Chocólatras Online

um blog para quem adora chocolate
4

Porcelana: o cacau de alguns dos melhores chocolates do mundo

Qual o melhor chocolate do mundo? Essa é uma pergunta que ouço com certa frequência e, ao mesmo tempo, é a pergunta para a qual estou sempre procurando uma resposta, afinal de contas, o objetivo deste blog é descobrir chocolates maravilhosos por aí, e os tais “melhores do mundo” certamente estarão entre eles.

É preciso provar muitos chocolates bons e também pesquisar bastante para poder dizer quais os melhores, que com certeza, são feitos por chocolateiros (ou chocolate makers) experientes e a partir de cacau que excelente qualidade.

Cacau Porcelana

Em termos de cacau, li em várias fontes que o cacau Porcelana se destaca pelo sabor. É uma variedade rara, de cor esbranquiçada, encontrada em certa regiões da Venezuela, Peru e Colômbia. Alguns dizem que é um derivado do cacau Criolo. O Porcelana nas mãos de um chocolate maker competente se torna um chocolate excepcional. É o caso do Amedei Porcelana, uma barra feita na Toscana, Itália, pela Cecilia Tessieri, em quantidades limitadas. São produzidas apenas 20 mil barras de 50 gramas por ano, cada uma delas numerada. O Amedei Porcelana é um chocolate com 70% de cacau.

 

Amedei Porcelana
Amedei Porcelana verso numerado

 

Comprei nos Estados Unidos os chocolates de cacau Porcelana da Amedei e da Domori, também italiano. Repare que as barras são menores que outros tabletes conhecidos (50g e 25g, respectivamente, mas as embalagens parecem maiores). Mesmo sendo menores, os chocolates de cacau Porcelana são geralmente bem mais caros, devido a escassez da matéria-prima. Encontrei também um tablete pequeno de Porcelana 75% numa caixa de chocolates de origem da Original Beans que minha cunhada trouxe para mim de Londres.  Os 3 são maravilhosos para quem, como eu, gosta de chocolate amargo, mas suas texturas, sabores e aromas são diferentes. O Original Beans é ligeiramente mais amargo, o Domori tem textura mais aveludada e derrete deliciosamente na boca, e o Amedei demora mais para derreter e seu sabor perdura por mais tempo.

 

Domori Porcelana

Original Beans Piura Porcelana 75%

 

Notas aromáticas dos chocolates

O interessante nestes chocolates gourmets mais sofisticados é que as embalagens indicam as notas aromáticas que eles tem.

  • Amedei: “Tem sabor decisivo de amêndoas torradas alternado com de azeitonas prensadas.”
  • Domori: “Notas de pão, manteiga e geléia com suavidade exaltada.”
  • Original Beans: “Notas de lima, damasco, framboesa e noz pecan torrada.”

Acho divertido tentar encontrar todos estes sabores específicos em um chocolate, mas, sinceramente, não encontrei todas estas nuances (assumo que meu paladar não é super apurado!). Foi até bom não ter sentido todas as notas, pois não sei se gostaria tanto assim deles se as percebesse completamente, principalmente no tablete da Domori.

Ouvi dizer que o cacau tem mais compostos aromáticos que o café ou as uvas dos vinhos. Imagine o mundo de sabor que os chocolates ainda podem nos proporcionar!

Melhor chocolate do mundo

Não acredito que eu vá encontrar um único “melhor chocolate do mundo”. Mesmo que eu o encontre, com tantas opções espetaculares que existem por aí, possivelmente o melhor para mim não será o mesmo que para você. Ainda tenho que provar muitos chocolates para poder dizer quais são os melhores. E talvez o melhor de tudo não seja encontrá-los, seja procurá-los. E eu estou ainda no começo desta jornada!

E você? Já encontrou o seu “melhor chocolate do mundo”? Conta para a gente aí nos comentários.

Infelizmente, até o momento da publicação deste post, não encontrei as barras de chocolate de cacau Porcelana à venda no Brasil. Há algum tempo encontrei no Eataly de São Paulo tabletes Domori (Gianduia e Apurimac), também excelentes. Se você souber onde tem, nos avisa por favor, tá?

 

 

 

Para receber dicas do mundo dos chocolates, assine a NEWSLETTER CHOCÓLATRAS ONLINE!

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.