O sonho de qualquer chocólatra é um chocolate que não tenha calorias. Sinto informar, isso não é possível em chocolates sólidos por causa do conteúdo de açúcar e da gordura natural do cacau, a manteiga de cacau. A boa notícia é que no formato de “chá” (ou melhor, infusão!) as calorias são bem reduzidas (cerca de 14 em 100ml).
Teoricamente, o “chá de chocolate” não pode ser chamado assim. Chá é a infusão feita apenas com a planta camellia sinenses, ou seja, o chá preto, verde, branco ou oolong. No caso de qualquer outra planta, o nome correto é infusão. Mas o nome “infusão de cacau” não tem a menor graça, né? Você prefere tomar chá de chocolate ou infusão de cacau ? Chá de chocolate, claro, mesmo que não seja nem chá e nem chocolate.
Bom, a infusão de cacau é feita com grãos (ou amêndoas) de cacau fermentados, secos e torrados, e são mantidas as propriedades antioxidantes e os minerais que fazem bem à saúde. Além disso, a bebida não contém glúten, nem lactose e nem açúcar (para adoçar como quiser!).
Ontem eu participei de uma degustação do Choco Chá, da Chocolat du Jour, apresentada pela especialista em chás Carla Saueressig da A Loja do Chá Tee Gschwendner, que também ajudou a desenvolver o produto. O Choco Chá é feito com cacau fino brasileiro, cultivado na Bahia. Eu já o conhecia desde o lançamento no inverno passado, achei interessante, mas eu sempre gostei mais de chocolate de morder. O aroma de chocolate neste chá é forte e maravilhoso, contrasta com o sabor suave da bebida.
Fiz o chá algumas vezes e o tomei puro, sem nada para acompanhar. Lá no evento foi diferente: a degustação foi acompanhada de chocolates, o que leva a experiência um outro nível. Também sugeriram experimentá-lo quente com bolos como o de laranja ou gelado com frutas como melão.
De cara, eu percebi que algo estava diferente. O chá ali tinha aparência mais bonita, era mais límpido e homogêneo do que aquele que eu fiz em casa. Acontece que o Choco Chá tem um pouco de pó de cacau em partículas bem fininhas que atravessam o meu filtro metálico e se depositam na xícara. Lá, eles usaram filtro de tecido que impede a passagem destas partículas e deixa o chá totalmente livre de sólidos. O sabor é o mesmo, mas claro que a aparência do chá bem filtrado é mais agradável.
Além disso, entendi que, para qualquer chá, é bom seguir as instruções da embalagem tanto em relação à proporção do produto e da água quanto no tempo de infusão, coisa que eu raramente faço. Foi uma ótima lição! O engraçado é descobrir que nem chá eu sei fazer na cozinha…
chá quente com bombom meio amargo com caramelo e flor de sal
A degustação foi assim: Primeiro experimentamos o chá quente em lindas xícaras com o chocolate amargo 80%, depois com o 70% (ambos feitos com cacau Pratigi) e depois com o bombom de chocolate meio amargo com caramelo e flor de sal. Então veio o chá gelado, em taças, para harmonizar com o delicado pão de mel. Nas 4 combinações, o chá intensificou o sabor do chocolate. A maioria das pessoas presentes gostou bastante da opção com caramelo, mas a minha combinação preferida foi com o 80%. Aliás, tanto o bombom de caramelo e flor de sal quanto o chocolate 70% e o Choco Chá já foram premiados na Academy of Chocolate Awards de Londres.
chá gelado com pão de mel
Depois de tomar infusão de cacau algumas vezes, de conversar com pessoas que também o provaram, e ciente de que eu não entendo nada de chás, cheguei à seguinte conclusão: acho que quem ama chás vai gostar muito deste. Quem ama chocolate e está acostumado com bebidas espessas e doces como chocolate quente, precisa ter em mente que isto é uma infusão mesmo, ou seja, uma bebida leve, suave, deliciosa e não encorpada, por não conter a gordura e o açúcar do chocolate, nem as malditas calorias.
A Carla também explicou que já fez ótimas harmonizações do Choco Chá com sakês e cervejas artesanais.
Pense nisso, experimente e conta para a gente o que achou.
Deixar um comentário