Chocolate é uma delícia, mas com ele vem as malditas calorias e por isso médicos e nutricionistas recomendam o consumo bem moderado. O foco aqui não é contar calorias exatas e sim ter uma ideia do limite de chocolate que podemos comer sem prejudicar a saúde.
Para saber exatamente o valor calórico de um chocolate específico, consulte a tabela nutricional na embalagem dele. Às vezes não temos essa informação disponível, então podemos usar um valor de referência apenas para uma conta rápida:
1 grama de chocolate tem em média 5,4 calorias!
Este é um valor médio para tabletes de chocolates simples, sem outros ingredientes como amêndoas ou frutas. Na verdade, fiz uma pesquisa e encontrei valores entre 4,76 e 6,32 calorias por grama de chocolate simples. Se ele ainda tiver outros ingredientes como frutas secas, licores ou recheios, o valor calórico pode ser até maior.
Eu uso o valor calórico por grama por que acho mais fácil fazer uma estimativa do que usando porções, como aparecem nas embalagens dos produtos e nos sites de dietas.
Como um referência de pesos de chocolates, considere que:
- um bombom Alpino da Nestlé tem 13 gramas (e 68 calorias)
- 4 quadradinhos do tablete Nestlé Classic ao Leite tem 25 gramas (e 127 calorias).
Então dá para estimar mais ou menos:
um bombom pequeno = cerca de 15gr e 81 calorias
um quadradinho de tablete = cerca de 6gr e 32 calorias
Existe uma variação bem pequena de valor calórico entre os chocolates branco, ao leite e amargo. Fiz uma pesquisa com 36 tabletes de chocolates das marcas Amma, Brasil Cacau, Cacau Show, Chokolah, Garoto, Kopenhagen, Hershe’ys, Lacta, Lindt, Native e Nestlé, resultando nos dados abaixo.
Chocolate Branco
Ingredientes:
Açúcar, manteiga de cacau e leite.**
Amostra de 8 tabletes
Média de 5,63 cal/gr
foto: Hotel Chocolat
Chocolate ao Leite
Ingredientes:
Açúcar, pasta de cacau, leite e manteiga de cacau.**
Amostra de 14 tabletes
Média de 5,47 cal/gr
foto: Beta5
Chocolate Amargo
Ingredientes:
Pasta de cacau, açúcar e manteiga de cacau.**
Amostra de 10 tabletes
Média de 5,23 cal/gr
foto: LAC Chocolatier
**Nota: Aqui foram listados, a título de informação, apenas os ingredientes essenciais e que são comuns a todas as barras. Outros ingredientes podem entrar na composição, inclusive outras gorduras indesejáveis. Repare que no chocolate branco não entra pasta de cacau (por isso ele não é marrom) e no amargo não entra leite. É por isso que existe a variação nos valores calóricos.
Dentre todas as opções, o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, é considerado o mais saudável por conter maior concentração dos componentes bons do cacau, como os flavonóides e o triptofano. Isso não quer dizer que você pode comer quanto chocolate amargo quiser. Ele continua tendo mais de 5 calorias por grama (ou mais de 500 calorias numa barra pequena de 100gr).
O consumo de calorias de uma pessoa deve variar acordo com seu estilo de vida, gasto calórico diário e tipo de alimentação, além claro dos seus objetivos (manter peso, emagrecer, etc). Então não dá para dizer ao certo quanto chocolate você pode comer sem afetar negativamente sua saúde, mas nutricionistas sugerem limitar o consumo em até 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo.
Chocolate diet
Chocolate diet é para quem não pode comer açúcar como os diabéticos. Ele é feito com adoçantes como sacarina ou sucralose, mas o valor calórico não muda muito já que grande parte do chocolate é gordura proveniente da.manteiga de cacau (ou de outras gorduras que às vezes também são adicionadas). Como a diferença no sabor é considerável e nas calorias não, eu acho melhor comer o chocolate normal do que o diet. Também pesquisei alguns chocolates diet.
Chocolate Diet
Amostra de 4 tabletes
Média de 5,11 cal/gr
Veja a Tabela de Calorias de Chocolates que tem vários chocolates nacionais e importados.
Veja também como compensar as malditas calorias do chocolate.
Eu amo experimentar chocolates diferentes, mas a gente sabe que o exagero é prejudicial para a saúde. Em poucos meses de blog, me empolguei, comprei e comi mais chocolate do que deveria. Não comi tudo que comprei, claro, mas de qualquer forma foi um exagero e a consequência era inevitável: alguns quilinhos a mais. Chega uma hora que tem que botar o pé no breque e parar com o exagero. E, para mim, essa hora é agora. Não, não vou parar de comer chocolates, vou só “keep calm & eat chocolate” com moderação!
Fotos: são apenas ilustrativas, aqueles chocolates não foram incluídos na amostragem para média de valor calórico.
Deixar um comentário