Para quem gosta de Toblerone, a novidade é uma delícia ! Os novos sabores do chocolate suiço são Crunchy Salted Almond (o azul) e Fruit & Nut (o roxo). O primeiro é perfeito para quem, como eu, curte um leve sabor salgado de amêndoas no chocolate. Já o outro, o termo Fruit refere-se às uvas passas e o Nut são amêndoas, como não sou fã de uvas passas, não posso opinar muito..
As versões ao leite, branco e meio amargo já estão no mercado brasileiro há anos, mas os novos ainda não são fáceis de se achar por aqui. Por enquanto os encontrei apenas nos free-shops de aeroportos internacionais.
Toblerone tem mais de 100 anos!
O Toblerone foi criado em 1908 por Theodor Tobler and seu primo Emil Baumann, numa brincadeira com o sobrenome Tobler e a palavra “torrone“, um doce italiano de nougat com mel e amêndoas. O pai de Theodor, Jean Tobler, abriu sua fábrica de chocolates em Berne, na Suiça, em 1899, a chamada Fabrique de Chocolat Berne, Tobler & Cie. Por incrível que pareça, segundo o site da Toblerone as versões em chocolate amargo e chocolate branco foram lançadas respectivamente em 1969 e 1970, e a “novidade” Fruit & Nuts foi lançada em 2007. O site também informa que existe o sabor Honeycomb Crisp, mas esse eu nunca vi. Dá para ver que as coisas demoram mesmo para chegar por aqui !!!
Hoje a marca Toblerone pertence a Mondelez International, dona também da brasileira Lacta.
Informações na embalagem
O engraçado (e triste!) é comparar as embalagens das versões compradas aqui (as 3 da direita) com as compradas nos Estados Unidos. A do chocolate meio amargo não deu para ler nem com lupa!
Olá Aline, você sabe onde compro o Toblerone azul aqui no Brasil? Ele é deliciosos e gostaria de te-los sempre
Oi, Eduardo, esse eu só vi no freeshop do aeroporto de Guarulhos, no desembarque internacional.
Olá, quando eu era criança, nos anos 80, existia um chocolate da Tobler q era uma barra de chocolate comum e vinha escrito “Tobler Café” e tinha uma xícara de café desenhada na embalagem, não sei se era importado ou feito aqui, mas era (e ainda é) o meu chocolate preferido, há anos q eu procuro esse chocolate, ele foi vendido durante pouco tempo, uns 2 ou 3 anos no máximo, e depois desapareceu, uma vez eu viajei para o Paraguay e sem querer achei uma barra gigante desse chocolate, mas desde então, nunca mais vi ou ouvi falar dele, eu gostaria muito de achar esse chocolate novamente, ou pelo menos saber se ele ainda existe, se existir, seria possível encontrar (ou importar) alguns?? Como eu poderia fazer?? Muito obrigado!!!
Oi, Sergio, nunca vi esse chocolate!
Oi pessoal! Achei sua página procurando exatamente o que o Sergio comentou!!! Eu era pequena nos Anos 80 e me lembro até hoje do Toblerone de Café… estava procurando para mostrar à minha sobrinha, que existia esta maravilha!!! A propósito, você já encontrou no Brasil o Galaxy Caramel (chocolate britânico), um dos melhores do mundo todo!!! Fico triste somente que a Nestlé e a Lacta aqui no Brasil, estejam fazendo os piores chocolates, todos estão mais leitosos, nem a ganache que fazíamos usando eles, dão certo mais (!!!) – para bolos simples, feitos em casa mesmo e conseguiram ACABAR com o Diamante Negro… que eu tive o privilégio de conhecer e fábrica na companhia do querido, já falecido, Dr. Adhemarzinho, pois ele doava produtos para as gincanas do Objetivo Pompéia, onde eu estudava! Ainda, a caixa de especialidades Nestlé que destruiu os sabores, todos estão com o mesmo gosto açucarado… que dó!!! Obrigada pela lembrança e espero que a coisa melhore por aqui, que as fábricas como a Nestlé, parem de estragar chocolates da minha infância, ou mudar a receita por economia PORCA ou a LACTA que eu não esperava que modificassem o genuíno Diamante Negro!!! Um abraço…
Realmente maravilhoso o azul dos toblerones. Sal no chocolate, hummmm foi genial!!! Mas agora acabou e ja estou na abstinencia. Kkkk Nao consigo encontrar em lugar algum. Estou em Bsb. Alguma ideia?
Oi, Flavio, esse eu só costumo encontrar no free shop dos aeroportos.
Olá, me chamo Aline Ferreira, gostaria de compartilhar com vc o que acontece constantemente com os chocolatras da minha cidade: “comprei várias vezes os chocolates em barra das marcas, Toblerone, Diamante Negro, Serenatas e Alpinos, nas lojas das Americanas, no estado do Amapá (shopping Macapá, Garden e vila nova), e em todas as 3 lojas já tive o desprazer de comprar e quando vamos comer está todo com fungos, esfarelando, com gosto horrível. Nós até reclamamos com um Gerente, sobre os chocolates, já que não foram uma vez, e fomos super maltratados, o funcionário falou para devolverem o nosso dinheiro que estávamos fazendo questão por pouca coisa, que os chocolates derreteram e gelaram novamante, que é normal isso!! Normal para eles, pois para mim NÃO. A questão não é essa, mas sim que as nossas crianças comeram!! Enfim, fiz denuncias oficiais e tenho registros dos últimos que comprei. Somos clientes e estamos passando por esse contratempo aqui, sem contar o risco a saúde que estamos sendo expostos”. Aguardo um retorno contando com a sua ajuda. Bjs
Oi, Aline, isso é mesmo grave.. Chocolate é um produto muito sensível a calor e umidade. Você mora em uma região muito quente, é muito fácil um chocolate derreter no transporte até a sua cidade, ou mesmo no armazenamento, se não for bem feito. Quando o chocolate derrete e volta a endurecer, acontece o que chamamos de fat bloom, a manteiga de cacau se separa do chocolate e ele fica esbranquiçado e esfarelento. Isso não quer dizer que ele está estragado. Se estiver dentro da validade, ele pode ser comido sem problemas para a saúde, apesar da aparência e textura estarem afetadas. Assusta, mas não tem risco. Agora, você diz que os chocolates apresentavam fungos e gosto horrível, então isso é contaminação e é mesmo um grande risco à saúde. Se o gerente desta loja não deu importância para sua reclamação, sugiro que não compre mais lá. Já deu para perceber que eles não cuidam bem do transporte e armazenamento dos produtos e nem se importam com os clientes. Boa sorte!