Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Chocolates e experiências para o Dia dos Pais

Ano de Olimpíadas no Brasil e o Dia dos Pais vai cair bem no meio dela. A maravilhosa abertura foi ontem e o evento vai até 21 de agosto, as atenções do mundo estarão voltadas para os esportes e para o Rio de Janeiro, e o Dia dos Pais será comemorado no dia 14. Será uma ótima oportunidade de assistir as competições com seu pai, seja pela tv ou ao vivo e compartilhar um chocolate maravilhoso. Pode ser que você também queira presentear um padrinho, padrasto, tio ou avô.

Dicas e sugestões de chocolates para o Dia dos Pais

Bombons: pequenos prazeres de diversos sabores, recobertos de chocolate.

O legal é escolher uma loja onde você possa montar uma caixa com bombons de sua escolha. Procure por sabores inusitados para surpreender seu pai e misture com aqueles que você sabe que são os sabores preferidos dele.

 

Opera Ganache - bombons lichia e jabuticaba

Opera Ganache: bombons de lichia com sakê, jaboticaba ou limão com framboesa

Cau Chocolates - bombons de gin, whysky e cerveja

Cau Chocolates: bombons nos sabores Gin, Whisky e Cerveja

Gallette - bombons com ganache de queijo

Gallette: Bombons com ganaches de queijos (roquefort, brie com damasco e camambert com limão siciliano)

Tabletes de chocolate de origem: a oportunidade de saborear o chocolate com todo o seu potencial

O objetivo é mostrar para o seu pai que existem chocolates que podem ser como vinhos: os aromas e sabores variam dependendo da origem do cacau, assim como as uvas, e existe um mundo todo novo a ser descoberto nessa área. Procure por tabletes que indiquem a origem do cacau (que pode ser o país ou a região) e repare na lista de ingredientes. Dê preferência aos tabletes que tenham no máximo cacau, açúcar, manteiga de cacau, leite em pó, baunilha e lecitina de soja (os melhores podem ter apenas 2 ou 3 destes ingredientes).

 

Luiza Abram - 70% e 81% cacau da Amazonia

Luisa Abram: chocolates bean-to-bar artesanal com teores de 70% e 81% de cacau selvagem da Amazônia

AMMA Barras diversas

Amma: chocolates com cacau da Bahia, opções desde ao leite até 100% cacau, passando por nibs, gula merab (açúcar de coco) e pimenta aroeira.

Chocolat Stella - chocolates de origem

Chocolat Stella: chocolates suiços feitos com cacau de Madagascar, Equador, Trinidade, Costa Rica e Índia. (à venda no Santa Luzia)

 

Duas lojas em São Paulo vendem várias marcas chocolate de origem e bean-to-bar artesanais: Casa Santa Luzia (vende online) e Eataly (não vende online).

 

Kits de harmonização de chocolates: o encontro de duas paixões gastronômicas

Muitos pais adoram chocolates, mas gostam ainda mais de vinhos ou de cervejas, então juntar os doces com as bebidas é certeza de sucesso no presente. Pense na bebida preferida do seu pai e procure o chocolate que harmoniza com ela, mas atenção: nem todo vinho ou cerveja combina com qualquer chocolate, então escolha kits prontos ou converse com a pessoa que vai te vender a bebida ou o chocolate.

 

Chianti Chocommelier - kit vinho, azeite, café e chocolate

Chianti Chocommelier: Cesta Olivar com Vinho, Azeite, Café e Chocolate

Chocolat du Jour - vinho e bombons de caramelo e flor de sal
Chocolat du Jour: Vinho Faló Primitivo Merlot e 1 lata com 14 bombons caramelo com flor de sal

 

Livros: tudo sobre chocolate, para quem quer cozinhar e para quem quer conhecimento

Bom mesmo é ganhar chocolate, mas ele não resiste bem a viagens longas e mudanças de temperatura, então se seu pai está longe ou em um lugar de clima quente demais no momento, uma ideia para o Dia dos Pais é escolher um livro. Se ele gosta de cozinhar, procure um livro de receitas com chocolate. Existem também livros mais completos, com informações sobre o cacau e como o chocolate é feito. Aqui vão 3 sugestões:

 

livros sobre chocolate

Enciclopédia do Chocolate da École du Gran Chocolat Valrhona (alguns sites dizem que o autor é Pierre Hermé, mas ele só escreveu o prefácio) (416pgs)

Loucuras de Chocolate de Simone Izumi (240 pgs)

Delícias de Chocolate de Jean Paul Hévin (192 pgs)

 

Experiências: visitar + degustar + conhecer + aprender

Para quem adora chocolate, esse é o melhor presente. Eventos com foco em chocolate, como degustações, aulas, harmonizações ou tours, ainda não são comuns em São Paulo, mas existem algumas oportunidades que valem a pena. Escolha a que mais combina com o estilo do seu pai! Nem sempre a data disponível é o Dia dos Pais, mas você pode presenteá-lo com um “Vale”.

 

Chianti Chocommelier chocolate, vinho e azeite

Chianti Chocommelier: Degustação e harmonização de chocolate com vinhos, azeites e whisky. Veja post da minha experiência neste evento. Vale a pena!

Paradis barras de chocolates

Savor São Paulo: Passeio guiado pelas chocolaterias e docerias dos Jardins em São Paulo, com direito a delícias e descontos. Neste caso, já existe a opção de vale-presente. É muito legal, veja aqui o post, mas algumas das lojas que fui já fecharam.

 

chef Luciana Lobo

Aula com a chef Luciana Lobo: Aula particular sobre o que você quiser relacionado com chocolate com uma chocolatière super experiente. Fazer bombons, receitas, técnicas, etc, você escolhe o assunto da aula. Veja mais sobre ela no site lucianalobo.com.br.

Arcelia Gallardo

Aula sobre como fazer chocolate do grão à barra (bean-to-bar) com Arcelia Gallardo. Ela é uma americana que trabalha há muitos anos com chocolates, está morando no Brasil e tem mostrado em aulas e degustações tudo o que ela sabe (já particiepei e é o máximo!). Ela pode dar aula em português, espanhol ou inglês. Veja mais sobre ela em www.missionchocolate.com.

 

Que o Dia dos Pais seja feliz e doce na sua casa !

Ah! a foto em destaque eu tirei na Opera Ganache. Dá vontade de comer todos, né?

Save

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.