A primeira vez que vi uma barra de “Bacon Chocolate” fiquei chocada. Não comprei por que detesto bacon e achei a combinação um tanto absurda. Recentemente, eu fui a uma loja de departamentos em Las Vegas na seção de chocolates gourmet e me deparei novamente com ele (era o Vosges). Não ia comprá-lo, mas, na hora de pagar os outros, perguntei para a moça do caixa se alguém comprava aquilo. Ela respondeu que sim, inclusive ela, pois era “muito bom, não tinha exatamente gosto de bacon, mas aquele sabor salgadinho do bacon deixava o chocolate delicioso”. Resolvi arriscar.

Encontrei facilmente nas lojas nos Estados Unidos 2 marcas que vendem Chocolate com Bacon: a Chuao e a Vosges. Ambas tem os chocolates nas versões tablete (80g e 85g) e mini tabletes (11g e 14g), como aparecem na foto.

Não encontrei estas marcas no Brasil, mas aqui a Zotter tem chocolate com bacon no catálogo da loja virtual (na data deste post, o produto estava esgotado).

Como eu não gosto de bacon, achei que seria interessante ter também a opinião de alguém que gosta, então meu irmão Henrique veio provar.

Experimentamos os mini-tabletes ao leite Maple Bacon da Chuao e Mo’s Milk Bar da Vosges e a versão com chocolate amargo (62% de cacau) Mo’s Dark Bar da Vosges .

 

chocolates com bacon da Chuao e Vosges

 

O Chuao, em formato de cacau, tem sabor bem suave de bacon, numa textura que o Henrique chamou de pequenos cristais. É um chocolate ao leite com apenas um toque de bacon, que não permanece na boca depois de comer.

Já os dois da Vosges tem aroma e sabor mais fortes de bacon, dá para sentir os pedacinhos na textura levemente crocante. Depois de alguns minutos, o sabor de bacon continua presente na boca. A versão amarga (que é só 62% de cacau), parece mais amarga do que deveria.

O Henrique, que gosta de bacon, gostou mais da Mo’s Milk Bar da Vosges. Eu prefiro o Chuao por que é mais suave, mas como não curto bacon, acho que minha opinião não vale muito.

 

Chuao Bars

A Chuao Chocolatier tem sua fábrica e loja em San Diego e foi fundada em 2002 pelos irmãos venezuelanos Michael (o chocolatier) e Richard Antonorsi. Além do bacon, eles usam outros ingredientes inusitados na criação de barras como a Pretzel Toffee Twirl, a Pop Corn Pop, Potato Chip e Cinnamon Cereal Smooch Bar. Estes e outros sabores são vendidos em lojas americanas como Whole Foods, Crate & Barrel e Bed Bath and Beyond.

 

Vosges mini bars

A Vosges Haut-Chocolat, que tem um linha de produtos de bacon e chocolate, foi fundada pela chocolatier Katrina Markoff em 1998, a sede fica em Chicago, mas suas luxuosas lojas estão presentes também em Nova York, Los Angeles e Las Vegas. Além disso, os chocolates também podem ser encontrados em lojas de chocolates orgânicos e gourmets naquele país. Ela também usa ingredientes inusitados e aparece em várias listas dos melhores chocolates dos Estados Unidos.

 

Prometo contar mais sobre ambas as marcas em posts futuros. Valem a pena.

Chuao Chocolatier: www.chuaochocolatier.com

Vosges Haut Chocolat: www.vosgeschocolate.com