Há mais de um ano escrevi um post sobre o Chocolate Shooter, a experiência de cheirar pó de chocolate , um produto que já não era novidade naquela época. Nas últimas duas semanas este post tem tido uma quantidade de visitas absurda. Achei esquisito e fui pesquisar as notícias recentes sobre o assunto. Descobri que parece que tem gente inalando pó de chocolate (ou melhor, de cacau!) em baladas na Europa!

 

Chocolate Shooter - Dominique Persoone

Chocolate Shooter

O Chocolate Shooter foi criado pelo premiado chocolatier belga Dominique Persoone, da loja The Chocolate Line,  para uma comemoração dos Rolling Stones em 2007. O produto é um pequeno aparelho de acrílico que “catapulta” o pó para dentro das narinas. Ao desenvolver o pó, o chocolatier percebeu que o uso de cacau puro em pó era muito seco e, consequentemente, não agradável. Por isso, ele misturou o pó de cacau com gengibre e com menta, e vendeu milhares de unidades até hoje. Custa $45 euros.

 

Chocolate Shooter

Agora, apareceram várias matérias online citando o uso do pó em baladas, como se fosse uma droga que não é ilegal. A onda começou na balada Lucid em Berlim, onde não há bebida alcoólica. Claro que o cacau não tem o mesmo efeito que as drogas ilícitas e o seu uso desta forma parece mais um modismo ou uma jogada de marketing.

Mas é seguro inalar pó de cacau?

Não há uma conclusão se é seguro para a saúde inalar cacau em pó, e todas as matérias que li citam apenas o comentário de um médico americano, o  Dr. Jordan Josephson de Nova York, que diz que pode ser perigoso. Usamos o nariz para inalar ar, que vai para os pulmões. Será que eles estão preparados para se encher de chocolate em pó? Até agora, tanto o DEA, agência americana que controla as drogas ilícitas, quanto o FDA, que controla alimentos e medicamentos, não se pronunciaram sobre o assunto.

Se quiser ler mais sobre o assunto:

Eu, sinceramente, prefiro chocolate de comer! Para que inalar, se você pode degustá-lo?

Se quiser saber mais sobre o mundo dos chocolates, assine a Newsletter Chocólatras Online!