Se você não sabe o que é bean to bar e porque é legal escolher esse tipo de chocolate, eu te conto os meus motivos: ingredientes mais puros, transparência e sustentabilidade. Esses 2 últimos tem relação direta com o fator humano. Ou seja, bean to bar é melhor para quem consome, para quem o produz e para o planeta.

O foco do bean to bar é o sabor verdadeiro do cacau, qualidade e valor justo. Já foram identificados + de 400 compostos aromáticos no cacau, portanto chocolate não tem que ter um sabor único. O sabor do chocolate depende da origem, variedade, safra, pós-colheita e torra do cacau, além da habilidade do chocolate maker. Portanto, cada chocolate bean to bar é único. É mais caro, mas não explora ninguém, então vale muito mais mesmo.

Porque escolher chocolates bean to bar

Ingredientes mais puros

  • Poucos ingredientes, todos naturais.
  • Levam mais cacau (o ingrediente mais caro) e menos açúcar (o ingrediente mais barato).
  • Feitos com cacau especial/fino (tem mais sabor e, geralmente, menos amargor e adstringência).
  • Não contém aromatizantes, gorduras vegetais, e aditivos artificiais.
  • No caso do cacau brasileiro que é cultivado em meio à mata atlântica, ainda preserva o meio ambiente.

Transparência

  • A gente sabe quanto de cacau tem no chocolate. Em geral as grandes marcas só indicam a porcentagem de cacau nos chocolates “amargos”, mas os bean to bar indicam também nos ao leite e, algumas vezes também no branco.
  • A gente sabe por quem, como e onde o chocolate foi feito. (Dá até para conhecer e conversar com o chocolate maker!)
  • A gente sabe de onde veio o cacau, a região de produção, muitas vezes até a própria fazenda.

Sustentabilidade

  • Cadeia produtiva mais curta, com muito menos intermediários, o que faz com que seja possível a valorização do trabalho de todos.
  • Comércio justo: valor justo pago para o produtor de cacau, o que gera menos exploração e menos chance de trabalho infantil e trabalho análogo ao escravo.
  • Chocolates mais artesanais, produzidos por empresas locais, o que me dá a chance de ajudar a região onde ele é produzido (e não as multinacionais que já são ricas).

O chocolate industrializado é o oposto de tudo isso

O foco das grandes indústrias é quantidade, padronização (chocolates sempre iguais) e valor baixo.

O objetivo é levar o chocolate ao maior número de pessoas, o que parece bom, mas tem muitas consequências ruins para quem consome e para quem produz.

Como escolher

Na hora de escolher eu levo em.consideração 4 fatores:

Para quem é o ovo de Páscoa e o que a pessoa gosta. Se for para um grupo de pessoas, penso em algo que possa agradar a todos e a quantidade precisa ser maior. Para uma pessoa só, penso no que sei que ela gosta e escolho um ovo menor. Quando é presente, a embalagem importa e também levo isso em consideração.

Como é a compra e a entrega. Sempre que possível prefiro comprar pessoalmente na loja, mas, quando não dá, compro online. Me preocupo com a distância. Quanto mais longe a loja estiver, mais tempo o ovo vai ficar no transporte e pode sofrer com o calor e batidas (lembre-se que ovos são mais frágeis que barras!). Quero presentear ovos inteiros, então sempre compro na cidade onde está o presenteado (que no meu caso, é quase sempre só São Paulo).

Valor em relação à qualidade. Eu compro vários ovos de Páscoa todo ano, então tenho que considerar o preço, claro, no sentido do quanto vou gastar no total, mas sempre priorizo qualidade sobre quantidade. Prefiro dar um ovo menor do que gastar o mesmo num ovo grande de qualidade inferior.

Qualidade + criatividade + novidade. Acredito que essa é a fórmula do sucesso para presentear Ovos de Páscoa. Na hora de escolher, vejo as opções que cada marca tem e procuro dar preferência para as novidades criativas. Opções não faltam, veja aí embaixo.

Conclusão

Os ovos de Páscoa bean to bar trazem sabor e paz de espírito, além de terem o poder de encantar e surpreender os presenteados. Não tem mais desculpa para você não escolher bean to bar nessa Páscoa! Opções não faltam para todos os gostos e bolsos e a maioria das marcas entrega em todo território brasileiro (certifique-se que usem isopor para transportes de longa distância). Claro que em algumas regiões tem mais opções, como São Paulo e Bahia.

As minhas escolhas em São Paulo

Eu moro em São Paulo, então essas são as opções que eu escolhi e compraria por aqui. (Se pudesse compraria todas, mas claro que não dá, né.). Todas estas marcas tem também outros ovos de Páscoa e barras, com variações de tamanhos e preços, então fique á vontade de entrar nos respectivos links para ver as outras opções.

Nota: Eu não faço post patrocinado, estas são escolhas pessoais, ninguém me pagou para estar nesta lista.

 

 

 

 

 

Feliz Páscoa!!!

Atenção! Consuma sempre com moderação! Deguste, não devore. Uma feliz Páscoa para você e sua família!