A revista Veja Comer & Beber edição de São Paulo acaba de lançar seu Guia Gastronômico 2014/2015. que conta com 1000 endereços de restaurantes, bares e comidinhas avaliados, escolhidos entre os 1485 que foram visitados anonimamente. Dentre eles, os que nos interessam são os chocolates, claro.

A avaliação foi feita pelos críticos gastronômicos da Veja e o resultado sai em estrelas, de uma a cinco, representando a soma dos itens analisados:

  • Qualidade do produto (de 0 a 3 estrelas)
  • Ambiente (de 0 a 1 estrela)
  • Serviço (de 0 a 1 estrela)

As cotações então ficam:

Excelente – endereços que atingiram nota máxima

Muito bom – nota final entre 4 a 4,9 pontos

Bom – nota final entre 3 a 3,9 pontos

Regular – nota final entre 2 a 2,9 pontos

Fraco – nota final entre 1 a 1,9 pontos

A revista deu destaque para o chef Rafael Barros da Opera Ganache que levou o primeiro lugar. Ele também levou o prêmio de confeiteiro do ano pelos seus outros maravilhosos doces e macarrons.

 

Veja Come & Beber - Melhores Chocolates 2014

 

Os melhores chocolates

1º Lugar: Opera Ganache

2º Lugar: Renata Arassiro Chocolates

3º Lugar: Chocolat du Jour

Escolhido dos leitores: Cacao Sampaka

 

Veja Come & Beber -  Chocolates 2014 escolhido dos leitores

 

Os chocolates da cidade

  Busy Bee Chocolates

Cacau Show

  Cau Chocolates

 Chianti Chocommelier

 Chocolat des Arts

Chocolates Brasil Cacau

 Chocolates Marghi

 Crismel

Kopenhagen

 Lindt

Munik

 Pati Piva

 Tchocolath

 Vila Chocolat

É meio frustrante ver que não há cinco estrelas na categoria chocolate e nem nas outras categorias de Comidinhas (Docerias, Padarias, Chás, Salgados, Hamburgueres, etc), mas analisando o critério de notas dá para entender que é necessário ser excepcional também em ambiente e serviço para alcançar a nota máxima e poucos estabelecimentos na cidade estão neste nível. Aliás contei apenas 5 restaurantes agraciados com as 5 estrelas no guia com 1000 listados. Sendo assim, as quatro estrelas, que podem significar até 4,9 pontos em uma escala até 5, é realmente muito bom e vale experimentar.

Confesso que não ainda não conheço Opera Ganache, mas vou conhecer ainda esta semana. Já Renata Arassiro e Chocolat du Jour, primeiro e segundo colocados, e Cacao Sampaka, escolhido pelos leitores, já são meus preferidos há muito tempo e já foram citados aqui no blog.

Como sempre, o Guia Gastronômico da Veja traz também uma resenha de cada um dos estabelecimentos avaliados e vale a pena comprar a revista para ler não somente sobre os chocolates, mas também sobre os excelentes restaurantes e bares de São Paulo.

Atualização (24/11/14): veja post sobre Opera Ganache.