Como tudo na vida, chocolate também tem suas desvantagens: as malditas calorias.

Cada grama de chocolate tem aproximadamente 5,4 calorias.

Mesmo adorando chocolate, sabemos que a saúde deve vir em primeiro lugar.

Então o que fazer (e quanto fazer) para comer chocolate “sem culpa” ?

Exercícios físicos são mandatórios para uma boa saúde e são  ótimos para queimar as calorias do chocolate. Caminhe, corra, nade, ande de bicicleta, jogue bola, dance, malhe na academia ou escolha seu esporte favorito para suar a camiseta. Vale também trocar o elevador pela escada e deixar o carro na garagem para distâncias curtas (ou descer do ônibus um ponto antes), tudo para queimar o máximo possível de calorias.

Para um cálculo rápido, vamos considerar que 100gr de chocolate tem em média 540 calorias (ou 5,4 calorias/grama). Se quiser usar um valor mais preciso, escolha seu chocolate preferido e encontre o valor calórico na tabela nutricional da embalagem dele.

Veja os exercícios que matam perto de 160 calorias do chocolate :

 

 como compensar calorias do chocolate - infográfico

 

Veja como calcular calorias para outra atividades físicas ou para uma pessoa com peso diferente de 70kg  aqui, aqui, aqui (ingles) ou aqui (onde os cálculos acima foram feitos).

 

Exemplos de porções de 30gr de chocolate

A quantidade de calorias varia um pouco conforme os ingredientes utilizados.

 

5 tabletinhos Lindt
5 tabletinhos Lindt (32g) = 180 cal

3 Colheres Lingua de gato Kopenhagen3 Colheres “Lingua de gato” Kopenhagen (30g) = 174 cal

Suflair de 30 gr
1 Suflair pequeno (30g) = 159 cal

 

 

2 bombons Ferrero Rocher

2 bombons Ferrero Rocher (25g) = 142 cal

Cacau Show - tablete gianduia 30g

Tablete Gianduia Cacau Show (30g) = 172 cal

M&M mini

Tubinho M&M’s mini (30g) = 147 cal

 

Em média, as barras de chocolate encontradas em supermercados pesam entre 100 e 170 gramas, ou seja entre 540 e 918 calorias (!!!). Confira as embalagens, fracione seu chocolate (se necessário) e consuma a quantidade adequada ao seu estilo de vida para manter a saúde em dia. (Sim, eu também pensei ” fracionar, nem pensar !!!”)

Vale lembrar que, para efeitos de saúde, não são só as calorias que importam, mas o balanceamento dos nutrientes, porcentagem de gorduras e etc, que poderão ser comentados em outro post.

Enfim, uma alimentação saudável e sem exageros aliada a exercícios físicos diários permitem um bom chocolate sem culpa!