O movimento bean to bar está crescendo no Brasil e por isso o formato do Prêmio Bean to Bar Brasil não funciona mais da forma que eu acho que tem que funcionar. Eu ainda não encontrei uma solução, então não vai haver edição 2023

Se você não conhece o Prêmio, leia aqui (sobre o prêmio) e aqui (sobre a edição 2022).

Prêmio Bean to Bar Brasil

O Prêmio, criado por mim em 2017, tem 2 objetivos:

  • divulgar o bean to bar (através da premiação dos melhores chocolates pelos 2 júris, o de especialistas e o de consumidores)
  • levar feedbacks dos jurados para os makers para que eles possam melhorar os seus chocolates (como todos os chocolates são feitos em formas idênticas, os próprios chocolate makers das marcas participantes podem optar por fazer parte do júri e podem avaliar vários chocolates do mercado às cegas, tendo assim uma visão mais ampla da concorrência, o que também ajuda no desenvolvimento do bean to bar brasileiro).

Na teoria é lindo e na prática funcionou muito bem nos primeiros anos. Com o aumento do número de participantes a cada ano, começam a aparecer fatores que podem impactar negativamente na confiabilidade dos resultados (o que eu, como organizadora e como consumidora, não posso aceitar).

Motivos para o cancelamento de 2023

Este Prêmio deve ser apenas para chocolates bean to bar

Eu acredito que o bean to bar é uma alternativa ao chocolate tradicional. O bean to bar é mais transparente com o consumidor e mais justo com a cadeia produtiva. Para mim, a transparência significa dizer a verdade em todos os aspectos, principalmente em não terceirizar nenhuma parte do produção. É para ser do grão à barra, né? Acontece que tem makers que acham que não tem problema terceirizar a torra. E tem makers que compram nibs ao invés de grãos de cacau, acreditando que fazem bean to bar. Tem fábrica que eu tentei visitar e não consegui (adivinha o porquê!). Ou seja, falta informação e falta transparência. Estou segura que são bem poucos assim no mercado, mas para efeito de organização do Prêmio, eu não tenho como confirmar quem é bean to bar ou não. Eu não posso fazer um concurso de chocolates bean to bar e correr o risco de premiar alguém que não faz a etapa mais importante do processo, que é a torra.

Para crescer o concurso precisa de jurados

Outro ponto em que o tamanho do concurso virou um desafio é a falta de jurados. Quanto mais chocolates participando, mais jurados são necessários. O Prêmio tem o júri de maker e o júri de especialistas convidados. Eu formatei o concurso de um jeito justo, em que todos os chocolates são avaliados às cegas o mesmo número de vezes e todos os jurados avaliam o número de amostras que se sentem confortáveis para avaliar. Dá um trabalhão montar esse esquema que atenda a esses 2 requisitos e é preciso que cada jurado faça a sua parte. Não está funcionando com o júri de makers como deveria e a cada ano mais jurados deixam de avaliar o que foi combinado, o que pode influenciar o resultado.

Você pode então pensar que uma solução seja ter apenas os jurados convidados. Verdade. Mas esbarramos em outro desafio. Não é para ser justo na cadeia produtiva? Concursos fazem parte do mercado dos chocolates e, sem jurados, não existem concursos. Então os jurados convidados merecem ser recompensados pelo seu tempo e expertise. Nas primeiras edições eu os presenteei, mas em 2022 eu passei a remunerá-los financeiramente porque eu valorizo o trabalho deles dedicado ao júri. Além disso, temos poucos jurados especializados em chocolates no Brasil, a maioria dos jurados do Prêmio é internacional. O frete das amostras para eles também impacta fortemente no custo do concurso. Ainda não encontrei a fórmula de fazer um concurso viável somente com jurados remunerados. O preço para os participantes ficaria muito alto.

Eu ainda tenho esperança de encontrar uma solução para o Prêmio Bean to Bar Brasil de forma que possa ao mesmo tempo ser confiável, justo e escalável para atender o potencial do mercado bean to bar brasileiro. Se não conseguir, eu sei que tenho conhecimento e experiência suficientes para eventualmente criar outro concurso, outro formato. Quem sabe….

Novas possibilidades

Enfim, continuo com a missão do divulgar o bean to bar brasileiro e entendi que tem outro caminho que é até bem mais eficaz e eficiente e que com certeza vai levar o conceito bean to bar para muito mais consumidores e vai ajudar as marcas a venderem mais (que é consultoria e mentoria em estratégia digital, mais detalhes no ChocoWeb). Então, enquanto eu não encontro uma forma melhor de fazer o Prêmio Bean to Bar Brasil ou crio um outro concurso substituto, ele fica suspenso.

Muito obrigada!

Agradeço a todos que participaram das 5 edições, todos os jurados, tanto do júri oficial quando do júri de consumidores, e também todos que me apoiaram na jornada do Prêmio Bean to Bar Brasil!!!! Até aqui foi tudo mesmo muito especial. 🙏🏼