O sonho de qualquer chocólatra: chocolate sem calorias e com menos gorduras! Parece que isso pode mesmo virar realidade, de acordo com a notícia publicada no site da Temple University da Filadélfia, nos Estados Unidos e o artigo “Electrorheology leads to healthier and tastier chocolate” publicado na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America).

Está provado que o chocolate tem vários benefícios nutricionais, mas o alto teor de gordura o torna uma delícia com muitas calorias. Tirar a gordura do chocolate, até hoje, é um problema para a produção, pois o chocolate passa pelas tubulações na forma líquida, graças exatamente ao seu conteúdo gorduroso. Sem a gordura, o chocolate vira uma pasta e entope os equipamentos. Há décadas, os cientistas tentam resolver esse problema.

O método encontrado

Os cientistas da Temple University pesquisaram e desenvolveram um método de fazer o chocolate com gordura reduzida atravessar a linha de produção de forma fluída. A equipe, chefiada pelo professor de física Rongjia Tao, aplicou um campo elétrico na direção do fluxo de chocolate e conseguiu aumentar a densidade das partículas de forma a manter a fluidez, mesmo usando chocolate menos viscoso, com menor teor de gorduras. Foi preciso criar um equipamento específico para testar a teoria e nele foram testados diferentes marcas de chocolates, com redução de até 20% de gorduras.

 



 

A pergunta que não quer calar

Será que retirar 20% de gordura vai alterar o sabor do chocolate? Pode ser que sim e aí teremos a difícil tarefa de escolher entre sabor e calorias… O prazo citado no post da universidade isso acontecer é de 1 ano. Mal posso esperar !