Eu adoro chocolates e não vivo sem ele. Eu gosto de vinho, mas nunca sinto sua falta e nem lembro de sair para comprá-lo quando acaba. No último Natal ganhei uma garrafa de vinho que foi especialmente escolhida para harmonizar com chocolate. Bom, ela está guardada por que eu não saberia escolher o chocolae que harmoniza com ele, pois não entendo nada de vinhos.
Ontem fui conhecer a Chianti Chocommelier e participar de um curso com degustação e harmonização de chocolates com vinhos e azeite. Os chocolates maravilhosos eu já conhecia, mas faltava conhecer a loja e dona dela, a simpática Mariana.
A proposta da loja é totalmente diferenciada e é exatamente o que o nome diz: chocommelier. São vinhos escolhidos a dedo para combinar com os bombons e trufas criados pela Mariana com o chocolate belga Callebaut e ingredientes selecionados. E foi isso que eu e mais 9 felizardos fomos experimentar.
Chocolates de origem
A degustação foi feita em duas etapas. Na primeira, comparamos 4 chocolates de diferentes origens e concentrações de cacau. A Mariana , que sabe muito sobre o chocolate, contou a história do cacau e como a tecnologia da produção do chocolate evoluiu, e também mostrou a diferença do chocolate artesanal e do industrial. Nestes últimos, como já falei aqui no blog várias vezes, a imensa maioria contém gordura hidrogenada e conservantes, o que altera (para pior!) as propriedades e o sabor do chocolate. Foi por um desses “chocolates de supermercado” que a experiência começou. Daí ela foi nos levando passo-a-passo a perceber as diferenças de aroma, som (sim, o som quando ele quebra!), textura, derretimento e sabor entre aquele e os tabletinhos de 38% de cacau, 44% (Vanuatu) e 71% (Equador) feitos por ela. Esta parte da experiência não era uma novidade para mim, mas ainda assim percebi detalhes da degustação que eu não havia reparado antes. Adorei aprender mais!
Harmonizações de Chocolate e Vinhos
Já a segunta etapa foi novidade total para mim! Sempre achei que vinho não combinava com chocolate, uma pena… ë mito! Quando você tem o par certo, chocolate e vinho se juntam para fazer algo novo e surpreedente. Mas não é qualquer vinho com qualquer chocolate.
O vinho alemão branco, orgânico e biodinâmico Riesling Pfaffmann com a trufa de limão siciliano e manjericão para mim formam um casal perfeito com filhos maravilhosos, isto é, o resultado final é uma combinação do que os dois tem de melhor em sabor e refrescância.
Depois foi a vez do tinto grego Mavrodaphne fortificado e o bombom de mirtilo, uma combinação mais forte e com personalidade. O interessante é que no grupo as pessoas tiveram sensações diferentes quando o chocolate e o vinho se encontravam na boca.
Harmonização de Chocolate e Azeite
Por último, a harmonização do azeite uruguaio intenso e amargo Olivar Del Virrey com o bombom de nozes. Azeite e chocolate é uma combinação que eu nunca ouvi falar, mas a proposta inusitada se mostrou interessante quando, para mim, o sabor das nozes foi totalmente realçado pelo azeite, enquanto para algumas pessoas foi o contrário.
Só posso dizer que a experiência foi muito bacana, aprendi bastante, conheci uma turma bem legal e comi chocolates maravilhosos (ah, claro, saí de lá com duas sacolinhas!). Não podia ser melhor!
A loja já tem kits prontos harmonizados que fazem um presente muito legal tanto para chocólatras quanto para apreciadores de vinhos e das coisas boas da vida. Ah! também tem harmonização com cervejas! Cursos e degustações são frequentes, veja as próximas datas no site.
Agora vou pegar aquela garrafa que ganhei no Natal, levar lá para a Mariana me ajudar a harmonizá-la com chocolates e fazer o meu par perfeito!
Leia aqui mais sobre chocolates de origem!
Onde encontrar
Chianti Chocommelier
Rua Mateus Grou, 40
Pinheiros – São Paulo Tel: (11) 2338-4000
Abre de segunda a domingo, inclusive feriados!!!
Site: www.chiantichocommelier.com.br
Loja online: www.chiantiemcasa.com.br
Deixar um comentário