduzir o custo do chocolate e pode comprometer o sabor, a textura e a aparência. Isso não quer dizer que não vou comê-los, afinal de contas, sou chocólatra, mas eles não serão os primeiros da fila.

 

Chocolate Montanhes - barrinhas

 

A cidade também conta com as conhecidas Kopenhagen e Cacau Show, mas se você vai até Campos do Jordão, experimente os chocolates de lá. Sei que ainda tem outras lojas para visitar, que desta vez não tive tempo, então na minha próxima viagem, trago mais dicas, tá?

Se quiser saber onde encontrar os chocolates de Campos do Jordão, consulte nosso Localizador de lojas de chocolates, onde coloquei a maioria dos endereços, mesmo aqueles que ainda não visitei.