Prêmio Bean to Bar Brasil 2020 - logo

Regulamento

1. Objetivo

O Prêmio Bean to Bar Brasil tem objetivo de :

  • Divulgar os chocolates bean to bar artesanais brasileiros, premiando os melhores à venda no país, nas categorias Chocolate Intenso e Chocolate Ao Leite;
  • Promover a melhoria da qualidade dos produtos, incentivando o compartilhamento de informações entre os chocolate makers.

Para isso todos os chocolates são feitos em fôrmas iguais e avaliados às cegas e aleatoriamente por 2 júris.

  • Júri Oficial que premia com os selos de Ouro, Prata e Bronze e é formado pelos próprios chocolate makers concorrentes e por especialistas convidados (brasileiros e estrangeiros).
  • Júri Consumidor que premia com o selo Escolha do Público.

Os jurados são incentivados a comentar sobre os chocolates nos formulários de avaliação. As marcas que participam do júri recebem esses feedbacks sobre seus respectivos produtos, podendo usá-los para futuros aprimoramentos. Vários chocolate makers participantes dos outros anos usaram estas informações para melhorar seus chocolates.

Selos dos premiados em 2018.

Os proprietários e chocolate makers das marcas participantes vão poder:

  • Ter seu chocolate avaliado pelos profissionais do mercado brasileiro e internacional;
  • Ter seu chocolate avaliado pelo público;
  • Ter a chance de ser premiado no Prêmio Bean to Bar Brasil;
  • Receber feedback por escrito das avaliações do seu chocolate, feitas tanto pelo júri oficial quanto pelo público;
  • Provar e avaliar outros chocolates que estão no mercado;

Veja como foram as edições de 2017  2018 e 2019 do Prêmio.

Devido à pandemia e ao contrário dos anos anteriores, em 2020 o Júri Oficial do Prêmio Bean to Bar Brasil não vai se reunir presencialmente. As amostras serão enviadas por correio ou poderão ser retiradas em São Paulo.

2. Calendário resumido

  • Inscrições: de 17 a 20/Setembro/20
  • Envio dos chocolates: de 19 a 21/Outubro/20
  • Envio dos Kits para Avaliação – Júri Oficial: a partir de 29/Outubro
  • Distribuição dos Kits para Avaliação – Júri Consumidor: a partir de 4/Novembro
  • Divulgação dos resultados: 14/Novembro*

*Data sujeita a confirmação, dependendo do prazo de envio dos kits para jurados no exterior.

3. Empresas que podem participar:

  • Podem participar somente empresas com CNPJ registrados em atividades relacionadas com fabricação de chocolates, com pelo menos 3 meses de registro (até 15/6/20).
  • Podem participar somente empresas que produzem seu chocolate desde a seleção dos grãos (ou amêndoas) de cacau até a embalagem barra em instalação própria. Não serão aceitas empresas que terceirizam sua produção. São aceitas “tree to bar” que tenham produção de chocolate própria.
  • A empresa precisa ter chocolates à venda no mercado físico e/ou virtual.
  • Os chocolates inscritos no evento precisam estar disponíveis para venda e as lojas indicadas podem ser consultadas a qualquer momento pela organização para confirmar a informação.

4. Características dos chocolates a serem enviados:

  • Os chocolates devem ser feitos com cacau brasileiro e sem recheios ou inclusões. Baunilha e cumaru não são aceitos.
  • Podem participar apenas chocolates bean to bar, ou seja, feitos à partir dos grãos (amêndoas) de cacau até a barra em instalação própria da empresa inscrita. Chocolates tree to bar também são aceitos, desde que toda a produção do chocolate seja feita em instalação própria, não terceirizada.
  • Cada empresa pode inscrever até 3 chocolates de sua linha comercial, sejam intensos, ao leite ou ambos.
  • formulação deve ser exatamente a mesma do chocolate que se encontra à venda e disponível para o público. Atenção: os selos da premiação só podem ser colocados nos chocolates iguais ao que for enviado para o Prêmio.

4.1. Categorias e ingredientes dos chocolates

Chocolate intenso (amargo): O teor de cacau no chocolate deve ser entre 70% e 80% . Ingredientes permitidos no chocolate intenso são apenas: cacau, açúcar, manteiga de cacau e lecitina.

Chocolate ao leite: a % de cacau deve ser informada no formulário de inscrição. Ingredientes permitidos no chocolate ao leite são apenas: cacau, açúcar, leite em pó, manteiga de cacau e lecitina.

4.2. Envio das amostras

Cada empresa deve enviar aproximadamente 300 – 350 gr de chocolate para cada categoria inscrita (no formato oficial) para nosso escritório em São Paulo.

As barrinhas de chocolate devem ser produzidas no molde oficial que será enviado pelos Correios. Os mesmos moldes são usados nas 2 categorias. Os moldes são os mesmos dos anos anteriores. Quem já participou pode usar os mesmos. Chocolates feitos em moldes personalizados ou diferentes do indicado não serão avaliados.
Obs: Disponibilidade de moldes para 20 novos participantes. Acima desta quantidade, fica sujeito à disponibilidade do fornecedor.

Todas as degustações serão “às cegas”, ou seja, sem que o jurado identifique a procedência da amostra. Por isso, é necessário que os chocolates sejam todos embalados com mesmo tipo de papel.

As barrinhas devem ser embaladas uma a uma com papel chumbo liso de ambos os lados:

  • na cor prata (do lado brilhante) para os chocolate intensos;
  • na cor amarela para os chocolates ao leite**;
  • ATENÇÃO: Não serão aceitas amostras com papel chumbo:
    • De cor diferente de prata brilhante e amarelo para as respectivas categorias;
    • De cor prata do lado fosco para fora;
    • De cor prata que seja colorido ou estampado do outro lado;
    • Veja a foto abaixo.

cores para papel chumbo usados nas amostras do Prêmio

** Caso você não encontre papel chumbo amarelo na sua região, nos consulte sobre a possibilidade de enviar em outra cor e trocarmos o papel aqui. Vai depender da nossa disponibilidade, mas em caso positivo, será cobrada uma taxa.

Junto com os chocolates para avaliação deve ser enviada uma embalagem original com a barra dentro (conforme a empresa a vende normalmente). Estas embalagens e barras serão usadas para as fotos dos premiados. Você pode optar por não mandar esse chocolate, sabendo que se for premiado não será fotografado. Ao enviar a embalagem e a barra você estará automaticamente autorizando seu uso para fotos sobre o evento.


5. Júris e Avaliações

5.1. Júri Oficial

O Júri Oficial é formado por :

  • Chocolate makers e proprietários das empresas participantes do evento que optarem por fazer parte do júri no momento de preencher o formulário de inscrição. Para receber os feedbacks dos jurados é necessário que a empresa indique ao menos um jurado e que ele faça a avaliação do kit. O máximo de jurados por marca é de 3, desde que sejam seus proprietários ou chocolate makers. Empresas que não participarem do júri  serão avaliadas da mesma forma que as demais, mas não receberão os relatórios de feedback.
  • Jurados convidados, estrangeiros e brasileiros, que são profissionais do mercado de chocolate, cacau ou gastronomia, ou de mídia relacionada com esta área. Todos os membros do Júri Oficial receberão as amostras em suas residências e utilizarão o mesmo formulário de avaliação.

Jurados convidados serão anunciados conforme são confirmados. Até o momento foram confirmados os jurados abaixo.

Nota importante: Esperamos não ter problemas com envios internacionais das amostras, como ocorreu nos 2 últimos anos. No entanto, na eventualidade de não ser possível o envio por algum motivo que fuja ao nosso controle, por exemplo devido a restrições causadas pela pandemia, os valores das inscrições não serão devolvidos, pois consideramos que haverá jurados capacitados no Brasil e também o júri de consumidores para avaliarem as amostras inscritas.

Brasileiros:

  • Adriana Reis (Ilhéus) Bióloga, Dra em Biotecnologia de Microrganismos. Com experiência em tecnologia de Pós-colheita do cacau, Boas Práticas e analises físico-química e sensorial de cacau e chocolate. Atualmente é gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau – CIC, onde auxilia os produtores do Brasil na melhoria da qualidade e no acesso a mercados especiais.  @adriana_reisba
  • Ana Paula Boni (São Paulo) Editora do Estadão PME, seção de empreendedorismo de pequenas e médias empresas do jornal, cobre o setor da alimentação como repórter há 11 anos e, mais especificamente, o setor de cacau e chocolate há 6 anos, com visitas a fazendas e fábricas no Brasil e no exterior. Baiana, traz o fruto do cacau em memórias de infância. @anapaulaboni
  • Juliana Ustra (Porto Alegre) engenheira química, consultora em assuntos regulatórios desde 1998. Criadora e responsável pela condução do Projeto Chocolate no Brasil desde 2013, realizando pelo país eventos de degustação de chocolates tree to bar e bean to bar exclusivamente brasileiros. @chocolatenobrasil
  • Nicholas Yamada (São Paulo) é especialista em cafés especiais. Atualmente é Gestor da publicação internacional Perfect Daily Grind e responsável pela subsidiária PDG Brasil, ambas focadas em oferecer conteúdo educacional para a indústria do café, do campo à xícara. É um apaixonado por empreendedorismo, cafés especiais e chocolates bean to bar. LinkedIn.

Estrangeiros:

  • Carla D. Martin, Ph.D. (Boston) é fundadora e diretora executiva do FCCI – Fine Cacao and Chocolate Institute,  e professora do Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Harvard. Ela é uma antropóloga social cujas pesquisas atuais se concentram sobre ética, qualidade e política em cacau e chocolate e é baseada em vários anos de experiência etnográfica nacional e internacional. @chocoinstitute, @carladmartin
  • Clay Gordon (New York) tem degustado chocolates profissionalmente e oferecido suas opiniões por quase 20 anos. Ele é autor do inspirador livro “Discover Chocolate” (2007) e é o criador e moderador do site TheChocolateLife.com (2008), que conta com 10.000 membros de mais de 160 países. Ele visitou o Brasil em 2017 e em 2020, e foi jurado do primeiro Prêmio Bean to Bar Brasil (2017). @discoverchoc.
  •  Jennifer Earle, de Londres, fundadora do Chocolate Ecstasy Tours e do Taste Tripper, especialista em chocolate, escritora, consultora de gastronomia e jurada do International Chocolate Awards e do Academy of Chocolate Awards. Jennifer recebeu e avaliou os chocolates em Londres. @jennifer.earle
  • José López Ganem (Boston) é um acadêmico em cacau e chocolate mexicano, conduzindo pesquisas interdisciplinares nas áreas de história, cultura, políticas públicas, comércio e análise sensorial. Apresentou seu trabalho em vários fóruns acadêmicos, como a Harvard University, a Boston University, o Culinary Institute of America e a European Business School Paris, entre outros. É instrutor do Cacao Grader Intensive, currículo desenvolvido pelo  FCCI – Fine Cacao and Chocolate Institute.
  • Hazel Lee (Londres) é autora do Taste with Colour® (Mapa de sabores para degustação de chocolates, com versão também em português), consultora sobre chocolates, membro da Academy of Chocolate, jurada do Academy of Chocolate Awards e do Northwest Chocolate Awards e chocolate maker nas horas vagas. Ela organizada workshops de degustações de chocolates com pintura usando seu Mapa. É jurada do Prêmio Bean to Bar Brasil desde 2018. @hazel_choc;
  • Mireille Discher (Londres) é chocolate maker, head chocolatier na Rococo Chocolates, consultora sobre chocolates e jurada do International Chocolate Awards e do Academy of Chocolate Awards. É jurada do Prêmio Bean to Bar Brasil desde 2018. @midis_choc;
  • Terese Weiss  (Londres) é chocolate educator, professora no IICCT (International Institute of Chocolate & Cacao Tasting) e jurada do International Chocolate Awards. Terese recebeu e avaliou os chocolates em Londres. @chocolateunpacked;

Diferente dos anos anteriores e devido a pandemia, em 2020 não haverá encontro presencial do Júri Oficial. O Kits para Avaliação dos chocolates, tanto intensos quanto ao leite, serão montados de forma aleatória e distribuídos pelo correio, aos participantes do Júri Oficial. Os kits não conterão todas os chocolates concorrentes, apenas uma parcela deles. Cada jurado vai receber um kit diferente, mesmo que sejam de uma mesma empresa. O envio destes Kits tem um custo, que é cobrado da empresa participante no momento da inscrição (exceto para os que desejarem retirar o Kit em São Paulo). Note que essa modalidade acaba tendo um custo muito menor para o participante do que comparecer ao evento presencial, portanto, incentivamos que participe.

Cada jurado não saberá qual amostra está avaliando, nem a % de cacau ou ingredientes, pois só verá uma identificação numérica e a categoria (intenso ou ao leite).

Como nos anos anteriores, as amostras serão distribuídas aos jurados de forma que os chocolates sejam avaliados aproximadamente o mesmo número de vezes, o que faz com que a competição seja justa.

Cada jurado vai avaliar apenas a quantidade que se sente confortável. Ele(a) deve saber o seu limite de amostras a avaliar, comprometendo-se a parar de avaliar quando sentir que seu paladar não tem mais condições de julgar de forma justa.

Cada jurado terá um prazo (em dias) para avaliar os chocolates, que será informado no Kit de Avaliação, junto com outras instruções. Por ser em ambiente doméstico, cada jurado poderá fazer mais de uma sessão de avaliação, mas sempre pelo menos 2 horas após ingestão de alimentos ou bebidas (exceto água) para evitar interferência de sabores fortes consumidos antes da degustação.

Avaliações do Júri Oficial

As avaliações são feitas por meio eletrônico, através de um formulário que poderá ser acessado pelos jurados nos seus respectivos celulares ou computadores.

As avaliações contemplam os seguintes itens: aparência, aroma, textura e derretimento, sabor, defeitos e opinião pessoal.

5.2. Júri Consumidor

O Júri consumidor é formado por apreciadores de chocolates em todos os níveis. Não há pré-requisito para participar deste júri e o Kit de Avaliação para os consumidores é gratuito.

Datas e locais de distribuição dos Kits serão divulgados no Instagram do Chocólatras Online.

Serão distribuídos aos consumidores Kits para degustação e avaliação dos chocolates, que são os mesmos enviados para o Júri Oficial, mas com numeração diferenciada. O Júri Consumidor escolhe os premiados com a “Escolha do Público”, apenas 1 chocolate premiado em cada categoria.

Cada kit conterá 6 chocolates que podem ser avaliados por até 2 pessoas, já que as amostras são grandes e podem ser divididas. Cada kit conterá chocolates das categorias intenso e ao leite. Haverá disponibilidade (limitada) de kits veganos, ou seja, que contém apenas chocolates intensos, sem leite.

Avaliações do Júri Consumidor

As avaliações serão feitas em formulário online, diferente do formulário usado pelo Júri Oficial.

O público consumidor terá um prazo para avaliar os chocolate, que será informado no próprio kit, junto com as instruções de como degustar as amostras.


6. Prêmios e Feedbacks

Cada item da nota tem um peso. A soma dos pontos de cada avaliação, considerando os pesos de cada item, resulta em uma nota. A média final de cada chocolate é a média das notas das suas avaliações, arredondado para 1 dígito após a vírgula.

6.1. Para o Júri Oficial (prêmio Ouro, Prata e Bronze)

Em um mercado crescente como o do chocolate bean to bar, não tem sentido premiar apenas 3 chocolates e deixar de fora vários ótimos produtos. Por isso, o número de premiados em cada categoria será no mínimo de 3 e no máximo de 20% do número de inscritos na categoria, o que for maior e respeitando uma nota mínima de 60% que indica boa qualidade.

Ouro, prata e bronze serão separados por notas de corte calculadas entre a faixa da maior e menor notas premiadas, considerando os 20% mais altos dentro desta faixa para ouro, os 30% seguintes para prata e os restantes 50% para bronze. Portanto, dependendo das notas, é possível ter mais de um premiado para ouro, prata ou bronze. Também é possível não haver premiado em alguma faixa, como já aconteceu em anos anteriores.

6.2. Para o Júri Consumidor (prêmio Escolha do Público)

Será premiado um chocolate de cada categoria (intenso e ao leite), aquele que tiver a maior média pela avaliação dos consumidores.

6.3. Certificados e Selos

Cada premiado vai receber um certificado e 100 selos de premiação para serem colocados nas barras de chocolates iguais ao que for premiado (mesma porcentagem e origem do cacau, mesmos ingredientes e receita do chocolate). O frete para envio do certificado e dos selos é de responsabilidade da marca premiada. Mais selos podem ser encomendados se necessário.

6.4. Feedbacks

Para aqueles chocolates que tiverem jurado(s) indicado(s) na ficha de inscrição e que ele(s) efetivamente participe(m) das avaliações, após a apuração a empresa fabricante receberá o Relatório de Feedback contendo as notas e comentários feitos pelos jurados que o avaliaram. Os nomes dos jurados não aparecerão nos relatórios.

Atenção: Como um dos objetivos é premiar os melhores chocolates à venda no país, caso haja a suspeita de que algum chocolate premiado não seja igual à sua versão disponível no mercado, pode ser necessária uma segunda avaliação. Essa avaliação consiste da comparação da amostra enviada com a sua versão à venda no mercado, que será comprada anonimamente pela organização. Esta avaliação, caso ocorra, será feita por um grupo de até 5 pessoas composto por Zelia Frangioni, diretora do Prêmio Bean to Bar Brasil, e chocolate makers participantes do evento, não premiados, sorteados e que estejam disponíveis para tal serviço em São Paulo. Em caso de diferenças notáveis e consideráveis de cor, sabor, textura e/ou derretimento entre a versão enviada e a comprada, o Prêmio daquele chocolate será cancelado, o fato será anunciado e os selos e certificado (se já entregues) deverão ser devolvidos. Entendemos que chocolates bean to bar artesanais apresentam um certo grau de variações entre lotes. Isso é normal já que a fermentação e a torra do cacau nem sempre são idênticas entre as bateladas e é isso que diferencia os artesanais dos industriais. Em 2019, 2 chocolates vencedores tiveram suas amostras comparadas com suas versões comerciais e foram confirmadas como compatíveis.


7. Prazos e datas

Inscrições: abertas de 17 a 20/09/20.

Confirmação da inscrição: Só é feita a partir do recebimento do comprovante de pagamento. O prazo para o pagamento da inscrição é de até 1 dia útil após envio do formulário. Após este prazo, a inscrição pode ser cancelada.

Entrega dos chocolates: Os chocolates devem ser enviados de 19 a 21/10/20, para um endereço em São Paulo. Chocolates que chegarem após 22/10 não serão avaliados pelos jurados internacionais (porque esses kits serão despachados primeiro) e aqueles que chegarem após 23/10 não participarão da prova. Chocolates que chegarem antes de 18/10 não terão garantia de armazenamento correto, já que pode não haver gente no local para recebê-los (poderão ficar na portaria do prédio até dia 19).

Envio dos kits de avaliação para membros do Júri Oficial: a partir de 29/10

Distribuição dos kits de avaliação para consumidores: a partir de 4/11

Divulgação dos Resultados: 14/11/20***

***Data sujeita a confirmação, dependendo do prazo de envio dos kits para jurados no exterior.


8. Valores

Valores a serem pagos pelas marcas participantes:

  • Taxa de inscrição 2020
    • R$ 235 para 1 chocolate
    • R$ 445 para 2 chocolates 
    • R$ 640 para 3 chocolates
  • + Valor dos moldes oficiais (para os participantes que não os tem disponíveis)
  • + Frete do kit de avaliação (para os participantes que se inscreverem no júri)

O valor pago não é reembolsável no caso de desistência ou desclassificação por não atender ao regulamento.

A inscrição inclui:

  • a participação dos chocolates no Prêmio tanto para o Júri Oficial quanto para o Júri de Consumidores;
  • a participação dos representantes da empresa no Júri (caso desejado);
  • o recebimento do Relatório de Feedback (para aqueles que participarem do Júri).

O uso dos moldes oficiais é obrigatório e eles são os mesmos usados no ano passado. Quem já os tem ou tem de quem emprestar, não precisa comprar.  Valor dos moldes: R$15,00 + frete (este varia conforme a localidade).

Frete do envio dos Kits de Avaliação (para marcas que participarem do Júri): varia conforme a localidade, consulte o formulário de inscrição.

Pagamento por depósito bancário no prazo de 1 dia útil.


9. Como participar

  1. Preencha e envie o Formulário de Inscrição.
  2. Você receberá um email com a confirmação do recebimento da sua inscrição e dados bancários para depósito. Caso não receba o email em até 24 horas, por favor entre em contato.
  3. O prazo para o pagamento via depósito é de 1 dia útil. Após este prazo, a inscrição pode ser cancelada para dar lugar a outros interessados.
  4. Depois do depósito, envie o comprovante por email.

Para quem solicitou os moldes dos chocolates, eles serão despachados em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento.

O endereço de entrega dos chocolates será enviado por email para todos os participantes.

Envie os chocolates para o endereço indicado no email com entrega entre 19 e 21 de outubro de 2020. Chocolates enviados antes ou depois deste período podem não ser recebidos e correm o risco de não participar.

O participante receberá um email com a confirmação do recebimento dos seus chocolates.

Inscreva-se aqui!