O World Chocolate Masters, conceituado concurso mundial de chocolate atualmente na 6ª edição, teve a conclusão da etapa brasileira no último dia 29 de outubro, na Chocolate Academy. Os 5 finalistas tiveram quatro meses para se preparar.

World Chocolate Masters  - Diego Lozano

Diego Lozano

Diego Lozano, de São Paulo, consagrou-se em primeiro lugar e será o representante do Brasil na final mundial que acontece em Paris em 2015. Ele também recebeu o prêmio de Melhor Escultura (foto acima).

A disputa pelo título de “Brazilian Chocolate Master” envolveu a elaboração de esculturas, tortas, bombons e snacks a partir do tema “Inspiração da Natureza”, com tempo de prova limitado das 8h às 17h30.

Em segundo lugar, classificou-se Fernando de Oliveira, de Vinhedo, que conquistou ainda o prêmio de Melhor Bombom. Em terceiro ficou Ricardo Campos, de Joinville, acumulando as categorias de Melhor Torta do Dia e Melhor Snack de chocolate.

 

World Chocolate Masters  - Torta "Os Cinco Sentidos" -  Ricardo Campos

 Torta Os Cinco Sentidos de Ricardo Campos: “Melhor Torta do Dia”.

World Chocolate Masters  - Ricardo Campos

Brownie Burguer de Ricardo Campos: “Melhor Snack de Chocolate”

World Chocolate Masters  - Fernando Oliveira

Bombom Abelha de Fernando Oliveira.: “Melhor Bombom Moldado”.

O júri que avaliou os candidatos e seus trabalhos foi presidido pelo confeiteiro Flávio Federico, da I Dolci, que dividiu a tarefa com os colegas Renata Arassiro e Dominique Guerin, ambos embaixadores da Callebaut no Brasil e proprietários da Renata Arassiro Chocolates e Boulangerie Guerin, respectivamente, Rafael Barros (Opera Ganache), Arnor Porto (Sweethings) e Lia Quinderé (Sucré Patisserie).

O World Chocolate Masters é organizado pela marca francesa Cacao Barry, com apoio das marcas Callebaut e Carma, e acontece a cada 2 anos. Essa foi a primeira seletiva brasileira a acontecer na Chocolate Academy São Paulo, centro técnico 100% dedicado à disseminação de conhecimento em torno do chocolate, inaugurado em junho de 2013. A escola tem unidades em 16 países, a brasileira é a única na América do Sul.

Agora vamos torcer pelo Brasil e pelo Diego em Paris no ano que vem !