Nunca pensei que tanta coisa iria acontecer em apenas 5 anos de Chocólatras Online! Primeiro quero agradecer o carinho, os comentários e as mensagens que recebo de vocês meus leitores, aqui e no Instagram.

Desde setembro de 2014, quando comecei o blog, conheci pessoas maravilhosas que produzem cacau e chocolates, além de outros que como eu são fãs das barras e bombons. Experimentei chocolates maravilhosos (e outros nem tanto…). Visitei fazendas de cacau e fábricas de chocolates. Fiz cursos de chocolates bean to bar em São Paulo e de degustação em Londres. Participei do júri do International Chocolate Awards e criei a premiação brasileira, o Prêmio Bean to Bar Brasil, que na última edição teve jurados especialistas de vários países.

ChocoWeb

Em 2016 criei outro site sobre chocolates, o ChocoWeb, com a intenção de ser um espaço para profissionais trocarem informações sobre a produção de chocolates bean to bar, já que essa é uma área nova e não havia conteúdo sobre o assunto em português. Através do ChocoWeb, ajudei a patrocinar as duas edições da Bean to Bar Chocolate Week.

O principal recurso do ChocoWeb era o Fórum de discussões. Para mim era uma plataforma super interessante de troca de informações, onde era possível deixar perguntas e responder dúvidas de uma forma que fosse possível ser pesquisada e acessada depois por outros usuários. A idéia foi gentilmente copiada do site americano The Chocolate Life do Clay Gordon, que também já me ensinou muita coisa (minhas primeiras visitas a fazendas de cacau foram com ele). A intenção era ter a mesma plataforma com conteúdo em português. Entretanto, após 3 anos no ar, poucas pessoas usaram o fórum, então agora resolvi fechá-lo. Facebook e grupos de Whatsapp parecem substituir essa necessidade (o que eu discordo, pois no fórum é bem mais fácil pesquisar e encontrar tópicos, que podem ser organizados com tags, o que não acontece em outras plataformas). Também existia uma área com tutoriais, dicas e links (confesso que pouco alimentada), além de espaço para divulgação de produtos e serviços para quem produz chocolates.

Chocólatras Online + ChocoWeb em um só lugar!

Conteúdos para consumidores e para profissionais agora no Chocólatras Online.

Manter dois sites e suas respectivas redes sociais não tem muito sentido, considerando que quem faz chocolates geralmente também é um amante do chocolate, ou seja todo conteúdo feito para os leitores do Chocólatras Online também serve para os leitores do ChocoWeb. O contrário não acontece e foi por isso que inicialmente eu criei o ChocoWeb separado. Mas sem o fórum, isso não tem sentido e é mais lógico manter tudo junto (além de mais fácil de administrar!).  Então, qualquer conteúdo que eu traga a partir de agora para profissionais passará a ser colocado apenas no Chocólatras Online, em uma área específica (Para Profissionais & Aspirantes).

As Novidades no Chocólatras Online

Claro que o site está de cara nova! Mas não é só isso… também tem novidades no conteúdo:

Para Profissionais e Aspirantes

  • Novos posts com conteúdo para quem faz ou quer fazer chocolates bean to bar. Alguns destes posts serão escritops por profissionais do mercado de gastronomia e chocolates. O primeiro deles foi escrito pela Sharon Terenzi, the Chocolate Journalist, exclusivamente para o Chocólatras Online: 10 regras para chocolate makers seguirem nas redes sociais todos os dias (você pode ler a tradução ou a versão original em inglês).
  • Dicas de links e de especialistas para você seguir nas redes sociais e ficar por dentro das novidades desse mercado.

Para consumidores e amantes dos chocolates

  • Agora estou enviando as Newsletters com frequência quinzenal, contando as novidades.
  • Frequentemente teremos nas Newsletters cupons de descontos em lojas de chocolates, afinal de contas, melhor que um bom chocolate, só um bom chocolate com desconto, certo? Então assine a Newsletter. Note que é preciso confirmar a assinatura clicando no email que é enviado para você. Sem isso, você não as receberá. Você só encontra esses cupons nas Newsletters!

Mais novidades virão, tanto para consumidores quanto para profissionais, mas como ainda não estão prontas, vou deixar para contar depois. Fique ligado(a) neste site, na newsletter e no instagram.

E se você tem alguma dúvida sobre chocolates e esse mercado ou quer sugerir um assunto que você quer ver publicado no site, mande uma mensagem! Ah! se você tem interesse em cursos presenciais ou online, responda à esta pesquisa para eu saber o que você quer aprender. Assim posso procurar esse material para você.

Obrigada por me acompanharem nessa jornada!

Beijo,

Zelia

Algumas fotos do meu Instagram:

5 anos de Chocólatras Online5 anos de Chocólatras Online5 anos de Chocólatras Online5 anos de Chocólatras Online 5 anos de Chocólatras Online 5 anos de Chocólatras Online

Assine a Newsletter e receba em seu email novidades sobre chocolates!