Recentemente escrevi um post sobre a compra de chocolates importados e naquele dia descobri que existem algumas marcas  à venda no Submarino, aquela loja virtual que vende de tudo e sou cliente faz tempo, onde já comprei livros, dvds, brinquedos, eletrônicos, mas nunca chocolates. Resolvi testar para ver como chegam, já que despachar chocolate requer mais cuidados que aqueles outros produtos. É preciso que a embalagem proteja o chocolate contra batidas e variações de temperatura. Já testei a compra online em lojas que vendem chocolates de fabricação própria (veja aqui). Agora chegou a vez de uma loja multi-marcas que vende chocolates nacionais e importados. Escolhi aqueles que eu não conhecia.

A escolha dos chocolates, a compra e o prazo de entrega

O Submarino tem mais de 150 chocolates importados de várias marcas no catálogo, mas muitos estavam esgotados. Procurei por tabletes de chocolates que tivessem apenas manteiga de cacau como fonte de gordura, pois isso é um dos indicadores de qualidade (veja como escolher um bom chocolate). A informação consta das listas de ingredientes e é legal que o Submarino tem esta informação disponível para grande parte dos chocolates existentes na loja. Dentre as que cliquei, poucas barras atendiam ao meu requisito. Escolhi comprar 4 e descobri que uma delas (a Sarotti No.1) seria entregue por outra empresa com prazo e frete bem maiores do que do Submarino. Desisti dela, não queria esperar 9 dias úteis para chegar uma barra de chocolate, apesar das demais terem um prazo estimado de 6 dias úteis.  Como o Submarino quase sempre entrega antes do prazo, topei esperar. Chegou em apenas 2 dias úteis! A compra em si foi rápida e a entrega também, demorada foi eu na escolha dos chocolates.

A entrega

Eles não protegem a embalagem contra variação de temperatura como as lojas de chocolates fazem ao colocarem bolsinhas de gelo artificial, mas colocam um adesivo de “Produto Perecível – Manter em local refrigerado”. É apenas uma caixa de papelão com sacos de ar para os chocolates não chacoalharem lá dentro.

Uma coisa que pode acontecer com chocolates importados é que, dependendo da temperatura no transporte desde o país origem, eles podem chegar aqui esbranquiçados ou deformados por derretimento. Não foi o caso. Os chocolates chegaram em perfeito estado.

Submarino - compra de chocolate estrangeiro

Submarino - compra de chocolate1

Submarino - compra de chocolate1

 

Os chocolates

Nesta compra, pedi os seguintes chocolates:

  • SchneeKoppe Full Milk : chocolate ao leite com frutose no lugar do açúcar. Origem: Alemanha.
    Um chocolate macio ao toque, mas com sabor esquisito, não sei se pela presença de um substituto do açúcar ou se é por algum outro fator. Não compraria novamente.
  • Heidi Dark Cranberry : chocolate amargo com oxicoco. Origem: Romênia.
    Ele é fininho e gostoso, com pedacinhos de cranberries, que eu não conhecia, mas gostei.
  •  Mount Momami Frischgeschöpft : chocolate ao leite com avelãs caramelizadas. Origem: Alemanha.
    A aparência é meio desleixada, parece que jogaram as avelãs irregularmente no chocolate derretido, mas o sabor é muito bom, o aroma também. Cremoso, ele derrete na boca e quando você vai morder a avelã, percebe que ela é mais dura e doce por que está caramelizada. Boa pedida!

 Submarino - compra de chocolate

A conclusão

Fazer o pedido no Submarino é muito fácil e as opções são muitas, de vários preços e qualidades. Preste atenção no prazo de entrega de cada chocolate, já que eles também vendem produtos de outras lojas que cobram fretes separados. Vale a pena compra no Submarino, se o chocolate desejado estiver disponível e a entrega não for em um lugar distante e quente (por que neste caso, a chance dele derreter no transporte é grande). Valeu !