Ou melhor, como se conectar com seu potencial cliente !

Já presenciei várias vezes chocolate makers ou donos de marcas bean to bar reclamando das grandes indústrias e de influenciadores que promovem aqueles produtos. Então esse post foi escrito pensando nesse “sofrimento” deles, para mostrar que tudo na vida tem 2 lados.

O movimento bean to bar ainda é minúsculo, comparado com a grande indústria, mas ela está aí há mais de um século e o bean to bar, no mundo, tem 25 anos (no Brasil, mais ou menos 6 anos). Consumidores em geral não tem ideia do que é bean to bar e a gente tem que fazer um trabalho de formiguinha para mostrar essa revolução. Acontece que temos 2 grandes sortes, pelo momento em que vivemos:

  • Nunca foi tão barato anunciar. Antigamente era preciso publicar anúncio em revistas, panfletos, etc, custava uma grana. Agora, redes sociais são de graça. E até posts patrocinados podem ser bem baratinhos (que só valem a pena se bem feitos e bem direcionados)
  • Agora também existem os influenciadores digitais, que são como a antiga propaganda boca a boca, mas na versão turbinada. É legal se sua marca chegar na mão de um dos grandes e ele gostar. Os gigantes precisam deles mais do que você.

Por que as grandes marcas precisam de influenciadores ?

Para chegar mais perto dos consumidores. Hoje em dia, ninguém tem mais acesso aos consumidores do que os influenciadores digitais (instagramers, youtubers, tiktokers, blogueiros, produtores de conteúdo etc) , pois o trabalho deles é exatamente aproximar marcas de seus potenciais clientes, dar um toque humano a elas. Mas pensa bem, influenciadores podem falar bem e falar mal. Podem levantar ou derrubar um produto. Ao mesmo tempo que são, teoricamente, contratáveis e aliados, são também intermediários, alguém entre a marca e o consumidor. De novo, os gigantes precisam deles mais do que você.

E aí é que vem o importante:

Quais as diferenças entre o chocolate industrializado e o bean to bar artesanal ?

Em termos bem reduzidos, já que esse post é dirigido a quem já entende de bean to bar (se não for seu caso, leia este post e este post), as diferenças são :

  • O chocolate bean to bar é feito desde o cacau até a barra do chocolate pela mesma empresa, em instalação própria e sem terceirizar etapas. O industrializado começa em uma empresa e termina em outra, podendo haver mais de uma intermediária.
  • O chocolate bean to bar é feito artesanalmente, geralmente por poucos chocolate makers, e na maioria das vezes um deles é o dono, ou seja, a marca tem uma pessoa que a representa, tem uma “cara” e um nome. O industrializado é sempre feito por uma grande empresa, que tem executivos, acionistas e colaboradores, sendo que alguns desses fazem os chocolates. Quem é a cara da Nestlé? E da Lindt ? E da Hershey ?
  • O chocolate bean to bar é feito com cacau fino e poucos outros ingredientes, todos naturais. O industrializado usa cacau que nem eles sabem de onde vem porque compram já o liquor de cacau processado e pronto. E para baratear e facilitar processos e armazenamento, usam ingredientes artificiais.

O conceito bean to bar abrange mais detalhes que isso, mas para fins desse mostrar como chamar atenção do seu potencial cliente em poucos passos, vou parar as diferenças por aqui, que já é suficiente.

Como as marcas bean to bar podem se destacar ?

O bean to bar tem a faca e o queijo na mão, só falta cortar !

Redes sociais, WhatsApp e pandemia (que forçou a abertura de lojas online para a maioria das empresas) fizeram os consumidores ficarem ainda mais próximos às marcas de chocolate. Isso só facilitou uma comportamento natural do ser humano: gente gosta de falar com gente !

Até que a gente gosta que alguns processos automáticos facilitem e agilizem as nossas vidas, mas em geral, o que conecta mesmo uma pessoa a uma marca é o olho no olho, a história, a autenticidade, a conversa e o contato.

3 coisas que sua marca bean to bar pode mostrar e que a grande indústria não consegue

Mostre a sua cara e seu nome

    • No site, na famosa página “Quem somos”, mostre mesmo quem são vocês. Nomes, fotos e/ou vídeos ! Quem é o dono e porque criou a empresa, quem é o chocolate maker e onde aprendeu a fazer chocolate, mostre fotos e conte um pouco de cada um (acho legal incluir curiosidades, como hobbies, pets, comidas e chocolates preferidos, etc). Pode até mostrar o resto da equipe, se achar interessante.
    • Nas redes sociais, apareça ! Pode ser em foto, em vídeo, em lives, como se sentir mais à vontade. Olhe para a câmera ! Lembra do olho no olho ? É isso. Não precisa ser em todos os posts, nem todo dia, mas de forma que não fique impossível de te achar no feed.

*Eu não faço chocolate, então mostro na foto o que fiz, mas você entendeu o recado.


Mostre onde e como o chocolate é feito.

    • Mesma coisa, mostre no site e nas redes sociais.
    • Não precisa mostrar tudo tudo, apenas o que você achar que pode interessar ao seu potencial cliente, lembrando que a maioria das pessoas nem sabe como cacau vira chocolate. Por exemplo, mostre onde o cacau é torrado e moído, mostre a temperagem e a hora de desenformar as barras. Mostre as inclusões e como entram na formulação, etc. Conte o que te inspirou a fazer cada barra.
    • Responda perguntas que te fizerem e aproveite para postá-las também, junto das respostas, pois elas podem ser dúvidas de outras pessoas.


Mostre de onde vem seu cacau

    • Chegaram as sacas ? mostre nas redes sociais. Cacau fino ? mostre ! e se tiver foto ou amostra de cacau bulk, mostre a comparação. Mostre a marca do cacau, fale do produtor ou da fazenda.
    • Se você conhece o produtor pessoalmente, que tal fazer uma foto junto e postar ? Se conhece a fazenda, conte também, mostrando o processo cuidadoso de lá.


Nada disso a grande indústria consegue fazer ! Como a Garoto pode mostrar a cara ? Como a Callebaut vai mostrar onde faz o chocolate (cheio de segredos…) ? Como a Lacta vai mostrar de onde vem o cacau ? Não tem como. Oba, sorte sua !

Bom, já já vai chegar o tal metaverso e mudar tudo de novo, para grandes e pequenos, mas isso ainda vai demorar e lá nunca vai dar para sentir cheiro e sabor de chocolate! Então aproveita que as diferenças entre os gigantes e os artesanais ainda são enormes e apareça ! Converse e engaje com amantes de chocolates, conte o o que o bean to bar tem de bom e de diferente !

Faz isso e depois me conta !

Claro que tem muito mais que pode ser feito, mas acho que isso é o básico e o mais importante para o consumidor perceber a diferença entre os artesanais e industrializados e reconhecer a sua marca como um chocolate diferenciado.

Estamos juntos, por um mundo mais justo e cheios de chocolate de verdade!

 

 

 

 

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