O caderno Paladar do jornal Estadão de hoje publicou matérias sobre os chocolates feitos com cacau do Pará, estado que está alcançando os números da Bahia na produção do fruto. O Brasil era um dos maiores produtores mundiais de cacau até o fim da década de 1980, quando as platações da Bahia foram dizimadas por uma praga, a vassoura-de-bruxa. Demora anos para um estrago deste porte no meio ambiente ser recuperado, mas o Brasil está retomando sua posição.
O novo mundo do chocolate: saudáveis, saborosos e puros
O mercado mundial do chocolate está mudando seu rumo e o Brasil não vai ficar de fora (ainda bem!). Antes o foco era o chocolate comum, aquele que é um confeito, um doce, onde o importante é o açúcar. Com a procura por produtos mais saudáveis e saborosos, o foco tem lentamente passado para chocolates diferenciados, como os chocolates de origem e os bean to bar. A pureza de poucos e bons ingredientes é o que mais conta.
Chocolate de origem = o cacau usado vem de apenas uma região que imprime nele suas características de sabor e aroma
Chocolate bean to bar (do grão à barra) = feitos diretamente a partir do cacau pelo mesmo produtor desde a escolha dos grãos de cacau até a embalagem final. Todo chocolate é feito de cacau, mas nem todo é bean to bar: muitos chocolates são feitos a partir do derretimento de outros chocolates, o que também é bom, mas é preciso diferenciá-los (leia mais aqui).
Eu experimento chocolates feitos com cacau de várias origens do mundo e é interessante ver como são diferentes, mas não é só a origem ou o terroir que importa. A experiência de quem vai transformar esse fruto em chocolate (o chocolate maker) também conta muito. Veja vários exemplos no Instagram do Chocolatras Online.
Leia também o post O chocolate e o cacau amazônico no evento do Paladar publicado aqui no blog no ano passado sobre o cacau do Pará e de outras origens brasileiras.
Vale muito a pena ler as 3 reportagens de Ana Paula Boni no Estadão sobre os chocolates de origem Pará:
- O Pará também faz chocolate
- Terroir paraense em barra (no mesmo link acima)
- Chocolate ribeirinho faz fama entre chefs
Deixar um comentário