Prepare-se para uma experiência sensorial única !

Descubra como chocolates feitos com apenas cacau e açúcar podem te trazer notas de sabores surpreendentes, como de frutas, especiarias, amadeiradas e muitas mais. 

O que faz esses chocolates serem tão especiais 

Há anos comemos chocolates industrializados. E mesmo o que chamamos de chocolates artesanais são de fato feitos a partir de chocolates industrializados. A gastronomia en geral hoje está voltando ao passado, às origens, procurando ingredientes mais puros e naturais, além de maneiras mais simples e tradicionais de transformá-los em alimentos. Outra nova preocupação é saber de onde vem os nossos alimentos e quem está envolvido na cadeia produtiva. Com chocolate não é diferente. Por isso o movimento “bean to bar artesanal” tem crescido tanto no mundo.

Bean to bar são os chocolates feitos artesanalmente a partir dos grãos de cacau, diferente da maioria dos chocolate do mercado que são feitos a partir de massa de cacau já processada ou de um chocolate já pronto que é derretido e re-moldado. Chocolates bean to bar são feito com o que chamamos de cacau fino, que tem mais sabor por ser selecionado de variedades mais saborosas e por ter passado por um processo mais caprichado e cuidadoso nas etapas de pós-colheita.  São chocolates com mais cacau, menos açúcar, sem gordura substituta da manteiga de cacau e sem aromatizantes, corantes, estabilizantes, etc.

Alem disso, diferente do chocolate comum que é feito com uma mistura de cacaus de origens e qualidades diversas, os chocolates bean to bar artesanais são feitos com cacaus de origens únicas, ou seja, sem mistura. O cacau é como as uvas dos vinhos, tem terroir, e cada região, com suas características específicas de solo, clima e vegetação ao redor da plantação, tem perfis próprios de sabores. Quando um chocolate é feito com cacau de um única região, ele consegue destacar aqueles sabores especiais e é chamado de chocolate de origem.

É isso que eu quero te mostrar. Chocolates com pouquíssimos ingredientes, só cacau, açúcar e manteiga de cacau, mas que trazem complexidade de sabores, notas sensoriais que você nem imagina que existam nos chocolates. Madagascar, Venezuela, Tanzânia, República Dominicana e, claro, Brasil são as origens de cacau dos chocolates que vamos provar. Vou contar como eles são feitos, quem os fez e como degustá-los. Se você ainda não conhece esse tipo de chocolates, prepare-se para uma experiência sensorial especial E se você já conhece, já sabe no que está se metendo… sabe que vai novamente se encantar.

O Workshop

Por quem

O workshop será apresentado por mim, Zelia Frangioni, autora deste blog, organizadora do Prêmio Bean to Bar Brasil, degustadora de chocolates certificada pelo IICCT International Institute of Chocolate and Cacao Tasting (Londres) e jurada do International Chocolate Awards..

O que

Neste evento você vai :

  • Saber como reconhecer um bom chocolate;
  • Conhecer como chocolate é feito (Esta não é uma aula prática de como fazer chocolates!);
  • Saber o que é chocolate bean to bar e chocolate de origem;
  • Aprender como degustar chocolates.
  • Degustar e comparar chocolates bean to bar de características diferentes, nacionais e estrangeiros.
    Todos eles tem teor de cacau próximo de 70% (os chamados “amargos” ou “intensos”) e são puros (ou seja, não contém recheios ou inclusões). O objetivo é perceber as diferenças que as origens de cacau e os processos de produção levam para os chocolates em termos de cor, textura, acidez, adstringência e notas de aromas e sabores.

Escolhi os chocolates de forma a você ter a oportunidade de experimentar diferentes estilos, texturas e origens de cacau.

Ainda vou escolher os 4 chocolates brasileiros, sendo pelo menos 2 também bean to bar artesanais e de origem. Esrtes são os chocolates estrangeiros que vamos degustar.

Quando e onde

Vagas limitadas.

O evento vai ser dia 03/08/2019, sábado, das 16:30 às 18:30hs, em São Paulo (no Real Parque, próximo à Ponte Morumbi). O endereço é enviado por email após confirmação do pagamento.

Quanto e como pagar

Preço por pessoa: R$ 220 (pagamento por Paypal)

Inscrição

Para se inscrever e efetuar o pagamento, por favor preencha o formulário abaixo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Próximos workshops

Caso tenha interesse em participar em outra ocasião, envie mensagem por aqui dizendo quais os melhores dias e horários para você participar e eu te  aviso por email quando marcar os próximos eventos.

Assine a Newsletter e receba em seu email novidades sobre chocolates!