O Prêmio Bean to Bar Brasil é um concurso diferente dos outros que existem por aí. Ele tem os objetivos de:
- Divulgar os chocolates bean to bar artesanais brasileiros, premiando os melhores à venda no país, nas categorias Chocolate Intenso e Chocolate Ao Leite;
- Promover a melhoria da qualidade dos produtos, através de feedbacks dos jurados que são enviados às respectivas marcas.
É o primeiro concurso :
- que é específico para chocolates bean to bar (não é permitida a participação de empresas que terceirizam qualquer parte da produção e nem o uso de gorduras vegetais ou aromatizantes de qualquer tipo);
- no qual os chocolates são feitos em fôrmas idênticas, o que garante que a degustação é mesmo às cegas;
- que conta com 2 júris:
- Júri de consumidores que decide a “Escolha do Público”;
- Júri oficial, formado pelos chocolate makers e donos das marcas participantes e também por especialistas convidados, que decidem ouro, prata e bronze.
- que limita o número de chocolates inscritos por marcas para que todas as empresas, grandes e pequenas, tenham a mesma chance de ganhar (cada marca pode inscrever até 3 chocolates);
- que divulga a lista de premiados também em formato de foto, o que facilita para os consumidores.
Na verdade, é quase o único concurso assim, pois o outro que segue esse formato é o Concurso de Chocolates da Republica Dominicana, que teve minha consultoria para sua criação, mas só houve 1 edição (2020).
O Prêmio Bean to Bar Brasil acontece desde 2017 e esta é a quinta edição. Nas 3 primeiras edições, o Júri oficial aconteceu em eventos presenciais (exceto para os jurados internacionais que sempre receberam seus kits para avaliação à distância). Em 2020, devido a pandemia, o Júri foi completamente remoto. Também devido a pandemia, não houve edição em 2021. Agora em 2022, estreamos o formato híbrido.
Para informações mais detalhadas, consulte o regulamento. Os bastidores podem ser vistos no perfil no Instagram, nos destaques 2022: Bastidores , neste reels e também no feed, nos posts de setembro de 2022.
Números do Prêmio Bean to Bar Brasil 2022
- 2 categorias: chocolates intensos de 70 a 80% de cacau e chocolates ao leite;
- 58 marcas de chocolate inscritas (em 2020 foram 38, um aumento de 52%, mesmo tendo aumentado os pré-requisitos, o que deixou de fora várias marcas interessadas em participar);
- 122 chocolates inscritos, sendo 51 ao leite e 71 intensos (em 2020 foram 72 no total);
- Foram recebidos mais de 36 kg de chocolates (mínimo de 300gr de cada marca)
- Foram etiquetados mais de 7.000 chocolatinhos de 5 gr (média de 65 etiquetas por chocolate) e todos embalados em saquinhos individuais para evitar que os aromas se misturassem nos kits.
- Júri oficial formado por 108 profissionais, sendo 96 representantes das marcas (somente donos ou chocolate makers das marcas) e 12 convidados, dos quais 4 são brasileiros e 8 são estrangeiros (3 americanos e 5 britânicos, todos especialistas com experiência em júris de concursos internacionais de chocolates, seus nomes estão no regulamento);
- Do Júri oficial, 21 jurados participaram do evento presencial em São Paulo no dia 10 de setembro e o restante recebeu os kits de avaliação em suas residências ou fábricas.
- Foram disponibilizados 706 kits de avaliação para júri consumidor, sendo 605 mistos (com 3 chocolates ao leite e 3 intensos) e 101 veganos (com 6 chocolates intensos). Foram avaliados 538 kits (75%, mas nem todos foram avaliados por completo).
- Os Kits de Avaliação do Júri Consumidor foram distribuídos por 14 pontos de distribuição, em 10 cidades em 8 estados (a lista está nos agradecimentos abaixo). Todos os pontos de distribuição são lojas ou fábricas de chocolates bean to bar, onde os consumidores interessados puderam buscar os kits e conhecer mais sobre o conceito bean to bar e ter acesso a esse tipo de chocolate. Foi legal ouvir consumidores comentarem que por causa do kit descobriram que tinha loja bean to bar perto deles, que não conheciam.
- Em termos de tempo, é um concurso relativamente rápido: entre a abertura das inscrições (11/7/22) e a divulgação de resultados (17/9/22) se passaram 68 dias, lembrando que foram enviadas as fôrmas para os makers de vários estados, enviados os chocolates aqui para a organização e despachados os kits com as amostras para os jurados.
E os chocolates premiados são:
Escolha do Público
É premiado apenas o melhor de cada categoria.
- Categoria Chocolates Intensos: Mission Chocolate,70% cacau do Pará
- Categoria Chocolates Ao Leite: CHoKolaH, 40% cacau de São Félix do Xingú (PA)
No Júri oficial, são premiados 20% dos inscritos na categoria e os prêmios são separados por faixa de notas, ou seja, quando as notas estão muito próximas, pode haver mais de um premio igual (como no caso dos intensos, com 3 outros e 3 pratas). Tivemos 71 inscritos na categoria Intensos, portanto são premiados 14 barras, enquanto na categoria Ao Leite são premiados 10 das 51 barras inscritas. As listas estão em ordem alfabética.
Categoria Chocolates Intensos
OURO
- CHoKolaH, 70% cacau de São Félix do Xingú (PA)
- Invento Chocolates, 70% cacau do Sítio Ascurra, Medicilância (PA)
- Monjolo Chocolate, 70% cacau do Tuerê (PA)
PRATA
- Cuore di Cacao, 70% cacau da Bahia
- Mission Chocolate, 70% cacau do Pará
- Onveg, 70% cacau de Uruará (PA)
BRONZE
- Cacau do Céu Chocolates Finos, 70% cacau de Fazenda Leolinda (BA)
- Invento Chocolates, 70% cacau do Produtor Zé Antonio, Novo Repartimento (PA)
- Mestiço Chocolates, 75% cacau varietal Bonança, da Fazenda Bonança (BA)
- Miroh! Chocolate Makers, 70% cacau da Fazenda Camboa (BA)
- Mission Chocolate, 70% cacau da Bahia
- Monjolo Chocolate, 70% cacau de Medicilândia (PA)
- Priscyla França Chocolates, 70% cacau da Fazenda Ascurra em Medicilândia (PA)
- Raros Fazedores de Chocolate, 70% cacau de Barcarena (PA)
Categoria Chocolates Ao Leite
OURO
- Invento Chocolates, 45% cacau do Sítio Ascurra, Medicilândia (PA)
PRATA
- Monjolo Chocolate, 45% cacau de Rondônia
BRONZE
- Cacalmenara Chocolates, 45% cacau de Pinheiros (ES)
- CHoKolaH, 40% cacau de São Félix do Xingú (PA)
- LaBarr Chocolate de Origem, 42% cacau da Bahia
- Magian Cacao, 45% cacau de Belmonte (BA)
- Miroh! Chocolate Makers, 42% cacau da Fazenda Camboa (BA)
- Miroh! Chocolate Makers, 54% cacau da Fazenda São Luiz, Linhares (ES)
- Priscyla França Chocolates, 48% cacau da Fazenda Córrego do Sal (ES)
- Raros Fazedores de Chocolate, 53% cacau de Barcarena (PA)
Parabéns a todos os participante e, em especial, aos premiados !!!
Agradecimentos
Aos jurados
Agradeço aos jurados convidados, próximos e distantes, cujas opiniões e feedbacks são super importantes para os chocolate makers. Muito obrigada a:
- Adriana Reis (Ilhéus)
- Ana Paula Boni (São Paulo)
- Bob Goldfarb (São Francisco)
- Clay Gordon (Nova York)
- Ella Selfridge Panther (Seattle)
- Hazel Lee (Londres)
- Juliana Ustra (Canela)
- Kathryn Laverack (Yorkshire)
- Mireille Discher (Londres)
- Nicholas Yamada (São Paulo)
- Nicola Knight (Exeter)
- Terese Weiss (Londres)
Agradeço também a todos os consumidores que tomaram seu tempo para provar, avaliar e comentar sobre os chocolates do Prêmio.
À equipe
Receber, identificar, organizar e montar kits com mais de 7000 amostras em menos de 13 dias e ainda manter o ambiente organizado não seria possível sem ajuda. Meu muito obrigada à Maria do Socorro Nascimento, que me ajudou tão bem nessa tarefa e esteve comigo em todos os eventos de júri presencial, desde 2017. (Sim, a equipe do Prêmio é só eu e ela)
Pontos de distribuição dos kits para jurados consumidores
O Júri de Consumidores não seria possível sem a parceria com lojas e fábricas de chocolates bean to bar que disponibilizaram suas equipes para atender os interessados em participar do júri. Agradeço a todos das seguintes lojas:
- AC Rio Branco: Além do Cacau
- BA Ilhéus: Cacau do Céu
- DF Brasília: LaBarr
- MG Belo Horizonte: Kalapa
- MG Belo Horizonte: Ambar
- PR Curitiba: Cuore di Cacao
- RS Porto Alegre: Terroir Cacao
- SC Florianópolis: Luv
- SP Campinas: Monjolo
- SP Ribeirão Preto: 4C’s
- SP São Paulo: Baiani
- SP São Paulo: Gallette (Pinheiros)
- SP São Paulo: Gallette (Santana)
- SP São Paulo: Mestiço
Enfim…
Feliz por mais um concurso realizado com sucesso. Feliz pelo o movimento bean to bar estar crescendo e pelos chocolates bean to bar brasileiros estarem melhorando incrivelmente!
Poderia ter uma categoria intermediária entre 50 e 70%. Também seria interessante ter uma categoria para chocolates especiais, como por exemplo rico em proteínas.
Olá, José, obrigada pelas sugestões. Os chocolates ao leite não tem limitação de teor de cacau e várias barras participantes tem mais de 50% de cacau, então isso está coberto. Quanto a categorias especiais, isso não vai ter mesmo, pois o concurso é de chocolate bean to bar, que tem o foco no sabor do cacau e o objetivo é destacar os fabricantes que conseguem escolher e trabalhar com os melhores grãos de cacau. Não teria sentido ter categoria de chocolate rico em proteína. Chocolate não é proteína.Entendo que existe mercado para esse tipo e para outros especiais, mas tem que fazer sentido com a proposta do concurso. Pode ser que no futuro tenhamos categorias para os orgânicos, os veganos (leites vegetais), etc, mas por enquanto não existem marcas bean to bar suficientes para fazer esta divisão de categorias.