Fundada em 1991 por Craig Sams e sua esposa Josephine Fairley, a Green & Black’s produz chocolates orgânicos. Sua barra de chocolate amargo Maya Gold, produzido com cacau de Belize e com um toque de laranja, canela, noz-moscada e uma pitada de baunilha, foi o primeiro produto ceritficado como fair trade (comércio justo) pela Fairtrade Foundation do Reino Unido no ano de 1994.

Green and Blacks - Maya Gold - Chocolatras Online

O nome Green & Black’s (verde e preto) veio da ideia de representar seus princípios orgânicos rigorosos (pelo verde) e a intensidade do chocolate (pelo preto). A empresa foi vendida em 2005 para a americana Mondelez International (que tem também a Cadbury, Milka, Toblerone, Oreo, Chiclets, Halls, entre outras).

Green and Blacks tabletes.jpg

O Micah Carr-Hill é o degustador de chocolate da Green & Black’s (imagina ter um emprego destes!!!). Veja o vídeo (em inglês) onde ele ensina Martha Stewart a degustar os chocolates. O segredo é começar do chocolate mais doce para o mais amargo, colocando um pedacinho na boca com o nariz tampado e deixando derreter para sentir o sabor e a textura. Depois inspirar bem forte para incorporar o aroma e degustar por completo o chocolate.

Apesar de ser um produto britânico, eu encontrei alguns sabores em supermercados americanos de produtos orgânicos. Também é vendido na Amazon (mas não entrega no Brasil).

Green and Blacks - milk chocolate - Chocolatras Online

O chocolate ao leite e o Maya Gold que provei são muito bons. Descobri que tem uma caixinha com várias barrinhas (num total de 395g), a Green & Black’s Tasting Collection e ela já está na minha Wishlist (à venda na Amazon por U$36)!

Green and Blacks  Tasting Collection

Sites oficiais: www.greenandblacks.com e www.greenandblacks.co.uk