Infelizmente, ainda são poucos os chocolates estrangeiros bons que chegam por aqui. Quando digo bons, me refiro aos chocolates feitos com os melhores ingredientes, cacau selecionado, sem gordura que não seja manteiga de cacau, sem aromatizantes e conservantes, e pouco açúcar (ou seja, mais saudáveis e saborosos). Em importadoras, você encontra chocolates famosos, mas são poucas as opções de chocolates sem gordura vegetal hidrogenada e, até o momento, não tenho conhecimento de loja que venda bean to bar artesanal importado.

Por isso,  sempre que viajo ao exterior, geralmente Estados Unidos, compro muitos chocolates.  Depois quando volto, vou abrindo-os aos poucos, conhecendo-os com calma. Você pode ver tudo isso no meu Instagram.

 

Chocolate Australia bombons derretidos no transporte internacional

Como importar chocolate

Ou melhor, como comprar chocolate estrangeiro em loja virtual internacional para entrega no Brasil, em quantidade para consumo próprio.

Eu já tentei  algumas lojas virtuais e a maioria não entrega no Brasil por restrições alfandegárias. Isso inclui a maior loja de todas, a Amazon, onde é possível comprar várias marcas bacanas de chocolates. A Amazon entrega muitas coisas no Brasil, chocolates estão fora da lista.

Pela primeira vez, esta semana, consegui receber um pedido que fiz online em uma loja de Londres.  Comprei apenas 3 tabletes, pois não tinha certeza se chegariam bem. Até que deu certo, apesar da demora. Fiz o pedido na Cocoa Runners no dia 1 de agosto. O pedido foi despachado por eles no dia seguinte. Chegou para mim, em São Paulo, no dia 11 de outubro, ou seja, levou 73 dias para chegar !!! Esse prazo é uma coisa totalmente aleatória, pois conheço uma pessoa que fez o pedido na mesma loja no dia anterior ao meu e o recebeu umas 3 semanas antes de mim. Não dá para prever, pois não dá para saber quanto tempo o pacote vai ficar parado na alfândega.

Como a foto mostra, o pacote não é super protegido para viagens longas, é apenas uma caixa de papelão. Chocolates são produtos sensíveis a variações de temperatura, mas tive sorte, apenas um deles chegou quebrado, nenhum derreteu.

Então, eu acredito que compra internacional online para entrega no Brasil envolve 4 riscos:

  • O pedido demorar muito para chegar;
  • Os chocolates chegarem vencidos ou danificados (quebrados ou derretidos);
  • A alfândega cobrar imposto pela “importação”;
  • E o pior de todos, o chocolate não chegar (pouco provável, mas o risco existe).

Este chocolate abaixo foi um presente de uma amiga que mora na Austrália, veio pelo correio. Eram bombons sortidos, não chegou nem um inteiro, apenas um bloco de chocolate misturado com diversos recheios.

Chocolate Australia bombons derretidos no transporte internacional

 

Notei que o envio da Cocoa Runners veio marcado como “gift” e não como entrega comercial, e o da minha amiga também. Não tenho certeza, mas pode ser por isso que passou na alfândega sem problemas.

Comprar chocolates em viagens ao exterior

Lojas virtuais x lojas físicas

Dependendo da cidade que você vai visitar, muitas vezes não existem lojas que vendem o que você procura, então é preciso comprar online. É mais fácil e quando você chega, já está tudo lá e você não perde o seu precioso tempo de lazer.

Se você gosta de bombons, é melhor comprar em lojas físicas, pois bombons tem prazo de validade bem mais curtos do que os tabletes por causa dos recheios e comprando na loja real você compra tudo mais fresquinho.

Veja listas de lojas físicas de chocolates que já foram publicadas aqui no blog: Londres, Boston, Nova York e Barcelona. Veja também o Localizador de lojas de chocolates que inclui algumas outras cidades do exterior.

O interessante de optar pelas barras de chocolate é que elas são a melhor maneira de você apreciar o verdadeiro sabor do cacau das diferentes origens, com ou sem ingredientes especiais como frutas, nibs de cacau, caramelo, especiarias ou nozes. Considerando isso e a validade mais longa das barras, a maior parte das minhas compras são deste tipo de chocolate.

Como comprar chocolate online nos Estados Unidos

Quando

Eu costumo comprar online mais ou menos 2 semanas antes de viajar e mando entregar onde eu vou me hospedar. É preciso prestar atenção para que a data da entrega seja antes ou durante a estadia no local. Se for hotel, muitas vezes é cobrada uma taxa diária para guardar os pacotes antes da data do check-in, então o ideal é conseguir encaixar a entrega logo no dia da chegada. É bom avisar o hotel para que os pedidos que cheguem antes de você não sejam devolvidos!

Onde

Algumas marcas só são vendidas nos seus sites oficiais, mas a maioria é possível comprar em lojas multi-marcas. A mais fácil é a Amazon. O legal é que ela tem produtos que ela mesma estoca e entrega, e outros que são vendidos por lá e entregues por outras lojas. As 2 maiores lojas de chocolates que vendem através da Amazon são Caputo’s  Market and Deli e World Wide Chocolates. Você também pode comprar diretamente nos sites destas lojas, mas eu prefiro comprar através da Amazon para não ter que fazer cadastro em vários lugares.  Às vezes, o mesmo chocolate é vendido pela Amazon, pela Caputo e pela World Wide Chocolates com preços diferentes, então vale a pena comparar. Se for comprar vários chocolates, repare que o ideal é que sejam todos entregues pela mesma loja, para que o frete seja um só.

Algumas marcas legais que já comprei na Amazon (sempre em tabletes)

  • Bonnat Chocolat (francesa)
  • Domori (italiana, mas essa já encontrei no Eataly em São Paulo)
  • François Pralus (francesa)
  • Amedei (italiana)
  • Akesson’s (inglesa)
  • Omnon (canadense)
  • Ritual (americana)
  • Amano (americana)
  • Raaka (americana)
  • Tcho (americana)
  • Taza (americana, depois visitei a fábrica, veja aqui)
  • Marou (vietnamita)

Lojas virtuais (que não testei, mas tem chocolates de excelentes marcas): Caputo’s Deli, World Wide Chocolates, The Meadow, Chocolopolis e 2Beans (essa eu visitei a loja física, veja aqui).

Para que os tabletes não quebrem na mala, eu os coloco dentro de um tuperware (pode ser qualquer caixa) e preencho os espaços vazios com lenços de papel para que o chocolate fique bem firme e não fique batendo dentro da caixa. Sabe se lá o quanto a mala vai chacoalhar e prefiro que meus chocolates cheguem inteiros em casa. Da última vez, trouxe 3 tuperwares lotados. Sei lá quando vou viajar de novo.

Se você já conseguiu comprar chocolate no exterior com entrega aqui, conta para a gente aí nos comentários por favor! Toda dica é bem vinda!