Pelo segundo ano consecutivo, a revista Veja São Paulo, na sua edição Comer & Beber 2017/2018 (seção Comidinhas), elegeu dois chocolates bean to bar entre os melhores chocolates de São Paulo: Amma Chocolates e Maria Brigadeiro. Desta vez, eles trocaram de posição e a Amma ficou com o primeiro lugar. Em terceiro ficou a Cau Chocolates. Como eu acompanho bem os bean to bar, fico feliz de ver novamente o destaque que este tipo de chocolate vem tendo na imprensa.
Para quem chegou agora e não sabe o que é bean to bar (sim, o termo é relativamente novo no mercado), eles são os chocolates feitos diretamente a partir do cacau, ao contrário daqueles, como os da Cau Chocolates, que são feitos a partir do derretimento de outro chocolate. Ser bean to bar ou não é apenas um método de produção, não indica necessariamente qualidade. O que resulta em boa qualidade mesmo é o uso de excelente matéria-prima (seja ela cacau ou outro chocolate) por um profissional experiente (chocolatier ou chocolate maker). Por isso, acho super merecido a Cau estar entre os melhores chocolates da Veja, junto com estes 2 bean to bar, em qualquer ordem que fosse.
Mesmo sendo bean to bar, Amma e Maria Brigadeiro são bem diferentes. E isso torna esse prêmio bem interessante.
O foco da Amma é cacau e chocolates, eles tem fazenda de cacau orgânico e fábrica de chocolates na Bahia. Na loja deles em São Paulo, a Casa do Sabor, são criados doces que levam seu cacau e chocolate como ingredientes e foi isso que chamou a atenção da Veja, com razão. A chef confeiteira Carolina Iwai transforma cacau, chocolate e ingredientes brasileiros em doces surpreendentes. Mesmo o simples brigadeiro é totalmente diferente do que você já provou, já que o normal (o tal brigadeiro gourmet) normalmente é feito com chocolate belga e granulado e não com chocolate feito de cacau brasileiro de origem única (Bahia) e cobertura de nibs de cacau.
Já a Maria brigadeiro, como o próprio nome diz, tem o brigadeiro como carro chefe. Eles já faziam brigadeiro há muito tempo quando começaram a fazer o chocolate para usá-lo como ingrediente. Também saíram do tradicional “gourmet belga” e escolheram o cacau da Bahia. Com ele, fazem o chocolate ao leite, branco e o amargo, que tem feito bastante sucesso.
Enfim, existem vários caminhos possíveis quando se trata de fazer um bom chocolate e nós, chocólatras, agradecemos por podermos curtir todos eles!
Zeliaaaaaaaaaaaa, finalmente encontrei alguém como eu!!! hahaha
Também sou apaixonada por chocolate (na realidade, por cacau) e o seu blog me caiu no gosto de forma irreversível. Eu sempre quis fazer uma coisa assim, um projeto de avaliações de chocolate, resenhas, etc. mas ainda não consegui e ainda bem que já existe. Criei um tempão atrás uma página no facebook chamada “Chocolate: Ciência e Degustação” mas que anda paradinha. Amey seu blog, vou voltar aqui um bilhão de vezes com toda certeza… (ainda mais que agora estou morando em SP e já vi vááárias dicas legais aqui…). Um abraço.
Obrigada, Geisa! Se tiver dúvida, fique à vontade de perguntar. Um abraço.