Texto e fotos de Sharon TerenziThe Chocolate Journalist

Muitos fabricantes de chocolate artesanal consideram as mídias sociais apenas mais um canal de vendas. Como eles não veem uma conexão direta entre as postagens e as vendas, eles não investem muito em suas contas, postam conteúdo de baixa qualidade, raramente e com a única intenção de vender. No entanto, plataformas como o Facebook e o Instagram não se destinam a ser um canal de vendas, mas mais como uma agência de Relações Públicas (que você não precisa pagar!).

 

Na mídia social, você é o gerente de relações públicas de sua própria empresa.

A mídia social é o lugar perfeito para comunicar os valores de sua marca, mostrar os bastidores e compartilhar suas últimas novidades e lançamentos de produtos. Ter uma imagem curada on-line e postar muitas vezes significa mais exposição a possíveis clientes e, se você causar uma boa impressão, isso indiretamente significa mais vendas.

Aqui estão 10 regras a seguir nas redes sociais todos os dias se você possui um negócio de chocolate:

1. Respeite o tema do seu feed.

Se o seu negócio é chocolate, isso deve ficar claro para qualquer pessoa que encontre a sua página. À primeira vista, o chocolate deve ser o inquestionável protagonista do seu feed. Se você começar a postar muitos momentos pessoais que não envolvam chocolate (como seu almoço, uma noite com amigos, malhar ou caminhar), seu feed se parecerá mais com um perfil pessoal do que com uma página comercial. Isso não significa que você deve ser on-line impessoal, muito pelo contrário. Você ainda pode compartilhar alguns momentos fora da sua fábrica de chocolate, e aqui está um truque para fazer isso, respeitando seu tema: inclua seu chocolate na foto. Segure sua barra de chocolate na foto da sua caminhada, mostre-a como sobremesa depois do almoço ou traga-a com você durante as férias. Desta forma, você pode compartilhar seus momentos pessoais enquanto ainda promove sua marca!

2. Escolha o objetivo da sua postagem.

Antes de escrever a legenda, decida a intenção por trás do seu post. Você tem muitas opções: educacional (compartilhar alguns fatos sobre cacau, chocolate e o processo bean-to-bar), informativo (anuncie as últimas notícias, eventos futuros e lançamentos de produtos de sua marca), divertido (diga algo relacionado ao chocolate que seja inteligente e divertido) ou inspirador (conte sua história, sua vida como empresário, seus desafios diários e como você os supera). Escolher o tópico e o tom do seu post de antemão ajudará você a escrever uma mensagem mais clara e compreensível.

3. Tire fotos e vídeos de alta qualidade.

Mesmo plataformas de mídia social altamente visuais, como Instagram e Pinterest, deixaram de ser repletas de conteúdo perfeito, altamente curado e profissionalmente fotografado. Isso ocorre porque os usuários on-line se relacionam mais com imagens que parecem autênticas, pessoais e tomadas no momento, sem muita pós-produção. No entanto, isso não é desculpa para postar fotos ou vídeos fora de foco, com iluminação ruim e um ângulo estranho! Ainda é importante capturar a atenção dos usuários on-line com boas fotos e vídeos. Não há necessidade de uma câmera profissional ou de um curso de fotografia, apenas mais atenção, tempo e cuidado ao tirar as fotos e os vídeos. Com a prática, suas habilidades fotográficas aumentam com o tempo, tornando seu feed cada vez mais atraente.

Mostre como o seu chocolate ganha vida através de belas fotos.

4 .Escreva legendas mais longas.

Quanto mais palavras você escrever na sua legenda, mais as plataformas de mídia social irão recompensá-lo pelo seu esforço. Há uma razão específica por trás disso: o objetivo final de plataformas como Instagram e Facebook é que seus usuários permaneçam em seus aplicativos o maior tempo possível. Legendas longas fazem com que seus seguidores permaneçam na sua postagem, pois eles têm mais material para ler em comparação com apenas algumas palavras. Com uma legenda mais longa, seus seguidores terão tempo para ler, permanecendo por mais tempo na plataforma e suas postagens terão mais visibilidade. Claro, o conteúdo deve ser significativo e envolvente. Tome isso como uma chance para explicar tópicos específicos em detalhes.

5. Inclua um link para sua loja online.

Como explicado anteriormente, a mídia social não deve ser tomada como um “agente de vendas”, mas mais como um “gerente de relações públicas” que faz a curadoria da imagem da sua marca on-line. No entanto, redirecionar clientes em potencial para sua loja online ainda é importante. Você precisa tornar a compra on-line um processo tranquilo para seus seguidores e possíveis clientes. Sempre que você compartilhar uma foto da sua criação de chocolate, lembre-se de incluir um link para a página específica em seu website, onde os clientes podem comprar o mesmo item.

6. Faça perguntas.

Para aumentar o engajamento nas suas postagens, faça uma pergunta no final de cada postagem. Essa também é uma ótima oportunidade para descobrir as preferências de seus clientes, como uma pesquisa de mercado gratuita. Você pode perguntar qualquer coisa de “Qual é a sua origem favorita de cacau?” Para “Já experimentou esse sabor antes?” E “Se lançarmos este produto, você compraria?”.

7. Adicione sua localização.

Se você está viajando para países de origem ou está trabalhando em sua fábrica de chocolate, informe ao público onde você está. Isso ajuda seus seguidores a lembrar onde você está localizado (para que eles venham visitá-lo se eles já estiverem por perto) e torna-o mais divertido e envolvente para que eles sigam suas aventuras de chocolate online.

Deixe seus seguidores participarem da sua jornada de chocolate sempre adicionando um local às suas postagens.

8. Misture suas hashtags.

Especialmente no Instagram, as hashtags são uma obrigação: elas são a principal ferramenta para os usuários on-line encontrarem seus posts! Mas é importante ter uma boa combinação de hashtags para colocar em cada postagem. Alguns deles devem ser gerais (#chocolate, #pastry, #dessert, #sweet), enquanto outros devem ser pertinentes ao seu nicho (#beantobar, #craftchocolate, #feedfood, #smallbusiness). Se você usar apenas hashtags gerais, sua postagem será perdida entre milhares de outras postagens com as mesmas hashtags gerais. Se você usa apenas hashtags de nicho, está limitando seu alcance potencial. Misturá-los é a estratégia perfeita.

9. Verifique as informações sobre sua empresa.

Sempre que você publicar uma nova postagem em seu feed, os usuários on-line provavelmente verificarão sua página inteira. Regularmente, certifique-se de que as informações da sua empresa estejam atualizadas e de acordo com as últimas alterações na sua empresa. Isso inclui o local da loja, horário comercial e informações de contato. Toda vez que você faz algumas mudanças importantes em sua empresa, você precisa se comunicar on-line também.

10. Responda a cada comentário.

Responda quantos comentários puder, o mais rápido possível. Por duas razões principais: 1) plataformas de mídia social sempre favorecerá posts com alto engajamento, pois isso mostra que os usuários on-line estão gostando desse conteúdo e mais pessoas devem vê-lo. Quando você recebe um comentário e responde imediatamente, agora você tem 2 comentários em sua postagem. Se você receber um segundo comentário e responder novamente, agora você tem 4 comentários. Quanto mais os comentários, maior o engajamento e mais a plataforma de Mídia Social valorizará sua postagem e a mostrará por mais tempo. 2) Responder comentários irá ajudá-lo a criar uma comunidade real em torno de suas postagens, conectar-se com seus seguidores e potenciais clientes e mostrar que você se importa com suas opiniões e pontos de vista.

 

Mídia Social não é uma corrida de sprint, mas sim uma maratona. Os resultados somam post após post, legenda significativa após a legenda do significado, bela imagem após bela imagem. Alguns posts irão surpreendê-lo com resultados incríveis, enquanto outros o desapontarão e farão com que você pare de colocar tanto esforço em seu jogo de Mídias Sociais. Não desista! Tenha paciência e confie no processo. Pode ser difícil, no começo, obter a atenção on-line que sua marca merece, especialmente se você acabou de começar a levar suas contas nas redes sociais a sério. Mas se você mantiver isso, o efeito composto lhe recompensará quando você menos espera.

 

 

Leia aqui o original da Sharon Terenzi em inglês

10 Rules for Craft Chocolate Makers to Follow on Social Media Every Day

Many craft chocolate makers think of Social Media as just another channel for sales. Because they don’t see a direct connection between posts and sales, they don’t put much effort into their accounts, posting poor-quality content, rarely and with the only intention to sell. However, platforms like Facebook and Instagram are not to be intended as a sales channel, but more like a PR agency (that you don’t have to pay for!).

On Social Media, you are the PR manager of your own company.

Social Media is the perfect place to communicate the values of your brand, show the behind-the-scenes, and share your latest news and product releases. Having a curated image online and posting often means more exposure to potential clients and, if you make a good impression, this indirectly means more sales.

Here are 10 rules to follow on Social Media every day if you own a chocolate business:

1. Respect the theme of your feed.

If your business is chocolate, this should be clear to anybody who comes across your page. At first glance, chocolate must be the unquestionable protagonist of your feed. If you start posting too many personal moments that don’t involve chocolate (like your lunch, a night out with friends, working out or a hike), your feed will look more like a personal profile than a business page. This doesn’t mean that you should be impersonal online, quite the contrary. You can still share some moments outside your chocolate factory, and here is a trick to do it while respecting your theme: include your chocolate in the picture. Hold your chocolate bar in the picture of your hike, showcase it as a dessert after your lunch or bring it with you during a vacation. This way you can share your personal moments while still promoting your brand!

2. Choose the purpose of your post.

Before writing the caption, decide the intention behind your post. You have many options: educational (share some facts about cacao, chocolate and the bean-to-bar process), informative (announce the latest news, future events and product releases of your brand), entertaining (say something chocolate-related that is smart and funny) or inspiring (tell your story, your life as an entrepreneur, your daily challenges and how you overcome them). Choosing the topic and the tone of your post beforehand will help you write a clearer and more understandable message.

3. Take high-quality pictures and videos.

Even high-visual Social Media platforms like Instagram and Pinterest have stopped being full of perfect, highly curated, professionally photographed content. This is because online users relate more to pictures that seem authentic, personal and taken in the moment without too much postproduction. However, this is no excuse to post pictures or videos out of focus, with bad lighting and a weird angle! It’s still important to capture the attention of online users with good photos and videos. There’s no need for a professional camera or a photography course, just more attention, time and care while taking the pictures and the videos. With practice, your photography skills will increase over time, making your feed increasingly more appealing.

Show how your chocolate comes to life through beautiful photos.

4. Write longer captions.

The more words you write in your caption, the more Social Media platforms will reward you for your effort. There is a specific reason behind this: the end-goal of platforms like Instagram and Facebook is for their users to stay on their apps as long as possible. Long captions make your followers stick around your post, as they have more material to read compared to just a couple of words. With longer caption, your followers will take their time to read through, therefore staying longer on the platform, and your posts will get more visibility. Of course, the content must be meaningful and engaging. Take this as a chance to explain specific topics in detail.

5. Include a link to your online store.

As explained previously, Social Media should not be taken as a “sales agent”, but more like a “PR manager” that curates the image of your brand online. However, redirecting potential customers to your online store is still important. You need to make online purchasing a smooth process for your followers and potential customers. Whenever you share a picture of your chocolate creation, remember to include a link to the specific page on your website where customers can buy that same item.

6. Ask questions.

To increase the engagement under your posts, ask a question at the end of every post. This is also a great opportunity to find out your customers’ preferences, like a free market research. You can ask really anything from “What’s your favorite cacao origin?” to “Have you tried this flavor before?” and “If we launch this product, would you buy it?”.

7. Add your location.

Whether you are travelling to countries of origin or are working in your chocolate factory, let your audience know where you are. This helps your followers remember where you are located (so they will come visit you if they are ever nearby) and makes it more fun and engaging for them to follow your chocolate adventures online.

Let your followers join your chocolate journey by always adding a location to your posts.

8. Mix your hashtags.

Especially on Instagram, hashtags are a must: they are the main tool for online users to find your posts! But it’s important to have a good mix of hashtags to put under every post. Some of them should be general (#chocolate, #pastry, #dessert, #sweet), while others should be pertinent to your niche (#beantobar, #craftchocolate, #finefood, #smallbusiness). If you only use general hashtags, your post will get lost among thousands of other posts with those same general hashtags. If you only use niche hashtags, you are limiting your potential reach. Mixing them up is the perfect strategy.

9. Double-check the info about your business.

Whenever you publish a new post on your feed, online users will likely check out your entire page. Regularly make sure that your business information is up-to-date and in line with the latest changes in your company. This includes store location, business hours and contact info. Every time that you make some major changes in your company, you need to communicate it online too.

10. Answer every comment.

Answer as many comments as you can, as fast as possible. For two main reasons: 1) Social Media platforms will always favor posts with high engagement, as this shows that online users are liking that content and more people should see it. When you receive a comment and answer right away, you now have 2 comments under your post. If you receive a second comment and answer again, now you have 4 comments. The more the comments, the higher the engagement and the more the Social Media platform will value your post and will show it around for longer. 2) Answering comments will help you create a real community around your posts, connect to your followers and potential clients, and show that you care about their opinions and points of view.

 

Social Media is not a sprint race, but rather a marathon. The results add up post after post, meaningful caption after meaning caption, beautiful picture after beautiful picture. Some posts will surprise you with incredible results, while others will disappoint you and make you want to stop putting so much effort into your Social Media game. Don’t give up! Have patience and trust the process. It might be hard in the beginning to get the online attention your brand deserves, especially if you’ve just started to take your Social Media accounts seriously. But if you stick to it, the compound effect will reward you big times when you least expect it.

 

A autora

Sharon Terenzi acompanha de perto os acontecimentos no mercado dos chocolates há anos e compartilha seus conhecimentos desta área e também de marketing e mídias sociais em seu site, o thechocolatejournalist.com e nas suas mídias sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook). Ela também é membro do FCIA (Fine Chocolate Industry Association). Saiba mais sobre ela aqui.

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