Estamos na semana do Festival do Chocolate Belga em São Paulo e dentre as várias opções de programas gastronômicos, escolhi fazer o Choco Belga Tour, um passeio por 6 lojas de doces que usam chocolate belga em suas receitas. Não é um tour por lojas de chocolate, o que é muito bacana por que saiu do roteiro das lojas que eu costumo visitar.
O programa é oferecido pela Savor São Paulo, uma empresa especializada em tours gastronômicos, neste caso para um grupo de até 25 pessoas e comprei os ingressos pelo Foodpass. Nos reunimos às 14:00 na primeira loja do tour e fomos recebidos pela Paulinha e pela Ginger da Savor, nossas super simpáticas guias.
A primeira loja foi a Chrys Cake & Pie que faz bolos e doces para eventos, além de cupcakes, salgados e refeições rápidas, como explicou a Jurema. Experimentamos um delicioso brigadeiro de chocolate belga.
A segunda loja foi a Fina Nata, uma loja de bem-casados que são vendidos em vários tipos de embalagens diferenciadas, tornando-os verdadeiros presentes. Quem nos atendeu foi o Gustavo que explicou um pouco sobre as características de um bom bem-casado. A princípio achei estranho uma loja de bem-casados num tour de chocolate, mas ele apresentou seu ovo de páscoa de chocolate belga que é recheado de…bem-casado! Provamos um pedaço desse ovo e também um bem-casado, que escolhi o sabor tangerina, ambos muito bons.
Depois foi a vez da Bolo & Bule. Sabe aqueles bolos de avó, tão deliciosos que dispensam recheio e cobertura, para tomar com café coado na hora? Pois esse é o tipo de bolo que o Jean Baptiste faz na loja dele usando fôrmas bem bacanas. Seus bolos artesanais podem ser cobertos com caldas especiais, entre elas a de chocolate belga. Ele também faz bolos nas versões sem açúcar, sem lactose e sem glúten. Além de provarmos o bolo de chocolate (nossa, que bolo bom!), ele também nos ofereceu café (esse eu pulei). Pensei em provar um chá orgânico, mas estava muito calor.
Aí veio a vez da única loja do tour exclusivamente de chocolate, a
Chocolat du Jour, que para nós chocólatras, dispensa apresentações. A gerente Lucia nos apresentou a linha de Páscoa com os fofos pinguins e nos ofereceu a degustação de amêndoa caramelizada coberta com chocolate ao leite, o nougat (chocolate ao leite com massa de avelã) que é feito com blend de chocolate belga e nacional, e também o bombom de brigadeiro que é molinho por dentro e tem uma casquinha de chocolate por fora feito com cacau brasileiro.
Depois foi a vez da
Paradis, que produz doces de inspiração francesa, principalmente os
macarrons, fabricados no Brasil com ingredientes importados, como o chocolate belga da Callebaut. Para a degustação, a maioria do grupo escolheu os macarrons, mas eu escolhi o bombom Gran Cru, doce, cremoso e delicioso.
A última visita do tour foi uma
sorveteria, a
Diletto, aquele sorvete maravilhoso que consegue ser cremoso até na versão no palito devido a tecnologia de injeção de ar na massa. Degustamos dois sabores de massa, o chocolate belga amargo (maravilhoso!) e o outro escolhemos do cardápio, que eu escolhi o de limão siciliano.
Enfim, o tour foi fantástico, as guias são ótimas, tanto nas apresentações das lojas quanto no acompanhamento nas ruas, o roteiro foi interessante e foi uma tarde de sábado bem bacana. Espero participar de outros no futuro. Elas fazem o tour de doces (não específicos para chocolates) todo sábado.
Deixar um comentário