Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Vem aí o chocolate que não derrete na mão

Quem mora em lugares de clima quente vai gostar dessa notícia, e quem não gosta de melecar os dedos quando come chocolate também!

Os diversos concorrentes da indústria do chocolate estão correndo atrás de desenvolver um chocolate que aguente, sem derreter, temperaturas maiores que os produtos atuais, que geralmente suportam até aproximadamente 34ºC.

Após anos de pesquisas, o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Barry Callebaut, maior fabricante de chocolate a granel do mundo, desenvolveu um chocolate capaz de permanecer sólido em temperaturas de até 38ºC, isto é, será o chocolate que realmente vai aguentar climas quentes como o do nordeste brasileiro. O objetivo é poder vender mais chocolates para África, Oriente Médio e América Latina, pois a previsão da empresa Euromonitor é que estes mercados devem crescer mais de 50% até 2019, para o patamar de US$ 48 bilhões. A previsão de crescimento para América do Norte e Europa no mesmo período é bem menor, de 15%, subindo para US$ 74 bilhões.

O chocolate da Barry Callebaut é usado como matéria-prima por diversos fabricantes de doces e chocolates no mundo. O novo “chocolate tolerante à temperatura” não é somente um chocolate, é um “toolkit”, isto é, um produto mais um método de preparo para que os chocolatiers possam fazer suas criações, tanto em chocolate ao leite quanto no amargo, que resistam mais ao calor, como explica o time de pesquisadores no anúncio oficial.

Nessa corrida também entram as gigantes Nestlé, Hershey e Mondelez (dona da Milka, entre outras). A competição é grande e desde 1970 mais de 90 patentes relacionadas ao tópico já foram registradas. O problema é que para aumentar a tolerância do chocolate à temperaturas, é preciso modificar as gorduras presentes nele e isso pode provocar alteração no sabor, aroma e textura do produto final. A Barry Callebaut promete um chocolate sem alteração de sabor. Vamos esperar para ver!

Leia mais sobre isso nos sites Exame  ou  Infomoney.

Chocolate que derrete na sua boca mas não na sua mão

Você já deve ter ouvido esta frase antes e deve estar achando então que a notícia não é assim tão interessante. Ela é sim, pois os chocolates que hoje não derretem na mão são aqueles recobertos de uma camada colorida (que não é de chocolate), como os famosos M&Ms. Pelo que eu vi aqui, eles não derretem na mão por que a temperatura em que esta cobertura derrete (o ponto de fusão) é muito maior que a temperatura do corpo humano, e ao mesmo tempo ela isola a mão do chocolate, o que impede derretimento dele. Depois que você coloca o M&M na boca, a cobertura não derrete devido a temperatura como a gente imagina, ela apenas se dissolve, pois é solúvel na saliva.

Veja aqui como os M&Ms da Mars é feito (vídeo em inglês)

Acho que seria interessante poder comer chocolate em qualquer lugar do mundo sem que ele vire uma meleca dentro da embalagem (como aquele que eu comprei num supermercado da Bahia no ultimo verão) , mas que graça tem chocolate que não derrete um pouquinho na ponta dos dedos?

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.