Esse é um post que eu escrevi sobre premiações originalmente para o site The Chocolate Life, do especialista Clay Gordon.
Você pode ver a versão em inglês em 6 Things You Need to Know About Chocolate Awards.
Se você ainda não conhece o The Chocolate Life, precisa conhecer. É o maior site e a maior comunidade sobre chocolates do mundo, fundado pelo Clay em 2001 (como chocophile.com, que em 2008 virou The Chocolate Life).
Além do site, ele mantém diariamente conversas sobre chocolate numa sala do aplicativo Club House, o The Daily Chocolate Chat, que acontece de segunda a sexta às 10:00 (horário de Nova York, ou 11:00 em São Paulo). No site dele tem toda a programação de tópicos discutida lá a cada semana, é super interessante (sempre em inglês, claro). Sempre que posso, apareço por lá! Todos os eventos são gravados e você pode escutá-los, veja a lista dos 100 primeiros.
Aqui você encontra a tradução do meu post publicado no The Chocolate Life.
6 coisas que você precisa saber sobre premiações de chocolates
Quando comecei a prestar atenção no mercado de chocolates artesanais, queria apenas comprar barras premiadas. Era 2015 e eu costumava imprimir a lista dos vencedores e fazer as compras online. Naquela época eu não sabia nada sobre prêmios.
Moro no Brasil – em São Paulo – onde não é fácil importar chocolates artesanais internacionais, então sempre compro chocolates antes de viajar para o exterior e peço que entreguem quando chegar ao meu destino.
Agora que participei como jurada em alguns concursos e organizei quatro edições do Prêmio Bean to Bar Brasil, minha abordagem para comprar chocolates premiados e não premiados é diferente do que costumava ser.
Aqui estão minhas considerações:
1) Os prêmios não escolhem os melhores chocolates do mundo ou de uma região
Eles escolhem os melhores chocolates entre os inscritos.
Essa é uma distinção importante. Pode ser óbvio, mas muitas pessoas não entendem isso. Inscrever-se em um concurso custa caro. Ainda mais se a sede da marca for muito longe de onde ocorrerá a avaliação, por causa dos custos de envio. Algumas marcas inscrevem muitos produtos (ou até muitos dos produtos que fazem!), mas a maioria das marcas envia apenas uma fração do que produzem devido ao custo de inscrição e de envio.
Portanto, lembre-se de levar isso em consideração ao comparar o número de prêmios que as empresas têm. E observe que algumas marcas simplesmente não participam.
Não ter um selo de prêmio em um produto não significa que o produto seja ruim. Isso pode significar apenas que ele não foi inscrito em nenhum concurso.
2) Algumas barras premiadas não levam os selos.
Algumas marcas apenas anunciam os prêmios nas redes sociais e exibem a lista de prêmios em seus sites. No entanto, optam por não usar os selos na embalagem. Algumas barras retratadas neste post ganharam prêmios, mas não levam os selos.
3) Os juízes são humanos, não ferramentas de medição, portanto, a forma como um juiz percebe um chocolate pode ser diferente de outros juízes.
Os resultados geralmente representam uma média das notas dadas pelos juízes.
As médias são estatisticamente boas, mas às vezes, dependendo do número de degustações e da diferença entre as notas mais alta e mais baixa, pode não representar a verdade – simplesmente porque às vezes a verdade não pode ser transformada em uma única nota.
E, para ser justo com todos os participantes, todas as inscrições deveriam ser julgadas o mesmo número de vezes, o que nem sempre acontece.
4) Na maioria das vezes, o chocolate avaliado pelos jurados não é do mesmo lote que você vai comprar.
E se não for, os resultados como notas de sabor ou textura podem ser diferentes!
Tenho visto algumas pessoas reclamando sobre a compra de uma barra premiada e não gostando dela. Isso pode acontecer por dois motivos principais. Primeiro, porque pode ser um lote diferente. Não deveria ser tão diferente, mas às vezes é – essa é uma das atrações (e desvantagens) de chocolates bean to bar.
O outro motivo é o gosto pessoal, conforme discutido a seguir.
5) O que os juízes gostam nem sempre é o que você gosta ou espera que seja.
Este é especialmente o caso de chocolates artesanais com um consumidor que está mais familiarizado com chocolates industriais.
Quem consome chocolates industriais costuma comer produtos ricos em açúcar e aromas artificiais (ou mesmo naturais, como baunilha). Ao degustar uma barra artesanal sem adição de aromas e de gorduras de qualquer tipo, com mais cacau e menos açúcar, é sempre uma surpresa. Pode-se amar ou odiar, só porque não se está acostumado com esse tipo de produto.
6) Os chocolates que percorrem longas distâncias para ir a um concurso ficam em desvantagem em relação aos produzidos na cidade ou região onde ocorrerá a avaliação.
O chocolate é muito sensível à temperatura, umidade e cheiros.
Aqueles que viajam de outros países podem sofrer mais. Geralmente estão bem embalados, mas podem não chegar nas mesmas condições que os novos que viajam apenas alguns quilômetros.
Conclusão
Isso significa que você não deve comprar chocolates premiados? Não! Claro que não! Pelo contrário, compre-os, mas não só esses, como eu fazia e já vi gente fazer o mesmo.
Meu ponto é que você pode encontrar chocolates excelentes que não estão na lista de vencedores e você pode adorar. Vá em frente! Prove diferentes marcas e origens de cacau, com e sem inclusões, com e sem selos de premiação, e preste atenção no que você gosta e não gosta. O mundo está cheio de chocolates maravilhosos!
Agradeço ao Clay Gordon do The Chocolate Life pelo convite para escrever no seu site.
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