Pelo segundo ano consecutivo, a revista Veja São Paulo, na sua edição Comer & Beber 2017/2018 (seção Comidinhas), elegeu dois chocolates bean to bar entre os melhores chocolates de São Paulo: Amma Chocolates e Maria Brigadeiro. Desta vez, eles trocaram de posição e a Amma ficou com o primeiro lugar. Em terceiro ficou a Cau Chocolates. Como eu acompanho bem os bean to bar, fico feliz de ver novamente o destaque que este tipo de chocolate vem tendo na imprensa.

 

Para quem chegou agora e não sabe o que é bean to bar (sim, o termo é relativamente novo no mercado), eles são os chocolates feitos diretamente a partir do cacau, ao contrário daqueles, como os da Cau Chocolates, que são feitos a partir do derretimento de outro chocolate. Ser bean to bar ou não é apenas um método de produção, não indica necessariamente qualidade. O que resulta em boa qualidade mesmo é o uso de excelente matéria-prima (seja ela cacau ou outro chocolate) por um profissional experiente (chocolatier ou chocolate maker). Por isso, acho super merecido a Cau estar entre os melhores chocolates da Veja, junto com estes 2 bean to bar, em qualquer ordem que fosse.

Mesmo sendo bean to bar, Amma e Maria Brigadeiro são bem diferentes. E isso torna esse prêmio bem interessante.

O foco da Amma é cacau e chocolates, eles tem fazenda de cacau orgânico e fábrica de chocolates na Bahia. Na loja deles em São Paulo, a Casa do Sabor, são criados doces que levam seu cacau e chocolate como ingredientes e foi isso que chamou a atenção da Veja, com razão. A chef confeiteira Carolina Iwai transforma cacau, chocolate e ingredientes brasileiros em doces surpreendentes. Mesmo o simples brigadeiro é totalmente diferente do que você já provou, já que o normal (o tal brigadeiro gourmet) normalmente é feito com chocolate belga e granulado e não com  chocolate feito de cacau brasileiro de origem única (Bahia) e cobertura de nibs de cacau.

Já a Maria brigadeiro, como o próprio nome diz, tem o brigadeiro como carro chefe. Eles já faziam brigadeiro há muito tempo quando começaram a fazer o chocolate para usá-lo como ingrediente. Também saíram do tradicional “gourmet belga” e escolheram o cacau da Bahia. Com ele, fazem o chocolate ao leite, branco e o amargo, que tem feito bastante sucesso.

AMMA chocolate amargo com maracujá e pimenta

Amma Chocolates
chocolate amargo, maracujá e pimenta

Maria Brigadeiro - bombom de cereja
Maria Brigadeiro
Bombom chocolate ao leite com cereja

bombons Cau Chocolates

Cau Chocolates
Bombons diversos

 

Enfim, existem vários caminhos possíveis quando se trata de fazer um bom chocolate e nós, chocólatras, agradecemos por podermos curtir todos eles!